Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Os mistérios vão se revelando!

Quando praticamos malfeitos sempre pensamos "ninguém vai saber", "ninguém vai ver", pois achamos que estamos bem protegidos fazendo as coisas secretamente.

Ledo engano, pois neste mundo globalizado, tecnologicamente avançado, tudo está à mostra; dizem que cada vez que saímos de casa somos filmados pelo menos por 9 vezes, há câmeras por todos os lados, às vezes com uma plaquinha "sorria você está sendo filmado"; e, quando não há câmeras, há olhos atentos de pessoas que nos conhecem. Cuidado!

A Palavra de Deus deixa isso claro: "Nada há oculto, que não haja de manifestar-se, nem escondido, que não venha a ser conhecido e revelado" (Lucas 8:17); Lucas ainda reafirma isso: "Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido" (12:2).

Diz ainda a Palavra de Deus: "Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus" (1 Coríntios 4:5).

Muito mais arriscado, me parece, que tudo seja revelado quando o Senhor vier, quando trará à plena luz as coisas escondidas, do que ser descoberto pelas câmeras espalhadas em todos os lugares, cantos e ambientes; no texto da carta aos coríntios, acima transcrito, há ainda uma reorientação:

"Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel" (4.2).

Temos, sim, que temer o juízo dos homens, que pode destruir uma vida, uma família, uma pessoa bem sucedida; temos, muito mais, que temer o juízo de Deus que fará justiça com cada um e com todos, e os malfeitos não têm a simpatia de Deus, entristecem-no o coração.

Estamos vivendo dias em que os malfeitos estão vindo a público a cada momento; diariamente há alguém detido, há alguém sendo humilhado por ser mostrado "algemado" pela mídia; as vaidades, embora haja a ação de "cobrir o rosto", são jogadas no lixo da história, o orgulho é ferido pela coerção da Justiça.

Assim, o melhor é agir corretamente, à luz dos olhos alheios, não pela fatal descoberta, mas pelo fato de que a sinceridade, a verdade, a vida pura, as ações orientadas pela Palavra de Deus não são puníveis nem pela sociedade, nem por Ele, o nosso Deus que vê tudo [Ele é onisciente].

Há, todavia, algo muito bom que o Senhor Jesus recomendou, por achar ser melhor, que podemos fazer em secreto, em nosso quarto [no recôndito do coração], que é orar, que é falar com Deus e ouvi-lo, e só conseguimos ouvir a sua voz no silêncio da oração.

O Senhor Jesus orientou: "E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos da praça, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará" (Mateus 6: 5-6).

Será que a Palavra de Deus está sendo incoerente quando diz: "Orai sem cessar" (I Tessalonicenses 5. 17)? E eu quando digo que devemos orar em quaisquer lugares: caminhando, sentados em uma praça, trabalhando, na condução etc?

Não, não há paradoxo aqui, pois quando oramos sempre, sem cessar, em qualquer lugar, estamos dando atenção à orientação do Senhor Jesus de orar em secreto, no recôndito do coração, independente do local e da hora.

E o Senhor Jesus confirma isso em uma conversa com a mulher do poço, em Samaria; disse a mulher samaritana:

"Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve orar. Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores" (João 4. 20-23).

Em espírito e em verdade, esta é a oração em secreto, no nosso quarto [coração] onde quer que estejamos e seja o que for que estejamos fazendo; o que é necessário é a comunhão com Deus, sem nos desobrigar de congregar com outras pessoas que, também, seguem o Senhor Jesus; e Ele prometeu:

"Porque onde estiverem dois ou três, reunidos em meu nome, ali estou no meio deles" (Mateus 18. 20).

Pense nisto!
São Paulo - SP
Textos publicados: 829 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.