Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Pensamentos sobre teologia e literatura

Esse título é inspirador e nos leva a muitos entendimentos e reflexões. Teologia e literatura são totalmente ligadas e relacionadas.

A teologia se caracteriza no esforço humano de se compreender a ação do divino, é a fé em busca de entendimento. Para isso, ela deve estar aberta a novas reflexões e experiências, fluindo de uma vivência cotidiana, sendo uma fonte de esperança aos que sofrem. Ela deve atuar de forma profética e estar presente na comunidade, em meio à alegria e ao sorriso da senhora, ao encanto da criança e ao sofrimento do oprimido. Ela nasce para responder às necessidades e demandas das vidas de Maria, José, Antonio...

A literatura por sua vez, é a arte e a mágica da palavra, nascendo dos fatos da vida comum, marcada pela imaginação, pelo mistério e pela beleza. A literatura consola, denuncia, liberta e faz o leitor voar na magia da existência. E tratando de temas corriqueiros, ela inevitavelmente constrói teologia e fala sobre o divino.

O que existiria de comum entre essas duas áreas do conhecimento? Elas são profundamente interligadas. A teologia é uma poesia rezada e a literatura um lugar de construção do pensamento teológico. Poderíamos citar como exemplo disso, Murilo Mendes, um poeta mineiro que em sua obra "incorpora" o eterno e o revela para os seus leitores, e também, Rubem Alves, que faz a teologia embebida em poesia.

Ambas, teologia e literatura, são proféticas e fontes de esperança. Elas são profundamente antropológicas e nascem da mesma matriz: a vivência diária. Elas são tentativas e esforços dos homens e das mulheres para se entender e representar a realidade. Nesse caso, o ser incondicionado, o ser divino.

Por último, esse encontro e "namoro" entre essas áreas do saber-sabor gera mudanças nos dois lados do binômio, pois não há dialogo sem partilha e comunhão. A literatura ajuda a reflexão teológica a se libertar da caixinha em que ela própria se permitiu inserir (caixa chamada igreja, ortodoxia convencionalizada ou algum manual de bons costumes denominacionais). Enquanto a teologia ajuda a literatura a reconhecer o divino como um tema presente e necessário no contexto que ela procura representar.

Com essas semelhanças e encontros, possamos ser teo-poetas marcados pela beleza e mágica da vida, com pensamentos que respondam aos anseios da realidade em que estamos inseridos.
São Bernardo Do Campo - SP
Textos publicados: 2 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.