Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O cristão e o luto

"Jesus Chorou" (Jo 11:35)

Semana passada em minha antiga igreja perdemos 2 senhores que faziam parte dela e que tive o prazer de conviver por uns bons longos anos. Ao perder alguém que se ama muito, como eu perdi meu pai no dia 21/08/2021, começamos a pensar na relação entre o luto e nossa vida cristã. Vivemos uma pandemia que aqui no Brasil já chega a quase 610 mil mortes entre os quais muitos crentes se encontram. Podemos analisar algumas verdades que vemos na bíblia quando passamos por esse período muito turbulento na vida de todos os seres humanos.

Uma primeira verdade que podemos tirar é que o luto é um sentimento humano genuíno. Devemos lembrar que a morte entrou na vida do ser humano atráves do pecado de Adão e Eva. Ao comerem do fruto da árvore da vida condenaram o homem não só a morte espiritual mas também a morte física. Temos várias passagens na bíblia que falam sobre o luto. A mais conhecida é o versículo acima que é conhecido como o menor verso da bíblia. A chorar a morte de seu amigo Lásaro, Cristo não só mostra que ele é humano, mas também que o sentimento de tristeza pela morte de alguém é humano. Como era a tradição no velho testamento, as pessoas se vestiam de saco de pano ee jogavam cinzas sobre si. Davi sofreu e chorou pela morte de seu primeiro filho com Beth-Sabá, Faraó chorou a morte de seu primogenito quando Deus manda sua décima praga para que os hebreus fossem libertos entre outros exemplos (Maria quando da morte de Cristo, Jó quando satanás tirou seus filhos, etc).

Uma segunda verdade é que o pecado trouxe a morte física. Após o pecado original, Deus determinou que a morte rondaria o ser humano. Devido ao pecado do seu povo Deus limita o viver humano em 120 anos (Idade vivida por Moisés), vindo depois disso a morte. Antes os humanos viviam por muito tempo. O próprio Adão viveu mais de 800 anos, Matusalém passou dos 900 anos sendo o humano mais longevo na face da Terra. A morte que era algo anti natural passa a ser natural aos homens e a toda criação. Quando vemos principalmente o Velho Testamento percebemos que alguns pecados resultavam em morte. Moisés perdeu a promessa da Terra prometida por desobedecer a Deus no episódio da reclamação sobre a água.

A terceira verdade é que por mais que a tristeza dure uma noite, a alegria vem logo depois como lemos em Salmos 30:5. A palavra usada pelo samista no hebráico é בקר (boqer) que no sentido figurado quer dizer uma grande alegria depois de um sofrimento. Isso nos ensina que a tristesa pode durar por um tempo, mas Deus vem com seu bálsamo consolador e restaura nossa alegria. Isso não significa que não sentiremoa saudades, mas signfica que por mais que doa a falta, temos uma fonte inesgotável de alegria que encobre esse sentimento.

Que Deus possa confortar você na dor e que possamos falar como o salmista no verso 11 do salmo 30: "Tornas-te meu pranto em dança alegre, tiraste meu pano de saco e me cingiste de alegria".
Brasília - DF
Textos publicados: 3 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.