Palavra do leitor
- 03 de junho de 2014
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O profeta e o arcanjo do duplo mortal carpado
No livro de Jó; capítulo 42, versículo 7, lemos:
Depois que o Senhor disse essas palavras a Jó, disse também ao Elifaz, de Temã: "Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó.
Jó 42.7
Nisso notamos que Deus se indigna quando não falamos o que é certo a seu respeito; e neste caso acima de acordo com o parecer de Senhor, vemos que Jó falou o que é certo, mas Elifaz e seus dois amigos não o fizeram.
No capítulo 4 e 5 de Jó encontramos o primeiro discurso de Elifaz, que podemos chamar de discurso incerto a respeito de Deus; esse discurso foi pronunciado para Jó num momento de grande sofrimento.
Agora vamos analisar este discurso incerto:
Olhando de forma geral o discurso parece humanamente coerente com o restante da Bíblia; e aos olhos humanos parece ser o certo a respeito de Deus.
Em Jó 4.1-6 Elifaz descreve Jó e fala da situação atual dele, de sofrimento.
Em Jó 4.7-11 Elifaz afirma que os ímpios sofrem.
Em Jó 4.12-5.1 Elifaz fala de uma mensagem provinda de uma visão sobrenatural.
Em Jó 5.2-7 Elifaz diz que a prosperidade dos ímpios é curta.
Em Jó 5.8-27 Elifaz afirma que se aquele sofrimento fosse com ele, iria apelar para Deus, ou seja, bem devoto ele não é? E depois ele começa a exaltar Deus, e termina seu discurso com umas frases positivas; e ainda faz um apelo prático dizendo para Jó aplicar aquele discurso na vida dele.
Tudo estaria bom aos olhos humanos sobre este discurso; mas não esqueçamos que Deus disse que Elifaz não falou o que era certo a respeito dele!
Vamos então ver com um olhar mais apurado 2 pontos bem sutis neste discurso:
1-Se está sofrendo é porque pecou:
"Reflita agora: Qual foi o inocente que chegou a perecer? Onde foi que os íntegros sofreram destruição? Jó 4.7
Com estas palavras é como se Elifaz estivesse dizendo “Olha Jó; tu tá sofrendo assim porque você pecou!”.
Essa teologia falsa é chamada de causa-efeito; se alguma situação está ruim é porque mereceu. Isso deturpa o fato de Deus provar a quem ama.
Vemos Jesus contestar isso nesta situação:
Jesus respondeu: "Vocês pensam que esses galileus eram mais pecadores que todos os outros, por terem sofrido dessa maneira? Lucas 13:2
2-Acrescentar algo sobrenatural na mensagem para causar impacto místico:
"Disseram-me uma palavra em segredo, da qual os meus ouvidos captaram um murmúrio. Em meio a sonhos perturbadores da noite, quando cai sono profundo sobre os homens, temor e tremor se apoderaram de mim e fizeram estremecer todos os meus ossos. Um espírito roçou o meu rosto, e os pêlos do meu corpo se arrepiaram.
Ele parou, mas não pude identificá-lo. Um vulto se pôs diante dos meus olhos, e ouvi uma voz suave, que dizia: ‘Poderá algum mortal ser mais justo que Deus? Poderá algum homem ser mais puro que o seu Criador? Jó 4:12-17
Notaram a descrição da visão? Elifaz ouviu algo em secreto/misterioso, um murmúrio/sussurrante, Em meio a sonhos/visões noturnas, algo que causava tremor, então um espírito/algo não identificável/seria um E.T ou o geleia dos caça fantasmas?
Esse algo estranho tocou o rosto de Elifaz, segundo a narrativa de sua experiência sobrenatural, Uma voz suave tinha falado com ele. Vemos Jesus nos alertar nesta situação:
Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos. Mateus 24.24
A maioria das seitas surgiu com relato de alguém conversando com um anjo, envolvendo alguma mensagem sobrenatural ou um relato de milagre. Porém quando Jesus fazia o sobrenatural nos Evangelhos, muitas vezes advertia severamente para que não contassem a ninguém, Jesus não gostava de holofotes.
Analisar o discurso de Elifaz nos ajuda a entender como as sutilidades são induzidas numa mensagem aparentemente correta aos olhos humanos. Não deixemo-nos iludir por igrejas lotadas de pessoas que testemunham milagres, curas ou rajadas de glória em línguas. Acreditamos em milagres, acreditamos nos dons; mas vamos dar ênfase no que a Bíblia dá ênfase.
No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
2 Pedro 2.1
Acreditamos em milagres, acreditamos nos dons; mas vamos dar ênfase no que a Bíblia dá ênfase. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:19-20
Depois que o Senhor disse essas palavras a Jó, disse também ao Elifaz, de Temã: "Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó.
Jó 42.7
Nisso notamos que Deus se indigna quando não falamos o que é certo a seu respeito; e neste caso acima de acordo com o parecer de Senhor, vemos que Jó falou o que é certo, mas Elifaz e seus dois amigos não o fizeram.
No capítulo 4 e 5 de Jó encontramos o primeiro discurso de Elifaz, que podemos chamar de discurso incerto a respeito de Deus; esse discurso foi pronunciado para Jó num momento de grande sofrimento.
Agora vamos analisar este discurso incerto:
Olhando de forma geral o discurso parece humanamente coerente com o restante da Bíblia; e aos olhos humanos parece ser o certo a respeito de Deus.
Em Jó 4.1-6 Elifaz descreve Jó e fala da situação atual dele, de sofrimento.
Em Jó 4.7-11 Elifaz afirma que os ímpios sofrem.
Em Jó 4.12-5.1 Elifaz fala de uma mensagem provinda de uma visão sobrenatural.
Em Jó 5.2-7 Elifaz diz que a prosperidade dos ímpios é curta.
Em Jó 5.8-27 Elifaz afirma que se aquele sofrimento fosse com ele, iria apelar para Deus, ou seja, bem devoto ele não é? E depois ele começa a exaltar Deus, e termina seu discurso com umas frases positivas; e ainda faz um apelo prático dizendo para Jó aplicar aquele discurso na vida dele.
Tudo estaria bom aos olhos humanos sobre este discurso; mas não esqueçamos que Deus disse que Elifaz não falou o que era certo a respeito dele!
Vamos então ver com um olhar mais apurado 2 pontos bem sutis neste discurso:
1-Se está sofrendo é porque pecou:
"Reflita agora: Qual foi o inocente que chegou a perecer? Onde foi que os íntegros sofreram destruição? Jó 4.7
Com estas palavras é como se Elifaz estivesse dizendo “Olha Jó; tu tá sofrendo assim porque você pecou!”.
Essa teologia falsa é chamada de causa-efeito; se alguma situação está ruim é porque mereceu. Isso deturpa o fato de Deus provar a quem ama.
Vemos Jesus contestar isso nesta situação:
Jesus respondeu: "Vocês pensam que esses galileus eram mais pecadores que todos os outros, por terem sofrido dessa maneira? Lucas 13:2
2-Acrescentar algo sobrenatural na mensagem para causar impacto místico:
"Disseram-me uma palavra em segredo, da qual os meus ouvidos captaram um murmúrio. Em meio a sonhos perturbadores da noite, quando cai sono profundo sobre os homens, temor e tremor se apoderaram de mim e fizeram estremecer todos os meus ossos. Um espírito roçou o meu rosto, e os pêlos do meu corpo se arrepiaram.
Ele parou, mas não pude identificá-lo. Um vulto se pôs diante dos meus olhos, e ouvi uma voz suave, que dizia: ‘Poderá algum mortal ser mais justo que Deus? Poderá algum homem ser mais puro que o seu Criador? Jó 4:12-17
Notaram a descrição da visão? Elifaz ouviu algo em secreto/misterioso, um murmúrio/sussurrante, Em meio a sonhos/visões noturnas, algo que causava tremor, então um espírito/algo não identificável/seria um E.T ou o geleia dos caça fantasmas?
Esse algo estranho tocou o rosto de Elifaz, segundo a narrativa de sua experiência sobrenatural, Uma voz suave tinha falado com ele. Vemos Jesus nos alertar nesta situação:
Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos. Mateus 24.24
A maioria das seitas surgiu com relato de alguém conversando com um anjo, envolvendo alguma mensagem sobrenatural ou um relato de milagre. Porém quando Jesus fazia o sobrenatural nos Evangelhos, muitas vezes advertia severamente para que não contassem a ninguém, Jesus não gostava de holofotes.
Analisar o discurso de Elifaz nos ajuda a entender como as sutilidades são induzidas numa mensagem aparentemente correta aos olhos humanos. Não deixemo-nos iludir por igrejas lotadas de pessoas que testemunham milagres, curas ou rajadas de glória em línguas. Acreditamos em milagres, acreditamos nos dons; mas vamos dar ênfase no que a Bíblia dá ênfase.
No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
2 Pedro 2.1
Acreditamos em milagres, acreditamos nos dons; mas vamos dar ênfase no que a Bíblia dá ênfase. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:19-20
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