Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Pedras no meio do caminho

No meio do caminho havia uma pedra, havia uma pedra no meio do caminho, já dizia o grande ícone da literatura brasileira Carlos Drummond de Andrade. Assim como em nossas vidas, na vida e ministério de Jesus também apareceram várias pedras. Nas ruas estreitas e empoeiradas da Galileia sempre aparecia uma pedra no enredo onde Jesus era sempre o personagem principal.

Numa das passagens mais conhecidas e célebres do Novo Testamento, alguns homens colocaram Jesus à prova quando trouxeram-lhe uma mulher supostamente pega em adultério. Segundo a lei de Moisés, diziam eles, ela deveria ser apedrejada, afinal, a religião e cultura judaicas eram tão santas e puras que todo e qualquer pecado deveria ser extirpado. As pedras estavam ali diante de todos para serem usadas, porém, foram testemunhas de um dos atos mais sábios e profundos do Filho de Deus. Dando um novo significado à Lei, Jesus mostra a todos que nosso pecado não é menor que o daquela mulher cujo ofício era alimentado e mantido pelos adúlteros daquela sociedade corrupta cujos membros foram chamados de “sepulcro caiado”.

Em outro momento, Pedro, o pescador de peixes que viraria pescador de homens, é comparado a “pequenas pedrinhas”, tal a sua pequenez diante da grande pedra Angular cujos construtores rejeitaram (I Pe 2:7). A rocha sobre a qual todos devem construir suas casas afim de que as tempestades da vida não a ponham a baixo e a destruam. O mestre galileu profetiza na ocasião que Ele sim, era a pedra sobre a qual construiria sua igreja e por isso, “as portas do inferno jamais prevaleceriam sobre ela” (Mt 16).

No Evangelho relatado pelo médico amado Lucas, assim chamado por Paulo (Cl 4.14), o Diabo também usa a figura da pedra para tentar o mestre Jesus e fazê-lo, quem sabe, desistir de sua missão que o Pai tinha lhe confiado. Aproximando-se, faz a seguinte proposta: "Se és o Filho de Deus, manda esta pedra transformar-se em pão".
Lc 4:3. Jesus não somente desconsidera as palavras do anjo da morte, como usa a própria Palavra de Deus para afunjentá-lo.

Quando Marta, irmã de Lázaro, diz ao mestre que seu irmão havia partido, Ele vai ao encontro do grande amigo e diante da pedra que guardava seu túmulo e o isolava do mundo dos vivos, dá a ordem para que ela seja removida. E a uma ordem sua, Lázaro sai do sepulcro e volta a ser alma vivente.

No final de sua missão corpórea na Terra, uma outra pedra, uma grande pedra, apareceu no seu caminho e seria um obstáculo para que Ele não saísse do túmulo. Mas esta última pedra não foi capaz de evitar que o Filho do Homem viesse de volta à terra, vencendo o último inimigo e cumprindo suas próprias palavras de que “destruiria o templo e o construiria em três dias” (Mr 14:57). Quando todos foram ver de perto o que havia acontecido, a grande pedra tinha sido removida obedecendo, certamente, à ordem daquele cujas ordens “até os ventos e as tempestades obedecem” (Mr 4:41). Nenhuma pedra poderia impedir que o Verbo de Deus quebrasse as correntes da morte e andasse novamente pelas vielas e ruas da Galiléia, agora totalmente vitorioso.

Sim, muitas pedras no meio do caminho. Pedras que nos ensinam, nos exortam, nos fortalecem. Pedras que nos transportam à vitória daquele “cujo nome está acima de todo nome” (Fl 2:5).
Brasília - DF
Textos publicados: 80 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.