Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O princípio da sabedoria

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria" (Pv 1:7 e 9:10, Jó 28:28, Sl 111:10).

Sou dentista e amo fazer cirurgias. Mas uma das coisas que os cirurgiões mais temem é a infecção. Ela põe todo o seu trabalho a perder, inclusive infecta e mata seu nome. Por isso, em cada ato cirúrgico, cerco-me de todos os cuidados que mantém a infecção fora de campo. Os instrumentos cirúrgicos são cuidadosamente limpos, embalados, esterilizados, transportados e manipulados de forma que não se contaminem. Minhas mãos e de meus auxiliares são lavadas com rigor, para eliminar o máximo de micro-organismos, e isoladas por luvas estéreis. A seguir, as mãos enluvadas não devem tocar nenhuma fonte potencial de contaminação, exceto a própria área a ser operada. Esta por sua vez passa por uma antissepsia prévia, para diminuir ao máximo os contaminantes nela existentes. E os cuidados para a não contaminação seguem durante toda cirurgia e prosseguem no pós-operatório. Meu temor me leva a tomar todo o cuidado contra os terríveis micróbios, com o fim de vencê-los.

Assim creio que é o temor do Senhor. Aquilo que nos motiva a ter todo o cuidado para fazermos, prévia e conscientemente, o que é certo e necessário, para que nada dê errado, nem no presente, nem no futuro. O temor do Senhor é o que nos capacita a tomar decisões sábias, o que nos torna precavidos e previdentes. É também o temor a Deus que nos ensina que todas as coisas têm modo, tempo e lugar para serem feitas. Igualmente, a sabedoria divina nos dirige à ética, pois a intenção humana, subjacente à qualquer de suas ações, infunde-lhe o bem ou o mal.

O temor do Senhor conduz à obediência, consciente e voluntária, cheia de boa vontade e plena de paz, para fazer o que é correto aos olhos de Deus, pois a sua vontade é boa, perfeita e agradável, e sempre produz o melhor resultado.

Assim, Senhor aumenta o temor que tenho de ti e controla minha índole e desejos, para que minhas atitudes, posturas e decisões sejam sábias aos teus olhos, que veem coração e intenção, pressupostos e princípios, meios e métodos, decorrências e correlatos, fins e eternidade.

"Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens" (1Co 1.25).

"Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles" (1Co 1.19).

"Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos" (Is 55.9).
Brasília - DF
Textos publicados: 17 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.