Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O profeta e o arcanjo do duplo mortal carpado

No livro de Jó; capítulo 42, versículo 7, lemos:

Depois que o Senhor disse essas palavras a Jó, disse também ao Elifaz, de Temã: "Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó.
Jó 42.7

Nisso notamos que Deus se indigna quando não falamos o que é certo a seu respeito; e neste caso acima de acordo com o parecer de Senhor, vemos que Jó falou o que é certo, mas Elifaz e seus dois amigos não o fizeram.

No capítulo 4 e 5 de Jó encontramos o primeiro discurso de Elifaz, que podemos chamar de discurso incerto a respeito de Deus; esse discurso foi pronunciado para Jó num momento de grande sofrimento.

Agora vamos analisar este discurso incerto:

Olhando de forma geral o discurso parece humanamente coerente com o restante da Bíblia; e aos olhos humanos parece ser o certo a respeito de Deus.

Em Jó 4.1-6 Elifaz descreve Jó e fala da situação atual dele, de sofrimento.

Em Jó 4.7-11 Elifaz afirma que os ímpios sofrem.

Em Jó 4.12-5.1 Elifaz fala de uma mensagem provinda de uma visão sobrenatural.

Em Jó 5.2-7 Elifaz diz que a prosperidade dos ímpios é curta.

Em Jó 5.8-27 Elifaz afirma que se aquele sofrimento fosse com ele, iria apelar para Deus, ou seja, bem devoto ele não é? E depois ele começa a exaltar Deus, e termina seu discurso com umas frases positivas; e ainda faz um apelo prático dizendo para Jó aplicar aquele discurso na vida dele.

Tudo estaria bom aos olhos humanos sobre este discurso; mas não esqueçamos que Deus disse que Elifaz não falou o que era certo a respeito dele!

Vamos então ver com um olhar mais apurado 2 pontos bem sutis neste discurso:

1-Se está sofrendo é porque pecou:
"Reflita agora: Qual foi o inocente que chegou a perecer? Onde foi que os íntegros sofreram destruição? Jó 4.7
Com estas palavras é como se Elifaz estivesse dizendo “Olha Jó; tu tá sofrendo assim porque você pecou!”.

Essa teologia falsa é chamada de causa-efeito; se alguma situação está ruim é porque mereceu. Isso deturpa o fato de Deus provar a quem ama.

Vemos Jesus contestar isso nesta situação:

Jesus respondeu: "Vocês pensam que esses galileus eram mais pecadores que todos os outros, por terem sofrido dessa maneira? Lucas 13:2

2-Acrescentar algo sobrenatural na mensagem para causar impacto místico:

"Disseram-me uma palavra em segredo, da qual os meus ouvidos captaram um murmúrio. Em meio a sonhos perturbadores da noite, quando cai sono profundo sobre os homens, temor e tremor se apoderaram de mim e fizeram estremecer todos os meus ossos. Um espírito roçou o meu rosto, e os pêlos do meu corpo se arrepiaram.
Ele parou, mas não pude identificá-lo. Um vulto se pôs diante dos meus olhos, e ouvi uma voz suave, que dizia: ‘Poderá algum mortal ser mais justo que Deus? Poderá algum homem ser mais puro que o seu Criador? Jó 4:12-17

Notaram a descrição da visão? Elifaz ouviu algo em secreto/misterioso, um murmúrio/sussurrante, Em meio a sonhos/visões noturnas, algo que causava tremor, então um espírito/algo não identificável/seria um E.T ou o geleia dos caça fantasmas?
Esse algo estranho tocou o rosto de Elifaz, segundo a narrativa de sua experiência sobrenatural,  Uma voz suave tinha falado com ele.  Vemos Jesus nos alertar nesta situação:

Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos. Mateus 24.24

A maioria das seitas surgiu com relato de alguém conversando com um anjo, envolvendo alguma mensagem sobrenatural ou um relato de milagre. Porém quando Jesus fazia o sobrenatural nos Evangelhos, muitas vezes advertia severamente para que não contassem a ninguém, Jesus não gostava de holofotes.

Analisar o discurso de Elifaz nos ajuda a entender como as sutilidades são induzidas numa mensagem aparentemente correta aos olhos humanos.  Não deixemo-nos iludir por igrejas lotadas de pessoas que testemunham milagres, curas ou rajadas de glória em línguas.  Acreditamos em milagres, acreditamos nos dons; mas vamos dar ênfase no que a Bíblia dá ênfase.

No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
2 Pedro 2.1

Acreditamos em milagres, acreditamos nos dons; mas vamos dar ênfase no que a Bíblia dá ênfase. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:19-20
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 104 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.