Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O crente quase sempre tem assunto

Tem muita gente que não tem assunto, porém tem gente que é uma usina de assuntos, são os tais que "falam até pelos cotovelos". Eu não sei o que é melhor ou pior, mas sei que isto é fato. Eu falo muito, mas só falo se o interlocutor estiver interessado em me ouvir, caso contrário eu fico sem assunto, ou seja, sem motivação para "assuntar". Uma das coisas mais lindas que eu vejo é quando uma criança começa a falar. Geralmente criança "tem muitos assuntos" e quase sempre requer a atenção da mãe para o "seu papo de criança". Já me aconteceu algumas vezes de ficar falando sozinho literalmente diante de alguém e a sensação é a pior possível. Uma sensação de inutilidade, desprezo e solidão. Hoje eu falo muito sozinho, mas eu sei que na verdade eu não estou sozinho, pois Deus está bem perto. É uma sensação boa e de liberdade. Nas minhas caminhadas diárias eu falo, canto, oro, choro e até dou risadas. Quem me vê pode me tomar por louco, mas pelo menos eu sou "um louco alegre" e assim vale a pena ter uma certa loucura. Mas tem gente que realmente é sem assunto, não abre a boca nem para dar um "bom dia".

Tem uma piadinha que eu sempre achei engraçada: Um moço ia na casa da namorada à noite, naquele tempo que o namoro era acompanhado e supervisionado pelos pais da moça. O moço quase não falava nada, ficava a maior parte do tempo calado e quando chegava a hora de ir embora ele dizia: "A conversa está muito boa, mas agora eu tenho que ir embora". Tem pessoas que ficam caladas e a gente agradece porque às vezes quando abre a boca não sai nada que presta. Mas é pior quando a pessoa não tem assunto, ou seja, não tem motivo para falar, não tem nada para contar, não tem nenhuma benção para compartilhar. Tem um hino antigo que diz: "Conta as bênçãos, conta quantas são, recebidas da divina mão. Uma a uma dizia-as de uma e verás surpreso o quanto Deus já fez". É um hino muito antigo e um dos mais lindos que eu conheço o qual a minha mãe gostava muito de cantar. (Hino 564 da Harpa Cristã). Eu gosto de cantar e de contar as bênçãos, considerando que cada dia é uma bênção na vida da pessoa que serve a Deus. E não faltam assuntos para quem canta, ora e agradece a Deus todos os dias. Se não tiver com quem conversar, fala com Deus que ele certamente nos ouve e nos atende de acordo com a sua soberana vontade. O que não se deve é ficar sem assunto, sem meditar na Palavra, sem se lembrar dos benefícios recebidos. Essa é uma forma de agradecer, pois quando lembramos automaticamente estamos agradecendo, pois o nosso coração está sentindo gratidão pelo que Deus tem nos feito. O bom filho, o filho grato está sempre agradecendo ao Pai reconhecendo o seu amor e cuidado por ele.

Para o crente, o que não falta é assunto, gosto sempre de lembrar o passado e fazer comparação com o presente. Fico imaginando o que aconteceu nos tempos bíblicos, a prova do amor e do cuidado de Deus, lembro dos profetas, das provações, do sofrimento, de Elias numa cova sendo alimentado pelos corvos perseguido por uma rainha má e por um rei tirano. Penso no cuidado de Deus, mesmo naquele momento tão difícil e complicado. Trago isto para os nossos dias e sinto que o mesmo Deus está cuidando de nós, isto é fato, é objeto de estudo e de compreensão daquilo que Deus quer para cada um de nós. O crente quando está aparentemente sem assunto está orando em silêncio, em espírito e crendo que Deus o está ouvindo. O nosso assunto é com Deus e com aquilo que nos relaciona com Ele. Por isto falamos, cantamos e louvamos a Deus todos os dias.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.