Palavra do leitor
- 06 de janeiro de 2022
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O custo da eira
Um dos graves tropeços de Davi favorece uma reflexão simples, mas edificante a quem preserva o puro desejo de compor a casa de Deus (1 Crônicas 21). O pecado com a esposa de Urias semeou a divisão do Reino, mas...
Foi o Censo que lhe trouxe terrível ceifa, pois não viveu para ver o reino ruir com Roboão. Contudo, celebrou o desejo de edificar uma casa ao Senhor, adquirindo a eira de Ornã, o terreno onde fez a sua oferta pelo pecado.
No censo o rei agiu sob a carne, a capacidade de ser independente do Senhor (Gn 6:3, Gl 16,17). Mas, ao negociar a compra do local rejeitou qualquer privilégio no negócio; não ofereceria sacrifício que não lhe custasse nada.
Salomão, que também tropeçou gravemente, compôs Eclesiastes, uma dissertação sobre a carne e aquilo que ela gerou: a vaidade. Por isso Deus providenciou a Piedade, manifestando-se na carne (1Timóteo 3:16), embora sem pecado.
Jesus teve um viver crucificado, nada fazendo independente do Pai. E, para a edificação da Sua amada Igreja exige a quem O segue que negue a autossuficiência, mantendo-a crucificada (Mateus 16:24,25).
O Antigo Testamento é repleto de figuras traduzidas no Novo Testamento, onde Cristo é a realidade do corpo que faz a sombra (Cl 2:17, Ef 4:21). Davi não ofereceu holocausto nem buscou edificar o templo à custa dos outros.
Hoje o templo é orgânico (lavoura-edifício), não mais um prédio de tijolos. É constituído por todas as pedras vivas que passaram pelo Novo Nascimento. O templo é vivo, pois é a Casa de Deus (1Co 3:9, 1Tm 3:15, 1Co 6:19, 1Pe 2:5).
Na edificação as pedras são juntadas. Aqui se estabelece o custo. Como casa espiritual, estar junto não é partilhar um espaço físico, mas falar e fazer a mesma coisa: o único falar e agir dos apóstolos (Ef 2:22, 1Co 1:10, 1Tm 1:3).
Só há um Cristo, um só corpo, um fundamento. Cada pedra viva é edificada com outras, sob o prumo do Construtor da casa, que a constituirá em cidade (Hebreus 11:10). Há muitas moradas (João 14:23) porém, só há uma casa do Deus vivo.
Antes de Davi, no deserto (porém liberto), o povo teve saudade do Egito. Após Daví, libertos, poucos voltaram para Jerusalém; muitos decidiram ficar na Babilônia. Há um chamado para "sair e edificar". Quem quer arcar com o custo?
Foi o Censo que lhe trouxe terrível ceifa, pois não viveu para ver o reino ruir com Roboão. Contudo, celebrou o desejo de edificar uma casa ao Senhor, adquirindo a eira de Ornã, o terreno onde fez a sua oferta pelo pecado.
No censo o rei agiu sob a carne, a capacidade de ser independente do Senhor (Gn 6:3, Gl 16,17). Mas, ao negociar a compra do local rejeitou qualquer privilégio no negócio; não ofereceria sacrifício que não lhe custasse nada.
Salomão, que também tropeçou gravemente, compôs Eclesiastes, uma dissertação sobre a carne e aquilo que ela gerou: a vaidade. Por isso Deus providenciou a Piedade, manifestando-se na carne (1Timóteo 3:16), embora sem pecado.
Jesus teve um viver crucificado, nada fazendo independente do Pai. E, para a edificação da Sua amada Igreja exige a quem O segue que negue a autossuficiência, mantendo-a crucificada (Mateus 16:24,25).
O Antigo Testamento é repleto de figuras traduzidas no Novo Testamento, onde Cristo é a realidade do corpo que faz a sombra (Cl 2:17, Ef 4:21). Davi não ofereceu holocausto nem buscou edificar o templo à custa dos outros.
Hoje o templo é orgânico (lavoura-edifício), não mais um prédio de tijolos. É constituído por todas as pedras vivas que passaram pelo Novo Nascimento. O templo é vivo, pois é a Casa de Deus (1Co 3:9, 1Tm 3:15, 1Co 6:19, 1Pe 2:5).
Na edificação as pedras são juntadas. Aqui se estabelece o custo. Como casa espiritual, estar junto não é partilhar um espaço físico, mas falar e fazer a mesma coisa: o único falar e agir dos apóstolos (Ef 2:22, 1Co 1:10, 1Tm 1:3).
Só há um Cristo, um só corpo, um fundamento. Cada pedra viva é edificada com outras, sob o prumo do Construtor da casa, que a constituirá em cidade (Hebreus 11:10). Há muitas moradas (João 14:23) porém, só há uma casa do Deus vivo.
Antes de Davi, no deserto (porém liberto), o povo teve saudade do Egito. Após Daví, libertos, poucos voltaram para Jerusalém; muitos decidiram ficar na Babilônia. Há um chamado para "sair e edificar". Quem quer arcar com o custo?
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