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Palavra do leitor

O método pedagógico de Jesus

INTRODUÇÃO: O ministério do ensino é o ofício pedagógico que está inserido na estrutura pré-estabelecida por Deus a fim de gerir recursos e capacitação no aperfeiçoamento dos santos e na edificação do corpo de Cristo. Ref Ef 4.10-17 – Rm 12.4-7 – Isto é, o mestre tem funções de tornar o aprisco de ovelhas em um reino sacerdotal “autoridades espirituais” (Mestres) Ref Ap 5.9,10 – Hb 5.11,12. Mestre forma mestres, palavras de Jesus em; Ref Mt 10.25 “Basta ao discípulo ser como seu mestre...”.

A estrutura acadêmica pressupõe dois pilares de sustentação do ensino que é o corpo Docente (Exercício Magistral) e o corpo Discente (Exercício da Aprendizagem), isto é, o mestre e o aluno, o transmissor e o receptor, pois ensinar é sobre tudo comunicar conhecimento. E aprender é está aberto a informação. O mestre é um eterno aprendiz por isso quem parar de aprender (ler) hoje, vai parar de ensinar amanhã. Pois o mestre transmite o conhecimento, e a noção do conhecimento não reside, nem se resume em apenas um livro, ou em um banco de dados, ou em um programa de software, estes são apenas bases de pesquisas. A essência do conhecimento como a base da aquisição de poder, está sempre incorporada por uma pessoa; é transmitido por uma pessoa, é criado, ampliado e aperfeiçoado por uma pessoa, é aplicado e executado bem ou mal por uma pessoa, enfim o conhecimento coloca a pessoa no centro da capacitação, a fim de preparar a pessoa para atuar com novas perspectivas ideológicas no contexto social. O aprendizado é algo que permeia a vida de qualquer individuo, independente de sua formação moral-social, uma vez que aquele que está vivo está aprendendo (desenvolvendo) em algum aspecto ou área de sua vida. O aprendizado (o conhecimento) é a força que liberta das garras da ignorância do analfabetismo da alienação e da incredulidade, Ref Pv 11.9. Enfim o aprendizado produz e gera mentes brilhantes e capazes de pensar criativo, e projetarem novas idéias e gerir opiniões na formação intelectual, pois quanto mais se ler mais capacidade terá de formar associação de idéias, visto que no processo de aprendizagem deixamos de ser espectadores passivos para ser agentes ativos transformadores e formadores de opiniões e, sobre tudo, que a sociedade não subsiste sem valores ético-morais, e a falta dessa cultura intelectual necessária à fixação do caráter leva a depreciação social. Ref Os 4.1-6.

• TÓPICO I:
• JESUS NO SEU EXERCÍCIO MAGISTRAL:
O método pedagógico de Jesus era baseado no sistema aplicativo prático, que se resume na materialização da aprendizagem. Ref Mt 11.29 “...aprendei de mim que sou...” Foi a didática que ele aprendeu do Pai, Ref Jo 8.28 – Ref Hb 5.8 - As disciplinas curriculares que trazem o discurso da aplicação prática; Ref Rm 5.3 “O exercício, a instrução, a aplicação da Tribulação opera, produz, prepara, conduz a Paciência.” Ref Jo 16.33 “O exercício, a instrução, a aplicação da Aflição produz, opera, prepara, conduz ao Bom-Ânimo a Motivação. Ref Mt 14.24-27 ...mar açoitado, ventos contrários e a ordem era “tende Bom Ânimo” - “Ref Rm 2.13 ...os que apenas ouvem não são justos diante do Pai, mas o que praticam hão de ser justificados pois prática é a afirmação da existência da teoria” E esta foi a mesma cadeira curricular aplicada na vida do apostolo Paulo, Ref Fl 4.9-12 Pois uma simples leitura não leva necessariamente a uma experiência, pois necessário se faz; aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser, e aprender a conviver em harmonia, já que a teoria (o ter) e a prática (o ser) são modos diferentes que se completam entre si, pois a teoria sem a prática é estéril,(formalismo) e a prática sem a teoria é sega.(fanatismo) Ref Tg 1.22-24 – Mt 7.26 – Ez 33.31,32. Na expressão de Jesus “Aprendei de mim” o verbo “aprender” não tem função sintética de um simples saber ou conhecer mais tem o sentido de; Apreender, reter na memória, tomar posse, tornar-se apto ou capaz por uma experiência comportamental à prova. Ref Jo 13. 12-15 “...Entendei o que vos tenho feito? O mestre lavou os pés, (disciplina curricular) ...como eu fiz, façais vós também. (Discurso prático).

• TÓPICO II:
• LIVROS DIDÁTICOS:
A Bíblia não é apenas um livro, mais um compendio de uma biblioteca que contém 66 livros didáticos, Ref Rm 15.4 “...tudo que dantes foi escrito, para o nosso ensino foi escrito...” A palavra de Deus(A Bíblia) é o método pedagógico, um instrumento clínico, uma espada nas mãos de um destro instrutor o Espírito Santo, Ref Ef 6.17. Quero ressaltar uma frase de “Fidel Castro” em sua carta renuncia - “Quero ser soldado das idéias,” – A pedagogia transforma palavras, opiniões e idéias em armas de um arsenal bélico, Ref Sl 64.1-5. “...Convém lembrar a profecia de Jeremias 31.31-34 - Que veio a se cumprir no Consolador (o Espírito Santo) o pedagogo substituto ...ensinará todas as coisas.” Ref Jo 14.26. O Espírito Santo que é um exímio esgrimista instrutor com sua arma em punho “a Espada do Espírito que é a Palavra de Deus Ref Ef 6.17. É responsável por instruir e consolidar o caminho da verdade, Ref Jo 16.13. “Purificando as vossas almas na obediência à verdade”- “...sendo de novo gerados...pela palavra de Deus viva, e que permanece para sempre. Ref I Pe 1.22,23.

A palavra de Deus (A espada do Espírito) é usada como instrumento de ataque e defesa na batalha espiritual, Jesus foi conduzido pelo próprio Espírito para uma sala de aula especial (O deserto) para colocar à prova seus conhecimentos no exercício prático e diário de vida. Deus tem um CTI (Centro de Treinamento Intensivo) Ref Jó 33.14-30. “Os vergões das feridas são a purificação dos maus...” Ref Pv 20.30. É bom ressaltar que “Satanaz” é um agente terapêutico ocupacional, um tipo de treinador intensivo de aprendizagem, Ref I Tm 1.19,20 “...os quais entreguei a Satanaz, para que aprendam a não blasfemar.” Jó também teve seu momento de aula experimental no CTI de Deus, Ref Jó 1.6-12. O povo de Deus vivia em constante rebeldia e desobediência a Deus, por isso Deus os entregava às mãos dos seus inimigos, Ref Jz 2.11-15. Esta didática de aplicação prática de ensino foi introduzida no velho testamento, passou pelo novo testamento e permanece ativa até os dias atuais da igreja. Ref I Co 5.1-5.

• CONCLUSÃO:
Conquanto que a instrução da igreja nos dias atuais negligenciasse a advertência do Apostolo Paulo a permanecer nos ensinos em que foi inteirado, sabendo de quem tinha aprendido Ref II Tm 3.10-17. Tem sofrido uma crise de inanição na qual sua força doutrinária não gerou em seus membros o padrão ético-moral-espiritual do apostolo Paulo, na permanência em seguir seu estilo de Doutrina, levando ao mesmo modo (estilo de vida) de viver, com a mesma intenção (motivação) de Fé, perseguições e aflições tais que até da vida se desesperou, Ref II Co 1.8. Na verdade perdemos de vista a perspectiva doutrinária Paulina, quando Paulo nos aconselha a sermos seus imitadores na formação de um caráter Cristão, Ref Gl 4.19. Posto que o Evangelho que é o poder de Deus, tem como meta principal a transformação de vidas pecadoras em vidas santas, Paulo propõe o evangelho como um modelo ousado de um super projeto de vida incorruptível, Ref II Tm 1.10. Concluímos que o evangelho como um novo projeto de vida incorruptível, implanta no convertido um conjunto de medidas normativas, e diretrizes disciplinares que comumente chamamos de conteúdo Doutrinário, no afã de levar-nos a contrair um novo padrão moral de vida, estabelecendo mudanças significativas nos costumes, hábitos, atitudes, comportamentos, temperamentos, purificando e santificando no que constitui um novo caráter transformado. 

Temos, portanto este imenso desafio a ser concretizado em nosso meio evangélico, tal qual Elias reedificou o altar em ruína, assim como Neemias reedificou os muros fendidos de Jerusalém, também é nosso dever levantar o tabernáculo de Davi (Estrutura espiritual) que está caído, Ref At 15.16. Estamos contemplando o limiar de um novo milênio sob uma perspectiva digital, informações com imagens ao vivo via internet de um mundo globalizado, é uma verdadeira explosão atômica da ciência cibernética, naufragando a fé e a esperança de muitos, e acima de tudo trazendo o complicado conflito ideológico de geração invalidando as verdades absolutas e inserindo as verdades relativas. Para finalizar quero ressaltar que a nossa compreensão e interpretação bíblica precisa ser reavaliada, reformulada, redefinida, e bem apropriada para melhor atender aos anseios contraditórios da geração clonagem. Ref Ez 21.7. Estamos famintos e sedentos e corremos o risco de comer qualquer vento de doutrina, daí vem a urge-necessidade de traçar esse super projeto, não de passar momentos com Deus, mais desfrutar de uma vida plenamente conservada irrepreensível diante Dele, Ref I Ts 5.23. Que evidentemente nos proporcionará a graça de gozar da sua natureza Divina, pelas quais Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas. Ref II Pe 1.4.
João Pessoa - PB
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