Palavra do leitor
- 23 de agosto de 2011
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O Arcanjo Miguel é Jesus?
Miguel é considerado o maior dos anjos em todas as três grandes religiões monoteístas, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. ... Tradicionalmente ele é considerado o chefe da ordem das virtudes; chefe dos arcanjos; príncipe da presença; anjo do arrependimento, da justiça, da misericórdia e da santificação; e soberano do quarto céu, vencedor de Satanás. ...
Os evangélicos e protestantes em geral consideram Miguel um anjo e, deste modo, um ser criado. Para estes, Miguel seria portanto, uma criatura e, desta forma, seria impossível identificá-lo como Jesus.
As Testemunhas de Jeová combinam uma crença de que Miguel é Cristo com a crença de que Cristo é simplesmente o maior dos seres criados. Muitos se valem desta informação para fazer uma co-relação de forma sinônima à posição teológica-doutrinária dos adventistas quanto ao Arcanjo.
Os estudiosos adventistas do sétimo dia tradicionalmente têm identificado o arcanjo Miguel de Daniel 10:13 com o próprio Cristo. O Comentário Bíblico Adventista declara que embora sua identidade não seja óbvia, "uma comparação com outros textos das Escrituras o identifica como Cristo".
Essa visão está em conflito com o pensamento dominante das outras denominações evangélicas e por isso alguns alegam que os adventistas do sétimo dia não reconhecem completamente a divindade de Cristo. Nada mais leviano e equivocado.
Se os adventistas cressem na suposição de que Miguel é um anjo, e continuassem a identificá-lo com Cristo, estaríam apoiando posições nada ortodoxas sobre a natureza de Cristo, e aí sim, haveria motivo para tais alegações.
Mas quem é Miguel? A palavra significa "Ele é como Deus" e as Escrituras mostram claramente que é Cristo que leva esse nome. Judas (v.9) declara que Miguel é o Arcanjo. Em 1 Tessalonissences 4:16, Paulo declara que quando o Senhor aparecer pela segunda vez para erguer os mortos, a voz do arcanjo será ouvida. De quem é a voz quando os mortos são ressuscitados? - A voz do Filho de Deus (João 5:28). Juntos, esses versos provam que os mortos são chamados das sepulturas pela voz do Filho de Deus, que a voz ouvida então é a voz do Arcanjo, mostrando que o Arcanjo é o Filho de Deus, e que o Arcanjo é chamado de Miguel, de onde se conclui que Miguel é o Filho de Deus.
O Arcanjo Miguel aparece em muitos lugares na Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento, com vários títulos que expressam suas várias funções no plano de salvação (Dan 12:1 ; Ap 12:7 ). O nome Miguel é usado particularmente em situações em que existe conflito sobre o povo de Deus.
Texto compilado e resumido em resposta ao comentário de Leandro Barbosa, leitor e articulista deste espaço. Pelo fato de representar uma visão teológica adventista, optei por escrever diretamente do SDA Commentary.
Fontes primárias
Urias Smith, Daniel and the Revelation, Vol 1, Pág 229.
C. Mervyn Maxwell, God Cares, vol 1, Pág 273.
SDA Bible Commentary, vol. 4, pág. 860, vol 7, pág 706.
Tiago R. Lewis e Evelyn Dorothy Oliver, Angels A to Z, pág 275.
Baseado na lição Bíblica do livro de Daniel, 2004, de autoria de Gerarhd Pfandl.
Os evangélicos e protestantes em geral consideram Miguel um anjo e, deste modo, um ser criado. Para estes, Miguel seria portanto, uma criatura e, desta forma, seria impossível identificá-lo como Jesus.
As Testemunhas de Jeová combinam uma crença de que Miguel é Cristo com a crença de que Cristo é simplesmente o maior dos seres criados. Muitos se valem desta informação para fazer uma co-relação de forma sinônima à posição teológica-doutrinária dos adventistas quanto ao Arcanjo.
Os estudiosos adventistas do sétimo dia tradicionalmente têm identificado o arcanjo Miguel de Daniel 10:13 com o próprio Cristo. O Comentário Bíblico Adventista declara que embora sua identidade não seja óbvia, "uma comparação com outros textos das Escrituras o identifica como Cristo".
Essa visão está em conflito com o pensamento dominante das outras denominações evangélicas e por isso alguns alegam que os adventistas do sétimo dia não reconhecem completamente a divindade de Cristo. Nada mais leviano e equivocado.
Se os adventistas cressem na suposição de que Miguel é um anjo, e continuassem a identificá-lo com Cristo, estaríam apoiando posições nada ortodoxas sobre a natureza de Cristo, e aí sim, haveria motivo para tais alegações.
Mas quem é Miguel? A palavra significa "Ele é como Deus" e as Escrituras mostram claramente que é Cristo que leva esse nome. Judas (v.9) declara que Miguel é o Arcanjo. Em 1 Tessalonissences 4:16, Paulo declara que quando o Senhor aparecer pela segunda vez para erguer os mortos, a voz do arcanjo será ouvida. De quem é a voz quando os mortos são ressuscitados? - A voz do Filho de Deus (João 5:28). Juntos, esses versos provam que os mortos são chamados das sepulturas pela voz do Filho de Deus, que a voz ouvida então é a voz do Arcanjo, mostrando que o Arcanjo é o Filho de Deus, e que o Arcanjo é chamado de Miguel, de onde se conclui que Miguel é o Filho de Deus.
O Arcanjo Miguel aparece em muitos lugares na Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento, com vários títulos que expressam suas várias funções no plano de salvação (Dan 12:1 ; Ap 12:7 ). O nome Miguel é usado particularmente em situações em que existe conflito sobre o povo de Deus.
Texto compilado e resumido em resposta ao comentário de Leandro Barbosa, leitor e articulista deste espaço. Pelo fato de representar uma visão teológica adventista, optei por escrever diretamente do SDA Commentary.
Fontes primárias
Urias Smith, Daniel and the Revelation, Vol 1, Pág 229.
C. Mervyn Maxwell, God Cares, vol 1, Pág 273.
SDA Bible Commentary, vol. 4, pág. 860, vol 7, pág 706.
Tiago R. Lewis e Evelyn Dorothy Oliver, Angels A to Z, pág 275.
Baseado na lição Bíblica do livro de Daniel, 2004, de autoria de Gerarhd Pfandl.
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.
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