Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Pirâmides Financeira e o Evangelho da Prosperidade

PIRÂMIDES FINANCEIRA E O EVANGELHO DA PROSPERIDADE

Temos visto hoje em dia uma relação entre muitas igreja e o chamado esquemas em pirâmide. Um esquema em pirâmide conhecido também como pirâmide financeira, é um modelo comercial previsivelmente não-sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema, a níveis insustentáveis

O esquema de pirâmide pode ser mascarado com o nome de outros modelos comerciais que fazem vendas cruzadas tais como o marketing multinível (MMN), que são legais. A maioria dos esquemas em pirâmide tira vantagem da confusão entre negócios autênticos e golpes complicados, mas convincentes, para fazer dinheiro fácil. A ideia básica por trás do golpe é que o indivíduo faz um único pagamento, mas recebe a promessa de que, de alguma forma, irá receber benefícios exponenciais de outras pessoas como recompensa. Um exemplo comum pode ser a oferta de que, por uma comissão, a vítima poderá fazer a mesma oferta a outras pessoas. Cada venda inclui uma comissão para o vendedor original.

A falha fundamental é que não há benefício final; o dinheiro simplesmente percorre a cadeia, e somente o idealizador do golpe (ou, na melhor das hipóteses, umas poucas pessoas) ganham trapaceando os seus seguidores. As pessoas na pior situação são aquelas na base da pirâmide: aquelas que assinaram o plano, mas não são capazes de recrutar quaisquer outros seguidores. Para ser mais convincentes, a maioria dos tai golpes apresentará referências, testemunhos e informações. Em pirâmides financeiras, o investimento de adesão dos novos associados, gera renda para seus recrutadores, bem como para os que estão acima na pirâmide, até certo nível. E, o principal, para também obter lucro, o associado precisa, ele também, recrutar outras pessoas. Nesses esquemas, os associados precisam periodicamente fazer novos investimentos.
Infelizmente vemos o mesmo propósito apresentado de modo muito semelhante em muitas igrejas: Agregar mais indivíduos e produzir supostos lucros e mais lucros. Uma espécie de pirâmide financeira evangélica disfarçada de um falso evangelismo onde:

Os “Pastores e Apóstolos”  seriam os sócios, chefes mais influentes dessas redes, e que nas reuniões de divulgação divulgam fotos em cruzeiros marítimos, cidades europeias, carros importados de última geração, helicópteros e etc; os quais pregam a “mensagem” de inclusão e de “conversão” para os ouvintes. “Em sua ambição pelo dinheiro, esses falsos mestres vão explorar vocês, contando histórias inventadas... 2Pedro 2:3 NTLH”

Suas “Igrejas” são as reuniões de abertura que acontecem em algum auditório grande na cidade e os quais eles exibem as demais fotos, supostas vantagens e contagiam os ouvintes com empolgação acima do normal, e que elas lancem fora o “velho homem” que teria sido um fracasso nos negócios, ganhando “pouco” ou simplesmente não sendo “milionários”. Exemplo disso são os Congressos do sucesso, do enriquecimento, dos empresários. Culto da riqueza, da prosperidade etc.
“Pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.” 1 Timóteo 6.10”

Seus “obreiros” são as vítimas convencidas pelos tais benefícios e que de dia e noite proclamam , anunciam e convocam as pessoas para as reuniões de abertura, ou elas mesmas na maioria dos casos anunciam as supostas vantagens com seus planos variados.

Testemunho: E não poderiam faltar as “experiências maravilhosas” que cada um teve, e que sua vida era amarga, frustrante, infeliz e após conhecer a rede de relacionamento e dali em diante eram “novas criaturas”, ou sendo mais direto: felizes, satisfeitas financeiramente e socialmente tendo tudo aquilo que sonharam. “...À medida que o fim se aproxima, os homens vão se tornando egocêntricos, loucos por dinheiro, 2 Timóteo 3:2”

Apelo: Não poderia faltar à chamada para os que estão lá visitando, e se recusar o convite, ficaram de fora do modo mais fácil de alcançar a riqueza tão sonhada. “Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte. Tiago 1:14-15”

Buscar a riqueza em primeiro lugar na vida e acabar participando de golpes financeiros e ainda tentar legitimá-los a partir das Escrituras demonstra idolatria e amor ao dinheiro. Se você está preso nesse meio peço que clame ao Senhor e peça-o para ter misericórdia de você. Ganância é um pecado mortal, que leva o homem a ser escravo de desejos escabrosos.

Em Cristo, W. Ramalho.
São Paulo - SP
Textos publicados: 28 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.