Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O lugar mais difícil de se pregar

Copeiro do Rei escreve...

Se eu vos disser que o lugar mais pedregoso de se pregar o evangelho é na própria casa, é bem provável que afirmes. Talvez uma base bíblica vinda do próprio Cristo nos dê claridade e motivo para tal questão: "profeta de casa não tem valor"; ou dos nossos vizinhos católicos: "santo de casa não faz milagre." 

Nunca foi fácil viver o evangelho dentro de casa. Nossa lepra sempre é colocada à mostra quando chegamos diante de nossos familiares, como foi no caso do oficial Naamã. Quando este saía para a rua, para os seus afazeres diários, sua farda mui condecorada e suas divisões eram o suficiente para impor respeito e tremor diante de todos. Com sua vestimenta militar e suas honrarias era um homem mais do que comum na sociedade; sem elas, mais um leproso. Naamã, quando chegava em sua casa, era obrigado a tirar sua pesada farda para dar lugar às feridas que eram vistas pelos seus familiares. Não era fácil ser o mesmo para todos. Ele precisava assumir uma identidade só, mas seu ego, seu passado de glórias militares não permitia isso. No entanto, sua esposa e filhos contemplavam e recebiam a pior cena: o casco de um homem com suas feridas pra conviver. 

Naamã é uma personagem familiar. Quantos saem das igrejas cheios de condecorações e "vestes brilhantes da glória de Jesus" – ironicamente falando, mas quando chegam em suas casas, voltam como se nada tivessem ouvido? Estamos num tempo de crise. Aviso mais uma vez: Estamos vivendo num período complicado! Minha notícia não é para mudar nossa antiga convicção, mas para nos alertar sobre a crise que se alastra nos templos evangélicos e, agora, católicos, sobre a invasão de bênçãos sem cruz e a ausência de cruz no cristianismo do Cristo. 

Certa feita, ouvi a esposa de um pastor dizer: "Estou cansada de ter um pastor em minha casa, preciso que o homem, com o qual me casei, se torne em meu marido e pai de meus filhos." Ouço sobre jovens que não param de falar sobre Jesus dentro de suas casas com o canal da oração, louvores... Conheço mulheres que pregam com a vida em silêncio para os seus maridos não convertidos. Mateus, o coletor de impostos, assim que se converteu, serviu Jesus dentro de sua própria casa. Enfim, não tem sido impossível pregar o evangelho dentro das casas. Existem meios e pessoas com fé para realizarem tal obra ainda nos dias de hoje. Existem exceções! Minha pesarosa notícia, portanto, é: o lugar mais difícil de se pregar o evangelho nestes dias é dentro da igreja. 

Evangelho sem cruz não é evangelho. Jesus sem cruz não é Cristo. Cristianismo sem Cristo não é evangélico. Cristão sem a cruz não pode ser discípulo. Quem quer ouvir isso dentro dos templos hoje em dia? Pastores, líderes evangélicos e de outros segmentos religiosos estão aderindo a diversas teologias para inchar suas igrejas e templos. O número de adeptos crescem absurdamente e todos se vangloriam de realizarem inúmeros cultos por semana e por estarem ampliando a construção para que venham mais e mais sinceros fregueses das bênçãos sem cruz. 

Estamos numa crise do barulho! O evangelho enlouqueceu de vez! As heresias são pregadas constantemente e o povo aplaude como se o próprio Deus estivesse ditando as palavras. Novas profecias são dadas por homens que nem abrem as Escrituras durante o culto e os consumidores ficam satisfeitos com o horóscopo da semana. Dorme-se com um barulho desses?! 

A pregação da cruz dentro das igrejas fica cada vez mais escassa. Pouquíssimos são os mensageiros da boa notícia. Raríssimos os pregadores que cantam e ensinam a cantar enquanto o coro come no lombo, mesmo à meia noite. Não se ouve mais sobre discipulado, mas sobre gravar cd's e dvd's, como receber bênçãos em três passos, como entrevistar um demônio e sapatear em sua cabeça, etc. Não se ouve divulgar os congressos sobre oração, serviço, missões, mas sim sobre adoração, liderança, campanhas dos milagres e curas... Outra coisa: estou farto de ouvir sobre os levitas nas igrejas e ler sobre o assunto. O que se tem pregado nas igrejas sobre a tribo de Levi encontra-se em Heresias, capítulo 3, versículo 2. 

Esgota-se minha paciência com a ausência da palavra cruz nas igrejas. Embora meu apelo não se esgote, minha consciência dói só de pensar que este meu desabafo não mudará muita coisa em nosso meio, a não ser que o Espírito Santo os convença que a Bíblia que tenho lido é a mesma inspirada pelo Próprio (Espírito). 

Muitos ficam admirados com as milhares de pessoas que aparecem nas gravações de astros e celebridades evangélicas, que pensam ser elite do corpo de Cristo. Pensamos nós que no Reino está sendo mesmo investido muito para que almas se convertam. Esquecemos que a porta por onde estão entrando é uma porta um pouco mais ampla. Estão sendo alargadas pelos pregadores das bênçãos sem cruz. A salvação tem se achegado sem a cruz de Cristo. E sem a cruz é impossível haver santidade, Graça, misericórdia, paz, eternidade... Cristo... Deus. (Continua...)
Porciúncula - RJ
Textos publicados: 1 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.