Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O inexplicável ainda acontece

Como em toda caminhada, somos submetidos à uma diversidade de acontecimentos e vivências. A caminhada cristã, todavia, é diferenciada. Experiências tantas vão marcando essa trajetória de modo considerável e extraordinário, uma vez que nela é indispensável a leitura e a observância dos registros sagrados contidos na Bíblia. Acompanhada do querido Espírito Santo numa de minhas meditações recentes, fazia eu a leitura do capítulo um do santo evangelho segundo Lucas, sendo este primeiro capítulo composto de 80 versículos. Lucas descreve a quem se destinam os seus escritos (ao excelentíssimo Teófilo) e as razões pelas quais o faz (para que tenhas a certeza das coisas que te foram ensinadas – v. 2, NVI). No capítulo um encontramos a descrição dos seguintes acontecimentos: "o nascimento de João Batista é predito", "o nascimento de Jesus é predito", "Maria visita Isabel; descreve também "o cântico de Maria", "o nascimento de João Batista" e "o cântico de Zacarias".

À medida que a leitura transcorria, o Espírito Santo me permitia aprender um pouco mais, posto que a Trindade se revela a quem a busca. Que narrativa extraordinária! Oitenta versículos e inúmeras revelações!...Quantos acontecimentos impressionantes marcaram as vidas de quem os vivenciou... Isto ocorreu de modo tão intenso que através dos registros nos maravilhamos e crescemos mais no conhecimento de Deus.

Zacarias era um sacerdote, justo, obediente aos mandamentos e preceitos do Senhor, e era de avançada idade. Zacarias estivera a fazer o seu serviço no santuário inúmeras vezes: transitava num lugar santo e oferecia o incenso ao Senhor. Tinha respaldo para entrar no santuário. O anjo do Senhor diz ao sacerdote que a oração dele foi ouvida, e que ele se tornará pai de João. Aqui começam as minhas inquietações e os meus aprendizados com o auxílio do amado Espírito Santo: por que Zacarias se assustou com a presença do anjo no lugar santo? Há quanto tempo Zacarias orava a Deus pedindo por um filho? Por que um homem tão temente a Deus, que mesmo na sua velhice desejava ser pai duvidou das palavras angelicais? Respostas: Porque todo homem, ainda que seja temente a Deus, não tem a permissão de nivelar-se ao anjo para receber uma mensagem celestial, sendo totalmente compreensível o susto e o temor de Zacarias. É próprio da condição humana pedir e achar-se imerecedor da bênção desejada, desconhecendo o poder ilimitado do Todo Poderoso. Zacarias ficou tão maravilhado que duvidou. Mas Deus mostrou a Zacarias que Ele é o Senhor que tudo governa. Para Deus não existe invalidez. Só Ele tem o poder de modificar e reverter situações adversas. Agindo Ele, quem o impedirá? (Is 43:13). Ah! O agir de Deus nos enche de esperanças, pois se foi possível a Zacarias ter a sua oração respondida, é possível a nós também (desde que nos mantenhamos obedientes aos preceitos divinos, porque tudo é possível ao que crê – Mc 9:23). Deus É e Será Eternamente surpreendente!

A próxima visita é tão (ou mais) fenomenal quanto aquela feita ao sacerdote Zacarias. Do versículo vinte e oito até o versículo trinta e oito, a conversa se dá com Maria, a virgem prometida em casamento a certo homem chamado José. Assim como Zacarias, Maria também ficou perturbada. Novamente o anjo adverte: "não tenha medo" (Lc 1: 29). Mas o acontecimento seguinte é muito mais impactante: a virgem foi agraciada por Deus e ficará grávida, dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Como isso será possível?, pergunta Maria. "O anjo respondeu: ‘O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Filho de Deus’" (Lc 1:35, NVI). Uau! Ao contrário de Zacarias que emudeceu, Maria cantou: "[...] Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, pois atentou para a humildade da sua serva" (Lc 1: 46-48). Veja que ela não se desesperou, não fugiu e nem desmaiou, mas viveu a visitação angelical! Isto só foi possível porque Maria carregava a pureza de uma criança – a criança não tem dificuldade em crer, ainda que a promessa seja absurda. A pureza do coração de Maria foi um dos critérios celestiais usados na referida escolha. Isto nos leva a crer que Deus não escolhe quem está pronto e sim quem está disposto a submeter-se a um processo. Cremos também que Deus escolhe quem Ele quer, porque Ele é soberano (Paulo, o Apóstolo é um desses exemplos).

Zacarias também cantou e abençoou o seu filho João, mas isto se deu muito tempo depois, somente quando ocorreu a circuncisão de João (entre os judeus, a circuncisão ocorre no oitavo dia após o nascimento). Que tenhamos esse zelo e cuidado nos tempos atuais, de proferir palavras de bênçãos sobre os nossos filhos. Que cresçam, que se desenvolvam e que conquistem seus espaços, mas acima de tudo, que sejam tomados do desejo de se encher de Deus!

Sejamos obedientes e irrepreensíveis como foi Zacarias. Sejamos humildes como foi Maria. Dos tais, Deus muito se agrada!
Macapá - AP
Textos publicados: 4 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.