Palavra do leitor
- 25 de setembro de 2018
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O novo homem
Todos sabem que a Igreja é a "reunião, ou assembleia, do povo chamado por Deus" (Tradução aceita para Εκκλησία). Fato consumado, não obstante o pluralismo resultante do protestantismo e suas definições peculiares. Contudo, esse é o entendimento menos que elementar para o que foi revelado no Novo Testamento.
Desde os dias de Paulo a Igreja sofre mutações, mas os que são fiéis sempre restauram o padrão dos apóstolos. Com a morte de João alguns de seus discípulos e contemporâneos introduziram certas tendências (uma delas foi previamente revelada em 3Jo 9). Do início do segundo século até Lutero muitos grupos cristãos procuraram seguir fielmente o Novo Testamento.
É notório que muitos grupos eram a verdadeira e simples expressão da Igreja; outros, não. E quase todos foram martirizados. A partir do domínio papal o que já era fragmentado diluiu-se ainda mais, porém, o Senhor sempre tem seu remanescente em todo lugar. Até hoje os chamados grupos livres resistem em face de degradação incessante do cristianismo.
Todavia, não basta chamado de Deus, ser ou não ser denominacional; Isso nada resolve, como não se sustenta perpetuar-se grupo livre ou apenas reunir-se como Igreja. Um conceito mais elevado é que a Igreja é a Casa de Deus e de seus muitos filhos. Um entendimento mais apurado é que a Igreja é o "Corpo" e que seus integrantes são membros de Cristo e uns dos outros.
Finalmente, o mais elevado conceito para Igreja é que ela é o Novo Homem. Ele é coletivo e universal. Ele é uma pessoa. Nele não há peculiaridades nem divisão; não há hierarquia nem alienação e Cristo é tudo e está em todos. O Novo Homem foi gerado na cruz pela morte, ressurreição, ascensão e descida de Jesus como O Espirito para dispensar-Se "dentro" dos seus crentes.
A relação entre os crentes em uma assembleia não é muito íntima; numa família é. Os membros de uma família e de uma assembleia podem separar-se. Mas os membros do Corpo não se separam; para onde o Corpo for, os membros irão. O Novo Homem é a pessoa do Corpo de Cristo. Portanto, é o aspecto mais intrínseco e elevado da Igreja. Nele os cristãos têm unidade!
O Senhor prepara a Noiva, que vai gerar o Filho Varão para esmagar o Dragão. Os crentes são indesculpáveis se negligenciam isso. Mesmo que os chamados ministros e líderes não preguem esse tema doutrinado pelo apóstolo Paulo, que foi citado por Pedro (2Pe 3:15,16), querendo ou não, o Senhor só terá a Sua Noiva através do Novo Homem Coletivo, seus vencedores.
Conclui-se que vencedor (Ap 12:11) é quem aplica o Sangue de Cristo (vertido onde o Novo Homem foi gerado); quem aplica a Palavra do Testemunho (tudo o que Cristo é, fez, está fazendo e fará) e quem não ama seu ego (a vida da alma), que abre mão de sua religiosidade em prol da unidade do Corpo de Cristo, se revestindo do Novo Homem (Zc 6:12; Ef 2:15; 4:24; Cl 3:10,11).
Desde os dias de Paulo a Igreja sofre mutações, mas os que são fiéis sempre restauram o padrão dos apóstolos. Com a morte de João alguns de seus discípulos e contemporâneos introduziram certas tendências (uma delas foi previamente revelada em 3Jo 9). Do início do segundo século até Lutero muitos grupos cristãos procuraram seguir fielmente o Novo Testamento.
É notório que muitos grupos eram a verdadeira e simples expressão da Igreja; outros, não. E quase todos foram martirizados. A partir do domínio papal o que já era fragmentado diluiu-se ainda mais, porém, o Senhor sempre tem seu remanescente em todo lugar. Até hoje os chamados grupos livres resistem em face de degradação incessante do cristianismo.
Todavia, não basta chamado de Deus, ser ou não ser denominacional; Isso nada resolve, como não se sustenta perpetuar-se grupo livre ou apenas reunir-se como Igreja. Um conceito mais elevado é que a Igreja é a Casa de Deus e de seus muitos filhos. Um entendimento mais apurado é que a Igreja é o "Corpo" e que seus integrantes são membros de Cristo e uns dos outros.
Finalmente, o mais elevado conceito para Igreja é que ela é o Novo Homem. Ele é coletivo e universal. Ele é uma pessoa. Nele não há peculiaridades nem divisão; não há hierarquia nem alienação e Cristo é tudo e está em todos. O Novo Homem foi gerado na cruz pela morte, ressurreição, ascensão e descida de Jesus como O Espirito para dispensar-Se "dentro" dos seus crentes.
A relação entre os crentes em uma assembleia não é muito íntima; numa família é. Os membros de uma família e de uma assembleia podem separar-se. Mas os membros do Corpo não se separam; para onde o Corpo for, os membros irão. O Novo Homem é a pessoa do Corpo de Cristo. Portanto, é o aspecto mais intrínseco e elevado da Igreja. Nele os cristãos têm unidade!
O Senhor prepara a Noiva, que vai gerar o Filho Varão para esmagar o Dragão. Os crentes são indesculpáveis se negligenciam isso. Mesmo que os chamados ministros e líderes não preguem esse tema doutrinado pelo apóstolo Paulo, que foi citado por Pedro (2Pe 3:15,16), querendo ou não, o Senhor só terá a Sua Noiva através do Novo Homem Coletivo, seus vencedores.
Conclui-se que vencedor (Ap 12:11) é quem aplica o Sangue de Cristo (vertido onde o Novo Homem foi gerado); quem aplica a Palavra do Testemunho (tudo o que Cristo é, fez, está fazendo e fará) e quem não ama seu ego (a vida da alma), que abre mão de sua religiosidade em prol da unidade do Corpo de Cristo, se revestindo do Novo Homem (Zc 6:12; Ef 2:15; 4:24; Cl 3:10,11).
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