Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

#O Preconceito em uma via de mão dupla

Quem não gosta de ser alvo de preconceito, não age com preconceito, não propaga preconceito, não difunde o preconceito!

Afinal ... Quem é preconceituoso?

Se a pessoa passa de Espírito Santo para o RJ, é paraíba, se faz algo que não satisfaz a alguém, é baiano (ops ... eu sou), se é rico, tem que dividir a riqueza porque quem não tem e não trabalha para ter o que deseja do outro, assim quer. Se é pobre, é pobre por isso e por aquilo, temos que ir aos pobres, dar brinquedos, comida, roupa, e depois disso, selfie do que estamos fazendo e postar na rede. Porque alimentar e vestir pobre dá ibope. ah ... só para lembrar ... não sou rico tá? Se é da religião "X", não presta! Tem que ser da Y, da Z. Se tem a orientação "Y", é isso ou aquilo. Tem que ser da orientação W.

Um discurso é preconceituoso porque falou quem tem a preferência em manter-se como veio ao mundo. E quem manteve-se como veio ao mundo, acha-se no direito de dizer que ele/a está certo/a. Todos têm que ser como ele/ela. Seria errado pensar que cada qual faz de sua vida o que bem quer, e cada qual deve ser responsável por suas escolhas e preferências em geral.

Então ... Poderia ficar aqui pontuando nossos preconceitos que tanto vemos nos outros ...
A verdade é que se vemos em alguém aquilo com o qual não nos identificamos, reprovamos. Não satisfeitos em mantermos no campo da mente, externalizamos. Por meio de um olhar ou gesto. Por quê? Porque reprovamos mesmo, é o que somos, então expomos em nossos preconceitos, aquilo que detestamos em nós mesmos. Ou seja ... o que realmente somos! - Romanos 2:1 - Estou longe de ser um exemplo de discípulo de Cristo, o mártir e modelo de pessoa com quem me identifico. Ele jamais revidou os maltratos. Ele realmente foi maltratado. Jamais revidou as palavras malditas contra ele. O silêncio e o olhar, que não era de ódio, respondiam por Ele.

Bom ... O que esperam de nós? Pessoas que não estão satisfeitas consigo mesmas e atingem o próximo por desejar/não desejar nele, aquilo que gostaria/não gostaria de ser? Preconceito!

Se deixarmos de lado a nossa hipocrisia, olharmos no espelho, e perguntarmos para o reflexo: o que você mais gosta em mim? Agora me responda: o que você mais detesta em mim? E mais ... O que você realmente espera de mim? Será que realmente gostaríamos de saber?

É melhor mesmo pararmos de sermos hipócritas e mimimizentos, porque não queremos nada mais que a nossa satisfação pessoal! E isso nunca podemos esperar de pessoas. Estamos querendo das pessoas somente aquilo que nos satisfaz. E elas? O que ganham com isso? Nos satisfazer? Elas são fantoches, marionetes?

Todos temos o direito de sermos o que bem desejamos sem exigir que terceiros nos satisfaçam o ego! Portanto, o melhor mesmo é sair da comodidade, deixar a hipocrisia de lado, e correr atrás de "ser e ter" o que desejamos sem transferirmos nossa responsabilidade, de nossos fracassos e resultados inesperados em terceiros. Seja o que for, a responsabilidade é sua! É nossa! Não terceirize-a!

Preconceito + Hipocrisia = Fracasso

O preconceito existe por se tratar de um juízo preconcebido sobre alguém ou um grupo antes mesmo de conhecermos. Porém ... a vida está aí para ser vivida. Deixemos de cobrar dos outro aquilo que é responsabilidade nossa!

#MarcosReis #badusca
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 23 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.