Palavra do leitor
- 25 de maio de 2015
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Os Congregacionais no Brasil (1855 - 2015): 160 Anos de História e Bênçãos.
I – Definição:
“O regime de governo eclesiástico conhecido como Congregacional é um sistema onde cada congregação local é autônoma e independente”
II- Antecedentes Históricos:
A Fundamentação Bíblica da Forma de Governo:
a) A Escolha dos diáconos ficou sob a responsabilidade da igreja e não dos apóstolos: “Mas, irmãos, escolhei, dentre vós (At 6.3);
b) A decisão conciliar de Jerusalém obtém apoio da igreja: “Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja” (At 15.22);
c) A Disciplina Eclesiástica ensinada por Jesus Cristo considera o parecer da igreja: “E se ele não os atender, dize-o à igreja, e se recusar também ouvir à igreja, considera-o como gentio e publicano” (Mt 18.17);
d) A Disciplina Eclesiástica ensinada por Paulo considera o parecer da igreja: “Em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus de Jesus nosso Senhor, entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor” (1 Co 5.4 e 5);
III - O Congregacionalismo na Inglaterra:
a) O Movimento Puritano- Movimento de Reforma que tentou purificar a Igreja Anglicana (1534) dos “trapos do papismo”. Grupos de pastores defendiam a autonomia das congregações (congregacionais ou independentes).
b) Em 1561 uma Declaração de Fé exortando à igreja de Jesus Cristo a uma forma congregacional de comunidade de fé;
c) Em 1567 e 1568 comunidades com tais manifestações surgiram;
d) Richard Fityz é considerado como o mais antigo pastor de uma igreja congregacional (1570);
e) Robert Browne é considerado o primeiro teórico do congregacionalismo. Fugiu para Holanda por causa da perseguição religiosa e ao lado de Robert Harrison, fundou comunidades independentes. Tais igrejas ficaram conhecidas como brownistas. Morreu em 1633 ligada a Igreja Anglicana.
f) Em 1606 John Smith abandona o pedobatismo e batizando a si próprio e alguns amigos começa, na Holanda, a linhagem histórica dos batistas.
g) Em 1616 é fundada em Londres uma Capela Congregacional tendo com seu pastor Henri Jacob. Esta foi a primeira igreja congregacional da Inglaterra que mantém suas portas abertas.
h) Em 1620 – Um Grupo imigrou para O Novo Continente (EUA), fundando a primeira comunidade congregacional na América.
i) Apesar do congregacionalismo institucionalizado ter sua origem na Inglaterra e exercer importante influência nos Estados Unidos da América, não há relação Denominacional com o congregacionalismo brasileiro, pois este se deve muito mais a um modelo de governo implantado nas Igrejas Kalleyanas do que a qualquer outra relação. O próprio do Dr. Kalley não empregará o termo “congregacional”. As igrejas fundadas por ele receberiam apenas o nome de “Evangélicas” (exemplos da Igreja Evangélica Fluminense e da Igreja Evangélica Pernambucana).
IV – Dr. Robert Kalley e o Congregacionalismo Brasileiro:
a) Robert Reid Kalley nasceu em Monte Floridan (Escócia) em 08 de setembro de 1809 (filhos de Robert Kalley e Jane Raid Kalley);
b) De família presbiteriana, foi batizado com apenas 38 dias de nascido;
c) Perdeu seu pai com 10 meses de vida e sua mãe com 6 anos;
d) Na adolescência e juventude torna-se ateu;
e) Aluno brilhante, com 16 anos de idade ingressou na Universidade de Medicina e Cirurgia de Glasgow;
f) Aos 18 anos já tornara-se farmacêutico;
g) Em 1829, aos 20 anos de idade, diplomou-se em Farmácia e Cirurgia na Faculdade de Medicina e Cirurgia de Glasgow (Escócia);
h) Em 1835 – A experiência com uma anciã enferma, porém piedosa abala seu ateísmo;
i) Em 1836- Deseja ser missionário, mas foi rejeitado pela Junta de Missões;
j) Em 1838 casou-se com Margareth Crawford;
k) Em 1838 torna-se doutor em Medicina (aos 29 anos de idade);
l) Em 27 de setembro de 1838 partiu com a esposa para a Ilha da Madeira (tratamento de saúde);
m) Foi ordenado ministro do Evangelho em 1839; fundou escolas bíblicas e nas consultas orava pelos atendimentos e colocava textos bíblicos nas receitas médicas;
n) Promoveu uma obra filantrópica, educacional, médico, hospitalar e farmacêutica;
o) Perseguição em 1841 – Iniciada por empregadores e médicos, despertando a atenção da Igreja Católica;
p) Prisão em 1843-1844 e Expulsão em 1846;
q) Em 1850 morre sua esposa em Beirute (Líbano);
r) Em 1852 conhece Sarah Poulton em Beirute e se casam;
s) Em 1853 muda-se para os EUA e pastoreia uma igreja presbiteriana de língua portuguesa;
t) Durante os anos de 1853-1854 tem acesso ao livro de Daniel Kidder e toma conhecimento, então do Brasil (pág 102.).
u) Chegam ao Brasil (Rio de Janeiro) em 10 de Maio de 1855;
v) Mudam para Petrópolis em 07 de junho de 1855.
x) Ministram a primeira aula em 19 de agosto de 1855. Marco do início da Escola Dominical no Brasil;
z) Batizam o primeiro brasileiro, Pedro Nolasco de Andrade, em 11 de julho de 1858. Fundação da Igreja Evangélica Fluminense (considerada a primeira igreja evangélica brasileira e núcleo das Igrejas Evangélicas Congregacionais em nosso país). Inicio do congregacionalismo pátrio.
“O regime de governo eclesiástico conhecido como Congregacional é um sistema onde cada congregação local é autônoma e independente”
II- Antecedentes Históricos:
A Fundamentação Bíblica da Forma de Governo:
a) A Escolha dos diáconos ficou sob a responsabilidade da igreja e não dos apóstolos: “Mas, irmãos, escolhei, dentre vós (At 6.3);
b) A decisão conciliar de Jerusalém obtém apoio da igreja: “Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja” (At 15.22);
c) A Disciplina Eclesiástica ensinada por Jesus Cristo considera o parecer da igreja: “E se ele não os atender, dize-o à igreja, e se recusar também ouvir à igreja, considera-o como gentio e publicano” (Mt 18.17);
d) A Disciplina Eclesiástica ensinada por Paulo considera o parecer da igreja: “Em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus de Jesus nosso Senhor, entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor” (1 Co 5.4 e 5);
III - O Congregacionalismo na Inglaterra:
a) O Movimento Puritano- Movimento de Reforma que tentou purificar a Igreja Anglicana (1534) dos “trapos do papismo”. Grupos de pastores defendiam a autonomia das congregações (congregacionais ou independentes).
b) Em 1561 uma Declaração de Fé exortando à igreja de Jesus Cristo a uma forma congregacional de comunidade de fé;
c) Em 1567 e 1568 comunidades com tais manifestações surgiram;
d) Richard Fityz é considerado como o mais antigo pastor de uma igreja congregacional (1570);
e) Robert Browne é considerado o primeiro teórico do congregacionalismo. Fugiu para Holanda por causa da perseguição religiosa e ao lado de Robert Harrison, fundou comunidades independentes. Tais igrejas ficaram conhecidas como brownistas. Morreu em 1633 ligada a Igreja Anglicana.
f) Em 1606 John Smith abandona o pedobatismo e batizando a si próprio e alguns amigos começa, na Holanda, a linhagem histórica dos batistas.
g) Em 1616 é fundada em Londres uma Capela Congregacional tendo com seu pastor Henri Jacob. Esta foi a primeira igreja congregacional da Inglaterra que mantém suas portas abertas.
h) Em 1620 – Um Grupo imigrou para O Novo Continente (EUA), fundando a primeira comunidade congregacional na América.
i) Apesar do congregacionalismo institucionalizado ter sua origem na Inglaterra e exercer importante influência nos Estados Unidos da América, não há relação Denominacional com o congregacionalismo brasileiro, pois este se deve muito mais a um modelo de governo implantado nas Igrejas Kalleyanas do que a qualquer outra relação. O próprio do Dr. Kalley não empregará o termo “congregacional”. As igrejas fundadas por ele receberiam apenas o nome de “Evangélicas” (exemplos da Igreja Evangélica Fluminense e da Igreja Evangélica Pernambucana).
IV – Dr. Robert Kalley e o Congregacionalismo Brasileiro:
a) Robert Reid Kalley nasceu em Monte Floridan (Escócia) em 08 de setembro de 1809 (filhos de Robert Kalley e Jane Raid Kalley);
b) De família presbiteriana, foi batizado com apenas 38 dias de nascido;
c) Perdeu seu pai com 10 meses de vida e sua mãe com 6 anos;
d) Na adolescência e juventude torna-se ateu;
e) Aluno brilhante, com 16 anos de idade ingressou na Universidade de Medicina e Cirurgia de Glasgow;
f) Aos 18 anos já tornara-se farmacêutico;
g) Em 1829, aos 20 anos de idade, diplomou-se em Farmácia e Cirurgia na Faculdade de Medicina e Cirurgia de Glasgow (Escócia);
h) Em 1835 – A experiência com uma anciã enferma, porém piedosa abala seu ateísmo;
i) Em 1836- Deseja ser missionário, mas foi rejeitado pela Junta de Missões;
j) Em 1838 casou-se com Margareth Crawford;
k) Em 1838 torna-se doutor em Medicina (aos 29 anos de idade);
l) Em 27 de setembro de 1838 partiu com a esposa para a Ilha da Madeira (tratamento de saúde);
m) Foi ordenado ministro do Evangelho em 1839; fundou escolas bíblicas e nas consultas orava pelos atendimentos e colocava textos bíblicos nas receitas médicas;
n) Promoveu uma obra filantrópica, educacional, médico, hospitalar e farmacêutica;
o) Perseguição em 1841 – Iniciada por empregadores e médicos, despertando a atenção da Igreja Católica;
p) Prisão em 1843-1844 e Expulsão em 1846;
q) Em 1850 morre sua esposa em Beirute (Líbano);
r) Em 1852 conhece Sarah Poulton em Beirute e se casam;
s) Em 1853 muda-se para os EUA e pastoreia uma igreja presbiteriana de língua portuguesa;
t) Durante os anos de 1853-1854 tem acesso ao livro de Daniel Kidder e toma conhecimento, então do Brasil (pág 102.).
u) Chegam ao Brasil (Rio de Janeiro) em 10 de Maio de 1855;
v) Mudam para Petrópolis em 07 de junho de 1855.
x) Ministram a primeira aula em 19 de agosto de 1855. Marco do início da Escola Dominical no Brasil;
z) Batizam o primeiro brasileiro, Pedro Nolasco de Andrade, em 11 de julho de 1858. Fundação da Igreja Evangélica Fluminense (considerada a primeira igreja evangélica brasileira e núcleo das Igrejas Evangélicas Congregacionais em nosso país). Inicio do congregacionalismo pátrio.
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