Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O outro evangelho é uma negação da expiação limitada

... portanto é reprovável

O outro evangelho é uma negação da expiação limitada, portanto é Reprovável.
Efésios cap-2 de 4 a 9

4- Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou; 5- Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6- E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; 7- Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. 8- Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9- Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Os Vercículos retromenscionados, são em si e por si mesmo explicados, não há muito o que dizer, mais como os Seme-Arminiopelagianos, insistem em encontrar nestes textos, o homem sendo salvo por suas boas obras ou por uma volição positiva, fazendo ou sendo algo que obrigue Deus a salvar o pecador; temos de considerar a Expiação sob dois prismas se foi geral ou limitada. Aqui deixamos claro que cremos nas doutrinas da graça, então não iremos jamais advogar nem por hipótese, a heresia do livre arbítrio, vejamos nos cincos pontos do Calvinismo o que é Expiação Limitada: “ A obra redentora de Cristo foi intencionada para salvar somente os eleitos e de fato, assegurou a salvação destes. Sua morte foi um sofrimento substitucionário da penalidade do pecado no lugar de certos pecadores específicos. Além de remover o pecado do Seu povo, a redenção de Cristo assegurou tudo que é necessário para a sua salvação, incluindo a fé que os une a Ele. O dom da fé é infalivelmente aplicado pelo Espírito a todos por quem Cristo morreu, deste modo, garantindo a sua salvação.”

É preciso, dizermos que se Deus quisesse salvar todos os seres humanos Ele nem teria criado o Lago de Fogo e Enxofre, se fosse o Plano de Deus salvar todos sem excessão então ninguém ia para o Inferno além do diabo e seus anjos, aliás se Deus não tivesse planejado as quedas o diabo nem seria quem é e não haveria necessidade do sacrifício de Cristo, mais como bem diz o Servo de Deus e Reformador da Igreja João Calvino.” Com efeito, visto que nenhuma descrição pode expressar adequadamente a gra- vidade da vingança divina contra os réprobos, seus tormentos e torturas nos são apresentados figuradamente, mediante coisas corpóreas, isto é, por meio de trevas, choro e ranger de dentes, fogo inextinguível, verme a corroer sem fim o coração [Mt 3.12; 8.12; 22.13; Mc 9.43; Is 66.24]. Ora, mercê de tais modos de falar, é certo que o Espírito Santo quis conturbar de horror todos nossos sentidos, como quando se diz “está preparada desde a eternidade uma pira profunda de fogo nutrida com muita lenha, cuja chama por baixo a sustenta o sopro do Senhor como uma torrente de enxofre” [Is 30.33].” Institutas da Religião Cristã C A P Í T U L O XXV .DA RESSURREIÇÃO FINAL

Quando li pela primeira vez o maravilhoso alfarrábio de John Owen Morte da Morte na Morte de Cristo, para mim foi algo chocante, então resolvi investigar se as coisas eram assim, li outro fantástico folhoso, desta vez foi Redenção consumada e aplicada, da altoria de John Murray, devo dizer-vos que foi Martinho Lutero com seu Livro, que me libertou da heresia do Livre arbítrio. Lei em www.joseanoleao.blogspot.com www.joseanolaurentino.blogspot.com

Mais voltemos então para o assunto, a redenção particular é uma doutrina tão Bíblica quanto é Bíblico o ensino da Crucificação de Nosso Senhor por Pôncio Pilatos, ou como a doutrina da salvação sómente pela graça, então desta forma devemos ver a Doutrina da Expiação limitada sob três aspectos importantes. Primeiro Extensão, Segundo Aplicação, Terceiro Implicação Final.

1º Quanto a Extensão, o Sangue de Cristo daria para salvar o mundo inteiro se está fosse a intenção de Deus, no tocante ao seu efeito Ele salvou, salva e salvará todos os eleitos de Deus, desde Adão até o último ser humano que pisar na terra, antes do fim de tudo. Não podemos criar textos para provar o que dizemos, portanto vejamos o que Jesus fala a cerca da eleição e da expiação limitada. Evangelho de Mateus Cap: 24 de 22- a-28 “ E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.Eis que eu vo-lo tenho predito.Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias.”

Há muita coisa aí para ser considerada, primeiro, Jesus está falando sobre eventos futuros, daí ele afirma:” Se aqueles dias não fossem abreviados nenhuma carne se salvaria mais por causa dos escolhidos, tais dias foram abreviados”. Ele não fala de todas as pessoas do mundo, mais de pessoas do mundo todo, não fala de todos sem exceção, mais de todos sem distinção, no tocante a extensão, Cristo poderia salvar a todos, mais Deus preferiu alguns. O inverso também é verdadeiro. Deus poderia condenar todos, mais preferiu alguns,os Arminopelagianos, dizem que a Salvação é um plano de Deus, concordamos, mais se foi plano de Deus salvar a todos sem exceção, então porque tantos estão indo para o inferno ? a resposta é dada por Jó cap 42-“ 2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.”

Então fica muito claro que os planos de Deus não falham, não são frustrados, o que Deus planejou foi salvar alguns, isto foi no passado, é feito no presente e será feito no futuro,o verbo grego aqui empregado fica bem explicativo quanto aos tempos da salvação, vejamos sozomenos =Fui salvo no passado da penalidade e pleno domínio do pecado pelo Salvador Crucificado.

Sessmenos = Estou sendo salvo agora mesmo, da força atuante do pecado pelo salvador ressuscitado, vivo para todo sempre.

Sothesomenos = Serei salvo na eternidade da presença do pecado e de tudo o que ele causa por um Salvador que foi Crucificado, Ressuscitou e que virá me buscar, para que onde Ele estiver eu esteja também. Desta forma a expiação limitada é uma ação livre e soberana do Criador Onipotente e Todo Poderoso, não cabendo a criatura questionar dizendo:” o que fases”, vejamos o que diz a confissão de fé de Westminster “CAPÍTULO X DA VOCAÇÃO EFICAZ :

I. Todos aqueles que Deus predestinou para a vida, e só esses, é Ele servido, no tempo por ele determinado e aceito, chamar eficazmente pela sua palavra e pelo seu Espírito, tirando-os por Jesus Cristo daquele estado de pecado e morte em que estão por natureza, e transpondo-os para a graça e salvação. Isto Ele o faz, iluminando os seus entendimentos espiritualmente a fim de compreenderem as coisas de Deus para a salvação, tirando-lhes os seus corações de pedra e dando- lhes corações de carne, renovando as suas vontades e determinando-as pela sua onipotência para aquilo que é bom e atraindo-os eficazmente a Jesus Cristo, mas de maneira que eles vêm mui livremente, sendo para isso dispostos pela sua graça.

Ref. João 15:16; At. 13:48; Rom. 8:28-30 e 11:7; Ef. 1:5,10; I Tess. 5:9; 11 Tess. 2:13-14; IICor.3:3,6; Tiago 1:18; I Cor. 2:12; Rom. 5:2; II Tim. 1:9-10; At. 26:18; I Cor. 2:10, 12: “
Cristo morreu uma única vez pelos pecadores, que Deus predestinou para a vida eterna e somente por estes.

2º No tocante a aplicação, Deus por meio de sua palavra aplica a expiação a vida de seus eleitos, de forma que não viola sua livre agência nem, interfere no usufruto desta, veja: João cap 17 – 6- 26

“12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.” Destacamos o verso dose porque neste texto vemos a justificativa dada por Cristo, tanto da Salvação como da condenação, filho da perdição aqui tem o mesmo sentido, gramatical de filhos da ira de efésios, que se coaduna perfeitamente com o termo descendentes de Genesis 3.15 logo, podemos dizer que Jesus não morreu para salvar os filhos do diabo, ou filhos da perdição, como advogam os universalistas idólatras do livre arbítrio, nisto concordo com A.W Pink quando ele afirma: “ A Bíblia ensina claramente que as ações de cada pessoa, sejam boas ou más, são controladas pelo Deus soberano. Os homens podem pensar que eles são mais fortes que Deus, rebelando-se talvez contra Ele, porém Deus ri de sua debilidade e do néscio que resultam. Ele é tão poderoso que pode destruí-los no momento em que assim o deseje.”

Não há possibilidade alguma de que Deus tenha errado, quando planejou a salvação por meio da morte Expiatória de Cristo, os que Ele planejou salvar serão salvos e somente estes, mais qual será a implicação final disto?

3º A implicação final da Expiação limitada, pode ser explicada como sendo o Espetáculo da Glória de Deus nos séculos vindouros, vejamos efésios cap 2.-7 “ Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.”

Deus fez todos as coisas neste universo infinofinito com o fim último de sua Glória, mais que fica claro, Deus não é o autor do pecado e mesmo sendo o Criador do mal Ele tem absoluto controle sobre este. Então o outro evangelho fracassa e deve ser rejeitado, porque atribui ao homem o poder, de se alto salvar, segundo, atribui a Deus falha de caráter, sendo assim este outro evangelho é uma obra das mais densas e tenebrosas forças do mal, por mais que se pareçam Cristãs, são apenas atos e ações pagãs, reprovadas por Deus e condenadas por sua Santa Palavra.

Se você foi ensinado que Deus ama a todos e que a fé para a salvação é para todos sem exceção, não tenha dúvidas você está numa seita idólatra e pagã, mesmo que não tenha imagens na parede, pois este deus aí é uma obra da mente humana pecaminosa e não o Verdadeiro e Único Deus, arrependa-se dos seus pecados suplique o perdão de Deus, pois só assim haverá salvação para todos sem distinção.

Sola Deo Glórias.
Araripina-pe - PE
Textos publicados: 100 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.