Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O segredo do Papa

A popularidade do atual papa deve-se a algumas pequenas atitudes que se espera ver em qualquer líder religioso. Lembrando que aqui vai apenas uma observação de auto-crítica e não um tratado teológico. Mentes mais brilhantes que a minha já relacionaram outros adjetivos ao líder católico. Mas o aspecto mais sublime no Papa Francisco é a naturalidade com que lida com a vulnerabilidade. Nota dez em vulnerabilidade para o papa. Logo no primeiro discurso diante do mundo todo pediu tranquilamente; "rezem por mim!". Como assim? Você é o Papa. Você é Sumo Pontífice! Todo mundo agora vai beijar suas mãos, inclusive nossa presidente que de católica não tem nada, e o senhor pede que rezemos por ti?

Enquanto isso, na terra dos tupiniquins.... só Deus pra nos dar estômago ao assistir a esmagadora maioria dos tele-evangelistas poderosos. Falam com tanta autoridade que os desavisados acreditam de verdade que esses homens não pegam sequer gripe, de tanto poder que possuem. Pelo menos esse é o discurso mentiroso do telemarketing da fé.
Enquanto isso na Bíblia vemos o Cristo, o TODO PODEROSO, o único mediador entre Deus e os homens, suando gotas de sangue diante dos inconstantes discípulos e declarando: "Minha alma está profundamente angustiada, orai e vigia." Qualquer líder mercenário teria recorrido nessa hora, as velhas técnicas de gerenciamento motivacional. Olharia para a equipe desmantelada, sem moral algum, consumida pelo esgotamento dos últimos tumultos e diria com peito estufado:

- " Vamos lá pessoal!! Não entrem em desespero porque ainda podemos negociar com esses caras. Nada de morte, nada de cruz, apenas uma breve pausa pra todo mundo esfriar a cabeça. E enquanto isso vamos passar uma temporada na Galileia, longe desses avarentos e invejosos. BELEZA?!!"

O apóstolo Paulo em quase todas as suas cartas fez menção do sofrimento de Cristo, isto é, de sua "fraqueza salvadora". Enquanto Jesus se fez homem e servo, o bicho homem quer se passar por cristo, ungido e espiritualizado dos pés a cabeça. Para o povo que tenta seguir esse tipo de liderança resta apenas a frustração e o sonho de um dia não ser tão frágil e pecador, mas chegar ao menos no dedão dos pés da onipotência dos atuais sacerdotes gospel. A vulnerabilidade é o que nos dá consciência de nossa pequenez e da grandeza da misericórdia de Deus para conosco. Sem isso, nos tornamos soltos no espaço luciferiano do auto-engano existencial.

Somos todos pecadores, eu, você o papa e inclusive o vaso de alabastro profeta do manto santo que não consegue nem ficar em pé de tanto "poder", pecador também! E há um só mediador entre Deus e os homens, Jesus o único salvador!
São Paulo - SP
Textos publicados: 29 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.