Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O Ser de Deus e seus atributos - uma introdução a teologia sistemática

Introdução

O mundo neo-pós-moderno e uma mundo religioso é de fato um mundo onde os homens estão cada vez mais buscando o oculto, o transcendente, o inimaginável, o sobre- natural. Os homens buscam por Deus nas missas, nos cultos, nos ritos, nos ídolos, os homens buscam por Deus, mais os homens estão com seus corações vazios, suas vidas estão sendo destruídas, seus sonhos estão sendo esmagados, pelo ódio, o racismo, o preconceito e acima de tudo por uma ante- fé no único e verdadeiro Deus.

Batista Mondin em que pese seu PelágioArmenianismo, está correto quando afirma:” para o homem, Deus é tudo: sua causa primeira seu fim ultimo.” João Calvino Servo de Deus reformador da Igreja diz que:” Ora, como no homem se depara um, como que mundo de todas as misérias e desde que fomos despojados de nosso divino adereço, vergonhosa nudez põe a descoberto imensa massa de torpezas, do senso da própria infelicidade deve necessariamente
cada um ser espicaçado para que chegue pelo menos a algum conhecimento de Deus.”

Estamos começando agora algo que já estava em nosso coração, desde o seminário, e dos embates que lá tivemos com colegas que hoje seguem no pastorado, estive no campo missionário, vivi a situação em dois campos pequenos é verdade, mas não menos carentes da graça de Deus do que os grandes centros, mas era lá que ardia-me o coração, com a imensa vontade de escrevermos uma teologia sistemática não a moda dos Berkhof´s, dos grandes nomes da teologia universal.

A presente obra tem pelo menos dois objetivos: o primeiro é de ser uma teologia sistemática simples que todos entendem e gostem, o segundo: é de ser uma teologia sistemática que todos possam usar nas igrejas, em seminários e principalmente em campos missionários. Como se trata de uma sistemática, não vai o leitor encontrar aqui um ineditismo profundo e livre de influências de outras teologias, contudo devo dizer que seguindo instinto e estilos próprios, vamos abordar certos aspectos, do viver teologia em nosso tempo.

A neo-pos-modernidade período que se iniciou no Brasil com o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da silva e no mundo, com a queda do Berliner Mauer. O neo- pós-modernismo como todos os outros períodos e épocas da história da humanidade, não começa ao mesmo tempo em todos os lugares, mais foi começando aos poucos e de forma diferente em varias partes do mundo é há lugares que ainda agonizam na modernidade porque seus intelectuais e pensadores não se aperceberam que os tempos são outros.

Contudo aqui estamos falando de teologia sistemática e não de história propriamente dita, embora contenha muito da teologia sistemática, EuroAmericana pretende ser independente destas em alguns aspectos importantes,o primeiro é a fuga dos já debatidos e discutidos temas do passado, como: Salvação, Divindade e Humanidade de Cristo, etc. Vamos abordar coisas do tipo que tem feito o mundo neo-pós-moderno, parar e ficar estarrecido.

Nesta primeira parte de nossa introdução a teologia sistemática, podemos dizer que há um quê de esperar o leitor uma obra inédita e desafiadora, pois não se prende ao passado, embora recorra a ele quando necessário e não fica detida no presente mas acima de tudo tem seus olhares voltados para o futuro, para os acontecimentos, que mudarão a História Universal.

Aqui trataremos de assuntos que serão o divisor de águas, como diz o profeta Malaquias 3:18 "Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve."

Tomaremos como livro texto a Bíblia Sagrada em varias versões, contudo destacamos a Bíblia de estudos de Genebra e junto desta as confissões de Fé de Westminster e segundo, confissão helvética, bem como os dois catecismo de Westminster, contudo vamos aqui dá destaque ao nosso próprio material, aquele produzido dentro de nosso tempo e em respostas as nossas demandas, esta teologia sistemática vai abordar os seguintes assuntos: O Ser De Deus e Seus atributos, o Ser de Deus e Criação, o Ser de Deus e A Santíssima Tri -Unidade. O Ser de Deus e clonagem, O Ser de Deus e as guerras, o Ser de Deus e o aborto, O Ser de Deus e a eutanásia, O Ser de Deus e o casamento de pessoas de mesmo sexo, O Ser de Deus e o bullying, O Ser de Deus e a religiosidade no mundo em trevas.

Há uma grande necessidade de abordarmos estes assuntos dentro do que chamamos de calvinismo, deixo claro que não sou um neo-calvinista, seja lá o que isto signifique, o que estou fazendo e trazendo é a mensagem do calvinismo para os embates teológicos e sociais de nossos dias e carências, de um saber e fazer teologia, na atualidade, sem perder os valores do passado, mais sem comprometer as verdades da Bíblia no presente, por medo de encarar o futuro, de uma forma mais séria no que tange a teologia e vida Cristã prática.

Nisto concordo com Andrew Sandlin “Mas o que se passa hoje por evangelicalismo está, em muitos pontos, bem longe do evangelicalismo da Reforma, assim como está em geral longe do
ensino Bíblico em outros pontos. Quando amigos perguntam se sou evangélico, rapidamente digo “Não”. Porque freqüentemente eles identificam “evangélico” com “crer na Bíblia” e “pregar o evangelho”, tento explicar que é precisamente devido ao fato do evangelicalismo não crer corretamente na Bíblia ou pregar o evangelho fielmente, que não me considero um evangélico e não posso ser um membro de uma Igreja Evangélica (isso é grandemente verdade do fundamentalismo moderno, que é simplesmente uma versão mais restritiva e provincial do evangelicalismo). “O que talvez seja os seus três principais distintivos permanece em total contraste com a crença e prática Bíblica e reformada do Cristianismo.”

Desta forma não se trata de uma teologia evangélica, mais reformada e não se trate de uma justaposição ao evangelicalismo, de uma teologia liberal aberta aos modismo do mundo neo-pós-moderno, o que estamos fazendo aqui é uma teologia de choque e contra- cultura a esta aculturação do pós-revolução protestante de Lutero e Calvino que Lêde, Deus em Cristo nos ajude e nos inspire a dizer somente o que O glorifique e ajude o Espírito Santo a convencer os Homens do Pecado da Justiça e do juízo.

Soli Deo Gloria.
Araripina-pe - PE
Textos publicados: 100 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.