Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O Pai nosso que está em nós

Algumas pessoas não sabem, mas o período que compreende o nascimento de Jesus até a sua morte, ainda não é novo testamento, é um período de transição entre o antigo e o novo. Daí, se compreende que todos os seus discípulos ainda não eram convertidos ao evangelho, ou seja, não eram nascidos de novo, estavam apenas no processo. Isso porque eles ainda não tinham recebido o Espírito Santo, tendo em vista, que a obra de Jesus ainda não tinha se cumprida, o que iria ocorrer só depois da sua morte e ressurreição.

Eles tinham Espírito Santo com eles e sobre eles, através de Jesus que os acompanhava e os ensinava, mas o Espírito Santo não estava dentro deles, porque eles ainda não tinham o poder de Deus para nascer de novo como nós temos hoje. Foi por isso que Jesus falou para Nicodemos que para ele herdar a vida eterna seria necessário nascer de novo, da água e do Espírito, e que para isso, assim como Moisés levantou a serpente no deserto, importava que o filho do homem fosse primeiro levantado dentre os mortos.

Foi nesse contexto que os seus discípulos confusos, indecisos, inseguros, sem a unção do Espírito Santo, chegaram até Ele e fizeram um pedido: Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou os seus discípulos? E então Jesus respondeu, tudo bem! Quando vocês forem orar, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome, venha a nós o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, e perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixeis cair em tentação, mas livra-nos do mal.

Acontece que essa oração do pai nosso não é para os nossos dias, mas foi para um tempo que ela ainda iria se cumprir, hoje, essa oração já foi cumprida, e assim como nós não oramos mais por algo que pedimos de Deus e ele já realizou, também não devemos mais orar a oração do pai nosso. Por exemplo: não oramos mais pedindo um emprego, se já oramos, Deus nos atendeu e agora estamos empregados; assim como não oramos mais pedindo uma esposa ou um marido, se já estamos casados ou casadas, porque são orações que já foram atendidas, já se cumpriram em nossas vidas.

Quando se ora "Pai nosso ques estás no céu", isso já ocorreu, nosso pai não está mais distante de nós nos céus, ele está na terra conosco, dentro de nós, e em todos os momentos, porque ele habita no templo que somos nós. Por isso a bíblia fala: Maior é o que está em vós; aquele que abrir a porta do seu coração eu entrarei e cearei com ele. O "Venha a nós o teu reino" também já aconteceu. Não precisa mais pedir que venha o reino de Deus, porque o reino de Deus já chegou (Lc 10.9, Mt 12.28, Lc 11.20). Jesus já implantou o seu reino quando ele veio. E em Lc. 17.20-21, diz que o reino está entre nós.
Aí alguém pergunta "mas o que é o reino de Deus então?" Rm 14.17 responde: não é comida e nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo, para quem está em Cristo e já é uma nova criatura. O trecho "Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu", também já acontece desde que o reino de Deus foi implantado na terra, pois a vontade de Deus no céu é a mesma na terra, onde quer que as ações humanas estejam em sincronia com os princípios divinos, pois ali está manifestado o reino de Deus.

"O pão nosso de cada dia nos dai hoje". Isso também já ocorreu no deserto, era o maná, todos os dias Deus mandava. E hoje, quem vive de pão nosso de cada dia são aqueles que ainda estão no deserto e não conheceram a Cristo, pois assim como ele dá o sol e a chuva a todos, as suas bênçãos também alcançam a todos, mesmo os que ainda não o conheceram. Mas para quem já o conheceu e já nasceu o sol da justiça, ele diz que ele é o pão vivo que desceu do céu, e que quem come deste pão, viverá para sempre Jo 6.51.

"Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores". É outro pedido já realizado, pois em Cl 2.14 a bíblia nos diz que com o seu sacrifício, o Senhor já nos resgatou com o seu sangue e riscou a cédula de dívida que havia contra nós, portanto, quem está em Cristo não tem mais dívida com o inimigo, e deve amar o seu próximo como Ele nos amou. Não temos mais que requerer perdão de Deus em troca das boas ações que fazemos, como recompensa, mas devemos fazer boas ações porque Cristo nos amou primeiro e já nos perdoou.

"Não nos deixeis cair em tentação". Não é necessário pedir algo que já tem, pois todos que estão em Cristo já tem essa garantia, uma vez que o anjo do Senhor acampa ao redor de todos que o temem, e guarda aqueles que confiam no seu amor. Assim como: "mas livra-nos do mal", também já está garantido a todos que estão em Cristo, pois ele fala em Sl 34.17 que os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações.

Portanto, essa oração não é mais para os cristãos, mas para os que não estão em Cristo, que ainda necessitam que venha o reino de Deus para eles, para que consigam fazer a vontade de Deus assim na terra como no céu.
Manaus - AM
Textos publicados: 40 [ver]
Site: http://registrocientifico.blogspot.com/
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.