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Palavra do leitor

O pentecostalismo

O Pentecostalismo é extremamente apelativo aos membros de igreja de hoje. Seu
apelo é também o seu engano. Quando a igreja como é manifesta no mundo perde o
poder da pregação viva da Palavra, ela incorre numa dívida que tem de ser paga de alguma forma. A dívida é incorrida pela perda de uma fé viva nos membros e pelos cultos de adoração que são formais, frios, sem vida e insatisfatórios. Existe um vácuo criado na vida das pessoas, o qual quase tudo que é apelativo pode preencher como um vento poderoso. O vácuo deixado pela pregação tediosa e sem vida foi preenchido pelos tempestuosos ventos do Movimento Pentecostal. A dívida foi paga pelos carismáticos. Coloque nisso a realidade da vida na América do século vinte, na qual as pessoas começaram a enfatizar mais e mais a necessidade de sentir-se bem. Sob a liderança de pregadores poderosos que falavam sobre auto-imagem positiva, sentir-se bem consigo mesmo, o poder do pensamento positivo, etc., um “evangelho sinta-se bem” era mais e mais atrativo para pessoas que achavam muito difícil pensar um pouco e que eram muito preguiçosas intelectualmente para dominar até mesmo os rudimentos da fé cristã. O próprio cerne da religião pentecostal é a doutrina da segunda bênção, ou, como é algumas vezes chamada, o batismo com o Espírito Santo. Quando a maioria das pessoas pensa no Pentecostalismo, logo vêm à mente aquelas longas filas de pessoas aguardando para serem curadas, falando em línguas, cantando com ritmo e bater de palmas, e encontros desordenados com muita gritaria, muitos “Aleluias”, e até mesmo rolar no chão. Mas essas práticas não nos dizem o que o Pentecostalismo realmente é. Em seu cerne reside a doutrina da segunda bênção. Essa doutrina ensina que um filho de Deus, regenerado, convertido, crente, santificado, e andando na vereda de sua peregrinação, está num nível mais baixo de salvação que deveria estar, pois não recebeu tudo o que está disponível para ele em Cristo. Deus intenta para ele mais do que esse status relativamente baixo. Ele deve receber a segunda bênção. Embora o Espírito Santo de Cristo já tenha operado em seu coração a obra de salvação, ele pode e deve aspirar maiores bênçãos e um nível mais alto de piedade, conseguível somente quando for batizado com o Espírito Santo. Na sua conversão ele pode ter sido salvo pelo Espírito Santo, mas precisa de mais: o batismo com o Espírito Santo. Quando foi convertido, ou quando um infante, o batismo com água pode ter sido administrado a ele, mas outro batismo é requerido.Esse batismo com o Espírito algumas vezes vem inesperadamente, especialmente quando um indivíduo está buscando-o ativamente por meio da oração. Mas com maior freqüência ele vem através da ministração de outros, que impõem suas mãos no indivíduo e oram pela segunda bênção. Freqüentemente, essa segunda bênção do batismo com o Espírito é acompanhada por algum comportamento estranho, que é também característico de encontros de reavivamento. Os dois têm muito em comum, pois encontros de reavivamento são conduzidos com o propósito de buscar derramamentos especiais do Espírito, a fim de trazer renovação a uma igreja morta. Tais reavivamentos são acompanhados por comportamentos bizarros de todos os tipos. Em alguns círculos pentecostais, tais comportamentos também acompanham a segunda bênção.A segunda bênção, ou batismo com o Espírito, é, na teoria do entecostalismo, uma repetição do primeiro Pentecoste e um cumprimento contínuo da profecia de Joel, que Pedro citou naquele dia em seu sermão.O Pentecostalismo é uma ameaça perigosa à igreja de Cristo, que tem o chamado para apegar-se à verdade revelada na Palavra de Deus. Podemos medir o afastamento espiritual e teológico de grande parte da igreja mundial, no fato do Pentecostalismo ser tolerado e aprovado dentro das igrejas Reformadas e Presbiterianas. Ele é um movimento destrutivo que contradiz a doutrina da Escritura sobre a obra do Espírito Santo, e beira à blasfêmia contra o Espírito Santo, se não o for realmente. No centro do distrito industrial de Los Angeles, Califórnia, havia uma pequena igreja de tábuas na qual os metodistas uma vez fizeram os seus cultos. Estava localizada na Rua Azusa 312, e chamava-se Missão
Evangélica da Fé Apostólica (Apostolic Faith Gospel Mission). Era liderada por um negro (que tinha só um olho) por nome William Seymour. Ele era um antigo pregador do Movimento de Santidade, que tinha sido influenciado por Parham. Numa reunião pública em 1906, o Pentecostalismo como uma religião nacional e mesmo internacional começou. O grupo que adorava na Rua Azusa experimentou um derramamento do Espírito que foi uma repetição, assim foi alegado, de Pentecoste. As pessoas sobre quem o Espírito veio começaram a falar em línguas.A igreja ministrava a toda classe e raça de pessoas, e logo se tornou uma Meca para pessoas de todo o país.Aqui está a origem de tudo.Podemos dizer que ,hoje, o catolicismo e o pentecostalismo dominam o cristianismo.
Corupá - SC
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