Palavra do leitor
- 08 de março de 2019
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O encargo e a afeição
"...Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho..." (At 20:29).
As lágrimas e admoestações de Paulo (At 20) definem seu encargo e afeição pela Igreja. Também revelam a pessoa e a obra do seu apascentamento, centradas em Cristo. Pedro, seu contemporâneo (que o recomenda em 2Pe 3:15), também teve muito encargo quanto ao apascentamento:
"...Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto..." (1Pe 5:2)
Paulo, antes de voltar à Jerusalém, para ser condenado e preso pelo judaísmo, encorajou os presbíteros a apascentarem a Igreja de Deus, a qual Deus adquiriu com Seu próprio sangue. Como o próprio Pedro diz, no falar de Paulo "...há pontos difíceis de entender... (Sangue de Deus?)", ainda hoje evitados pela cristandade.
Paulo é resoluto em afirmar que só há um Corpo, logo, os muitos membros em toda a terra o compõem. Mas, a cristandade optou por construir currais e confinar as ovelhas em milhares deles, enquanto o modelo do Novo Testamento é resgatá-los do aprisco da religião, jamais para domina-lo, conforme Pedro e Paulo exauriram em suas epístolas.
Apascentar é provisionar comida, água e descanso. Como a ovelha é ruminante (no sentido espiritual retoma a Palavra de Deus, sendo por ela constituída). Hoje há muito ensinamento sobre Jesus, mas, nos Evangelhos, Epístolas e Apocalipse Ele é "Comida e Bebida". O rebanho precisa ser constituído, não apenas doutrinado. Ser bom e ético é postura de todas as religiões; não basta. Há muito rótulo e correção exterior, porém, pouca constituição de Cristo.
Os lobos ferozes coexistiam com as ovelhas já no primeiro século da Igreja. Um deles, Diótrefes, se autoproclamou dono de uma igreja local (3Jo 9). Não precisamos abstrair tanto, apenas sintonizar os vários canais de TV para perceber a alcateia pregando e vendendo reducionismos como evangelho. Nunca se viu tanta distração e degradação.
"Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também, de algum modo, os vossos pensamentos sejam corrompidos e se afastem da simplicidade e da pureza para com Cristo..." (1Co 11:3). Simplicidade é desfrutar o Cristo ressurreto sem os enxertos religiosos, enquanto Pureza é não misturar Cristo com filosofias e psicologias, que mais promovem discussões do que a edificação (1Tm 1:4), além de dividir o rebanho.
As lágrimas e admoestações de Paulo (At 20) definem seu encargo e afeição pela Igreja. Também revelam a pessoa e a obra do seu apascentamento, centradas em Cristo. Pedro, seu contemporâneo (que o recomenda em 2Pe 3:15), também teve muito encargo quanto ao apascentamento:
"...Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto..." (1Pe 5:2)
Paulo, antes de voltar à Jerusalém, para ser condenado e preso pelo judaísmo, encorajou os presbíteros a apascentarem a Igreja de Deus, a qual Deus adquiriu com Seu próprio sangue. Como o próprio Pedro diz, no falar de Paulo "...há pontos difíceis de entender... (Sangue de Deus?)", ainda hoje evitados pela cristandade.
Paulo é resoluto em afirmar que só há um Corpo, logo, os muitos membros em toda a terra o compõem. Mas, a cristandade optou por construir currais e confinar as ovelhas em milhares deles, enquanto o modelo do Novo Testamento é resgatá-los do aprisco da religião, jamais para domina-lo, conforme Pedro e Paulo exauriram em suas epístolas.
Apascentar é provisionar comida, água e descanso. Como a ovelha é ruminante (no sentido espiritual retoma a Palavra de Deus, sendo por ela constituída). Hoje há muito ensinamento sobre Jesus, mas, nos Evangelhos, Epístolas e Apocalipse Ele é "Comida e Bebida". O rebanho precisa ser constituído, não apenas doutrinado. Ser bom e ético é postura de todas as religiões; não basta. Há muito rótulo e correção exterior, porém, pouca constituição de Cristo.
Os lobos ferozes coexistiam com as ovelhas já no primeiro século da Igreja. Um deles, Diótrefes, se autoproclamou dono de uma igreja local (3Jo 9). Não precisamos abstrair tanto, apenas sintonizar os vários canais de TV para perceber a alcateia pregando e vendendo reducionismos como evangelho. Nunca se viu tanta distração e degradação.
"Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também, de algum modo, os vossos pensamentos sejam corrompidos e se afastem da simplicidade e da pureza para com Cristo..." (1Co 11:3). Simplicidade é desfrutar o Cristo ressurreto sem os enxertos religiosos, enquanto Pureza é não misturar Cristo com filosofias e psicologias, que mais promovem discussões do que a edificação (1Tm 1:4), além de dividir o rebanho.
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