Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Oração (parte III)

Se voltarmos aos tempos do Antigo Testamento, vamos encontrar uma grande quantidade de exemplos ligados à prática da oração, nas mais variadas formas e circunstâncias, como é possível “ver” nos que seguem:

Abraão - Embora possa parecer para alguns que o presente registro bíblico não trata de uma prece, simplesmente porque está focado na metodologia canônica do orar, que já vimos não é aquela correta, a “conversa” que existiu entre Deus e este homem, chamado “pai da fé”, foi uma “oração fantástica”: “Disse o Senhor: Ocultarei a Abraão o que estou para fazer?”... “Então, partiram dali aqueles homens e foram para Sodoma, porém Abraão permaneceu ainda na presença do Senhor”. “E, aproximando-se a ele, disse: Destruirás o justo como o ímpio?” “Se houver, porventura, cinqüenta justos na cidade, destruirás ainda assim e não pouparás o lugar por amor dos cinqüenta justos que nele se encontram?” “Então disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amor deles”...
“Disse ainda Abraão: Não se ire o Senhor, se falo somente mais esta vez: Se, porventura, houver ali dez? Respondeu o Senhor: Não destruirei por amor dos dez”.
“Tendo cessado de falar a Abraão, retirou-se o Senhor: e Abraão voltou para o seu lugar”. (Gn 18.22-33)

1. Observe o “interesse de Deus” em poder “dialogar” com o homem.

2. O elemento central de uma oração é o “entrar” e o “permanecer diante de Deus”, o que acontecia com Abraão.

3. A atitude de “permanecer”, envolve uma certa “teimosia santa”, onde o homem busca e busca, não porque tenha o direito de exigir de Deus, mas sim por “confiar” nele. E isso agrada ao Senhor (Hb 1.6).

4. A palavra afirma que existe um poder incrível na oração dos justos e, principalmente na intercessão de uns para com os outros, como nos mostra a ordem específica a respeito (orai uns pelos outros, Tg 5.16) e o caso de Jó, que, inclusive, “foi liberto quando orava pelos seus amigos” (Jó 42.10-17).

5. A posição de Abraão foi muito sábia, pois “puxou” a benção de Deus a partir dos fundamentos de seu agir que são, a misericórdia e a justiça (Sl 9.8; Sl 36.6; Sl 48.10; Sl 89.14; Sl 97.2; Is 30.18; Ex 34.7; Dt 5.10; Sl 103.17; Sl 118.1; Sl 119.156; Lm 3.22; 1 Pe 1.3).

6. Embora tendo a aquiescência do Senhor para seu primeiro pedido, Abraão foi “mais fundo” em suas pretensões e pediu mais, dentro, porém, de um mesmo objetivo, isso é o que se chama viver “de fé em fé” (Hb 10.38).

7. Houve um momento em que a argumentação de Abraão cessou, pois sabia que existe um limite possível para o perdão e a benevolência, não podendo ser ultrapassados (Dt 6.16; Is 7.12; Lc 4.12; At 15.10; Hb 3.9). João nos fala de oração pelo pecado, que pode, ou não “ser para a morte” (1 Jo 5.16).

8. Todo o conteúdo dessa “oração especial” mostra que Deus dá mais valor a um justo do que as falhas de muitos ímpios. Se existissem “dez” justos em uma cidade de milhares de pecadores pervertidos, assim mesmo, permaneceria o amor de Deus, que “não tem interesse na morte do ímpio” (Ez 18.23).
9. Eis, diante de nós, algo de abismar, pois tanto Abraão como o Senhor, depois de sua “conversa/oração” se retiraram de onde estavam, o que nos mostra que o lugar absoluto de Deus (num santo e sublime lugar habito, Is 57.15), como os lugares comuns do homem não são, exatamente, o lugar da oração, que é algo especial, entre a terra e o céu, onde dialogamos.

Elias - Diante do desafio dos profetas de Baal, que já tinham feito todas as suas “orações rituais”, com direito a música, dança, acrobacias e até flagelação, pronunciou uma breve petição que, no entanto, ia diretamente ao encontro da realidade da ação divina, que é a glória do seu nome e a proteção daqueles que lhe são fiéis.

...“No devido tempo, para se apresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profeta Elias e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo as tua palavra, fiz todas estas cousas”. "Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, Senhor, és Deus e que a ti fizestes retroceder o coração deles”. "Então, caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego”... (1 Rs 18.20-40).

1. A exaltação para com Deus, como vimos na “oração modelo”, é fundamental para a obtenção de resultados.

2. Agir segundo a Palavra se torna requisito indispensável no procedimento da oração, pois isso nos coloca na “sintonia correta”.

3. Não é preciso temer os desafios e procurar “abrandar as coisas”, ou “facilitar” para Deus, para ele até as “grandes ondas do mar são nada” (Sl 93.4), que tal alguns baldinhos de água?
Brasília - DF
Textos publicados: 70 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.