Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Os benefícios da justiça de Cristo

É muito comum diante das crises que nos assaltam ou, mesmo, do pecado que "tenazmente nos assedia" ficarmos desanimados, ora achando que Deus nos abandonou, estamos à mercê das circunstâncias deste mundo, especialmente de seus infortúnios; ora achando que cometemos o "pecado imperdoável" por assim dizer, e assim nos vemos distantes do Senhor por conta de nossos pecados, como se Deus nos tratasse com base neles.

Para ambas as situações, seja de problemas ou de pecado, a justiça com a qual fomos revestidos em Cristo é a solução ideal, pois estabelece que Deus mesmo providenciou algo que torna certo o cuidado especial de Deus para conosco em tempos de crises e a sua graça sem medida com respeito ao pecado.

Calvino afirma que "sendo nós impuros, ele á nossa pureza; sendo nós fracos e destituídos de forças e da necessária armadura para resistir ao diabo, o poder que a ele foi dado no céu e na terra para destruir o inimigo e arrombar as portas do inferno é nosso; tendo ainda um corpo mortal, ele é vida para nós."

O que o reformador explica em termos bem mais apropriados dos que os que podemos utilizar é aquilo que Deus nos deu ao nos conceder a justiça e a retidão de Cristo. Tendo nos escolhido "nEle" antes da fundação do mundo, como o apóstolo assevera, Deus mesmo providenciou para que os nossos pecados fossem colocados sobre Jesus na maldita cruz e a sua justiça posta sobre nós.

Isto significa que em tempos de crise podemos continuar certos de que Deus está cuidando de nós, não importam quão difíceis e desanimadoras sejam as circunstâncias; por causa da justiça de Cristo em nós, Deus está fazendo e irá fazer com que tudo coopere para o nosso bem. Isto significa que em tempos de tentações ou, mesmo, pecados não precisamos permanecer distantes do Senhor como se houvesse alguma possibilidade de sermos consumidos pela sua santa ira; se já estamos em Cristo, isto não é mais possível, pois Ele já nos livrou dela, tomando-a sobre si mesmo no calvário; nas palavras do profeta "o castigo que nos traz a paz estava sobre". Aleluia.

Por isso, mesmo quando pecarmos, o Senhor nos desafia por meio de João, o discípulo amado (e nós também somos), podemos nos aproximar de novo, pois temos um advogado, um intercessor que nos representa e nos defende diante do santo Juiz.

Um exemplo claro de como podemos usufruir deste benefício sensacional nos piores momento da vida é Davi, que um dia teve sua cidade saqueada e queimada, suas mulheres e seus filhos sequestrados; o que o levou, juntamente com seus homens, a chorarem como crianças todo um dia, situação que se complicou ainda mais para "o homem segundo o coração de Deus", pois seus "leais" homens colocaram nele a culpa pelo infortúnio e queriam apedrejá-lo; mas, de repente, e surpreendentemente, diz o texto de 1 Samuel 30, "porem Davi se reanimou no Senhor, seu Deus", certamente por saber que Deus o amava e estava cuidando dele, mesmo que aparentemente as coisas estivessem tão confusas; numa outra ocasião, mesmo tendo pecado gravemente contra o Senhor, prejudicando várias pessoas, bastou reconhecer o seu erro diante do profeta enviado por Deus, que foi imediatamente perdoado e depois pôde explicar num salmo porque foi perdoado tão "facilmente", dizendo "bem aventurado é o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade", em outras palavras, feliz é o homem que Deus não trata conforme o seu pecado.

Tudo isso porque Cristo está em nós. Onde Jesus está, a bênção graciosa do Pai também está. Não há nada mais que precisamos.
Cuiabá - MT
Textos publicados: 4 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.