Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Palavras de vida eterna...

... Um discurso Impopular

João 6.56-69

Umas das formas de se comunicar publicamente uma opinião ou um conjunto de ideias é o discurso. Contudo, nem todos os discursos são bem recebidos publicamente. Spurgeon, chamado de “O Príncipe dos Pregadores” conta em seu livro "Lições aos Meus Alunos", uma séria de experiências dramáticas onde ele mesmo foi atingido por baldes d’água, frutas e objetos mortíferos durante várias de suas pregações.

É óbvio, porém que, a maioria dos pregadores quer que suas pregações sejam bem recebidas pelos seus ouvintes. Então o que é necessário para que um discurso seja aprovado pelos ouvintes em nossos dias? 1) O comunicador precisa ganhar a simpatia do povo; 2) Tem que haver interesse no assunto por parte dos ouvintes; 3) A boa comunicação é imprescindível; e, principalmente, nos nossos dias, objetividade!

Contudo, o maior comunicador de todos os tempos teve seu discurso rejeitado pelos seus ouvintes: Jesus. Mesmo sendo Jesus o maior comunicador de todos os tempos, pois falava claramente ou por parábolas a todos os tipos de pessoas, seu discurso foi rejeitado como se vê no texto lido. Se um pregador depende de simpatia por parte do povo para que seu discurso seja apreciado, Jesus já começou seu discurso em desvantagem, pois ele pregou em uma Sinagoga em Cafarnaum, onde havia Fariseus e escribas que, desde seu primeiro discurso, quiseram matá-lo, conforme declara Lucas 4:28-29: Todos na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. 29 E, levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até ao cimo do monte sobre o qual estava edificada, para, de lá, o precipitarem abaixo. Se o segundo quesito para que um discurso seja aceito é o interesse no assunto por parte dos ouvintes, Jesus também não correspondeu às expectativas, porque a multidão que o seguia não estava interessada no Pão do Céu, mas sim, nos seus milagres terrenos, como diz João 6:58-60: Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente. 59 Estas coisas disse Jesus, quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum. 60 Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? Muito embora Jesus tenha ensinado sobre a vida eterna, seu discurso não foi popular. Ainda hoje, as palavras de Jesus continuam impopulares e rejeitadas por muitos. Meditemos então sobre as...

Palavras de Vida Eterna: Um Discurso Impopular

A verdade é que:

1. As Palavras de Vida Eterna são Insuportáveis para a Maioria das Pessoas, Mas também são Espírito e Vida para os que Crêem.

João 6:60: Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? Quando os discípulos disseram: “Duro é este discurso; quem o pode ouvir”, eles na verdade queriam dizer: “Este discurso é insuportável”, pois a expressão traduzida por “duro” é “sklerós", que pode significar algo exigente, violento, difícil, árduo de se aceitar. A pregação de Jesus nunca foi aceita pela maioria das pessoas, porque expressava verdades que não as interessavam. Jesus mesmo declarou isto em João 6:63-66: O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. 64 Contudo, há descrentes entre vós. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem o havia de trair. 65 E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido. 66 À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. Esta é uma verdade tão latente que o próprio Apóstolo Paulo teve seu discurso rejeitado pela maioria em Atenas, quando falava sobre a ressurreição de Cristo: Atos 17:30-32: Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; 31 porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos. 32 Quando ouviram falar de ressurreição de mortos, uns escarneceram, e outros disseram: A respeito disso te ouviremos noutra ocasião. Em nossos dias não é diferente, as pessoas não estão interessadas em ouvir sobre Cristo, sua vida, sua morte, ressurreição, e a sua pregação de vida eterna. A pregação da moda tem que falar sobre prosperidade, batalha espiritual, e milagres para ser aceita. Passaram-se dois mil e nove anos e a pregação de Jesus ainda continua insuportável para a maioria das pessoas. Contudo, elas são “espírito e vida” para aqueles que crêem nelas. (v.63).

Em segundo lugar,

2. As Palavras de Vida Eterna Escandalizam a Maioria das Pessoas, Mas são a Salvação daqueles que crêem.

João 6:61: Mas Jesus, sabendo por si mesmo que eles murmuravam a respeito de suas palavras, interpelou-os: Isto vos escandaliza? A palavra Escandalizar significa “fazer tropeçar” ou “fazer desviar”. Segundo o próprio Jesus, quem se escandaliza é porque não possui raízes espirituais suficientes, não possui maturidade, como na “Parábola do Semeador”: Mateus 13:20-21 O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; 21 mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. Em Mateus 15:7-14, vemos também que o discurso de Jesus escandalizou os Fariseus: 7 Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: 8 Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. 10 E, tendo convocado a multidão, lhes disse: Ouvi e entendei: 11 não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem. 12 Então, aproximando-se dele os discípulos, disseram: Sabes que os fariseus, ouvindo a tua palavra, se escandalizaram? 13 Ele, porém, respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. 14 Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco. No Monte das Oliveiras Jesus anunciou que sua prisão seria um “escândalo” para seus discípulos: Mateus 26:31-34 Então, Jesus lhes disse: Esta noite, todos vós vos escandalizareis comigo; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas. 32 Mas, depois da minha ressurreição, irei adiante de vós para a Galiléia. 33 Disse-lhe Pedro: Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim. 34 Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. No primeiro discurso de Jesus em Nazaré também houve “escândalo”: Marcos 6:3 3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele. A Palavra de Deus ainda é um escândalo para a maioria das pessoas que não aceitam as verdades nela contidas. A maioria das pessoas não aceita: Que Cristo morreu por elas; que elas são pecadoras e precisam do perdão de Jesus; que elas estão perdidas e condenadas ao inferno se não tiverem um encontro verdadeiro com Cristo! Por isso, ao ouvirem um sermão como este, afastam-se da Igreja, e não querem saber de Deus. As pessoas querem ouvir a “verdade” que os interessa; mas não querem ouvir a “verdade” que os confronta, para uma mudança radical de vida! Contudo, as palavras de vida eterna são “escândalo” para os que perecem; mas também são salvação para aqueles que Crêem.

Por isto Pedro declarou: “ Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus.” Se as palavras de vida eterna são rejeitadas pela maioria das pessoas, elas encontram guarida em alguns corações fiéis. Das multidões que ouviam os discursos de Jesus, podemos dizer que apenas doze discípulos (incluindo José da Arimatéia) e algumas mulheres creram em suas palavras. (João 19.38 e 20.1-25). Contudo, estes poucos discípulos também fizeram outros discípulos, e espalharam o Evangelho pelos quatro cantos da terra, e o nome do Senhor Jesus foi glorificado. No discurso de Paulo em Atenas, muitas pessoas se afastaram, mas algumas pessoas o seguiram: Atos 17:34: Houve, porém, alguns homens que se agregaram a ele e creram; entre eles estava Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e, com eles, outros mais. A minha esperança é que existam verdadeiros discípulos de Cristo, que não rejeitam as palavras de vida eterna, mas que a recebem de todo o coração.

Quando pregarmos a Palavra de Deus, saibamos destas verdades: As palavras de vida eterna são insuportáveis para a maioria das pessoas; as palavras de vida eterna escandalizam a muitas pessoas; contudo, as palavras de vida eterna sempre encontrarão lugar em corações sinceros, escolhidos por Deus! Você crê nestas Palavras?

(Igreja Presbiteriana do Brasil em Iguabinha-RJ)
Cabo Frio - RJ
Textos publicados: 4 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.