Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O sorriso

O sorriso pode ser aberto, enigmático, solto, leve, estridente, casual e, sobretudo, um sinal de que se está contente. Pode ser só um discreto sorriso, como pode ser um sorriso escandaloso, enganoso ou até maldoso. O sorriso é uma marca, é algo que marca e fica e com o tempo se torna um sinal na pessoa. Mas existe sorriso enganoso, maldoso e até odioso. Há muito o que escrever sobre o sorriso, a literatura está cheia de exemplos de sorrisos que foram eternizados pelos livros e pelos filmes, ou pelas novelas. Não podemos ignorar o sorriso, a sua força, o seu poder, a sua magia. O sorriso mais contagiante que existe é o sorriso da criança. Sorriso evoca esperança, muda o ambiente e faz a gente também participar porque ele é contagiante. Mas tem o "sorriso amarelo", sem graça e até sem noção, sorriso sem emoção e sem razão.

A Bíblia não fala muito em sorriso, fala mais em choro, em lamento, em sentimento e também em dor. Mas fala de alegria e o sorriso é sinal de alegria. Sorriso também é poesia, poema que contagia e altera o ambiente, pois ele vem de um coração contente. Me propus a escrever sobre esse tema sabendo de antemão que não seria fácil, mas eu gosto de desafios. Nunca fui muito de sorrir, dar risadas, gargalhadas, principalmente em público. Sempre procurei ser discreto, pouco papo, poucos e tímidos gestos, às vezes eu entrava e saía sem ser percebido. Já cheguei a ir a certos lugares e nem entrar. De longe eu já percebia que o ambiente não era aquele que eu esperava que fosse. Nunca fui de festas, coquetéis, danças, fogos, cantoria a noite toda varando a madrugada. Nunca fui de gargalhada, de piada, só se fosse bem discreta. Nada de piadas de fundo imoral, ou de duplo sentido. Sempre entendi que deve haver separação entre as pessoas, respeitar os gostos e os costumes para não magoar ninguém. Existe o sorriso sarcástico, a gargalhada sem sentido que explode aos nossos ouvidos como uma bomba de efeito retardado. O sorriso é uma benção, é uma dádiva, é uma forma de se expressar. Pensando nesse aspecto fundamental escrevi algo relacionado ao sorriso.

SORRISO
Tem sorriso de muito jeito:
Meio sorriso, sorriso inteiro,
sorriso do canto da boca,
sorriso estridente, sorriso gostoso,
sorriso escandaloso,
sorriso aberto, sorriso fechado,
sorriso perdido, sorriso encontrado,
sorriso preso, sorriso solto,
sorriso largado,
sorriso de namorado,
sorriso de amigo.
Tem sorrisos diversos,
sorrisos formando versos,
traduzinho alegria
e enfeitando a poesia.
24-01-2023.

Então vamos nos ater ao sorriso em suas diversas formas, jeitos e gostos. O mais importante, não obstante, é sorrir sem se importar se alguém irá nos julgar. Há pessoas que odeiam o sorriso, sempre julgam e consideram que é uma ironia, uma falta de educação, um mal comportamento. Há pessoas que não suportam alegria e festa e cânticos, aplausos, palmas, abraços... mas tudo isto faz parte da festa. A Bíblia diz que no céu haverá festa, na verdade a festa começou, pois há grande regozijo quando o um pecador se arrepende. E o sorriso faz parte da festa, é um componente imprescindível nesse momento de louvor e exaltação ao Senhor. Sorria meu irmão, sorria minha irmã, a alegria é uma marca do cristão, faz parte da sua vida, da sua gratidão a Deus pela salvação. Não se preocupe com os incomodados de plantão, mas sorria com o corpo, com a alma e com o coração.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.