Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Artigo publicado em resposta a Amor à vida: um beijo na alienação!

Novela, nó (na) vela...

Concordo com o articulista Fernando Sampaio, no artigo do cimo e de cima, de que “Toda obra novelística [...] tal fato deveria vir acompanhado do compromisso subjacente de educar [...] bem distante da ponte de alienação.” – Pretendo ver algo disso e de outro articulista.

1- Uma citação inclusiva:
§ “Um outro detalhe: o escritor também fez inserções na área das ciências médicas, e parece ter tropeçado ao formar o perfil de uma personagem autista, esta com elevado nível de deficiência no início da trama, mas que nos meses finais da novela teve uma evolução tão extraordinária (alguma medicação nova e potente foi descoberta pela ciência para o autismo ?), que lhe coube o direito a um the end com ´casamento´, bem como a uma exposição de pintura talvez capaz de despertar inveja a muito artista plástico.”
§ Será que, se os novelistas fossem se preocupar com atender à toda realidade desceria bastante a audiência? Será que a verdade, logo a realidade que daí brota, não são ambas, enfim, todas as cousas ligadas à verdade, belas, emocionantes e chamativas?
§ Claro que a literatura ficcionária e quejando podem servir ao próprio propósito do Evangelho. O problema é se a mentira e a maldade estiverem presentes. É aí que a conclusão do articulista em tela acertou em cheio: “a ponte da alienação foi construída também pelo autor na tentativa de desconstruir conceitos e valores que são eternos para aqueles que se dizem verdadeiros seguidores de Jesus Cristo.”

2- Uma incursão precisa:
§ O articulista Luiz Rubem Ferreira de Freitas, dois dias antes, i.é.,em 1º/2, no escrito Eu beijei o Félix. Você não?, tirou de mim o comentário infracitado, que preciso comentar, logo. Portanto, imediatamente, meu comentário, e, mediatamente, o comentário do comentário.
§ 1- É? Não dei ósculo a esse "Feliciano" global!!! / 2- Eu concordo: TV Globo continua uma senhora genial. / 3- Ela é serva do bom (?), em sua grade, no melhor ponto gradual!!! /
§ Respectivamente, respondo que, nem no sentido figurado, dei esse ósculo a esse anti-Feliciano Félix. Concordei com Ferreira de Freitas que a TV Globo está sendo uma senhora genial para muitos brasileiros, até para irmãos, levando a alienação que Fernando Sampaio propôs até para o lado religioso. Mas, essa rede televisiva é como dinheiro, sexo, et caterva, et cetera, et coetera - péssimos “senhores”! -, mas, ÓTIMOS –S-E-R-V-O-S-!-!-!-; a Globo – que, indevidamente, tem sido senhora! – precisa ser aproveitada como serva, para cousas boas, legítimas ou neutras, que ela coloca em sua grade, até o ponto maior e MELHOR gradual. Até mesmo um futebol, por mais que eles falem mal do mau Galvão Bueno, ele é bom e faz um bem aos que gostam de futebol. Para mim, a Globo é minha serva nisso. Assim como não vejo pregações em alguns canais – por quê as leituras bíblica e de outros livros são melhores que tais, e pregação melhor é aquela onde estou vendo o pregador (não que não possa ver pregações em vídeos!...) – jornais “globais” nunca são melhores que noutros canais, e noutras mídias!!! Então, a minha serva Globo só me serve no futebol. Até quando o mesmo jogo está em canal pago, se fico neste é pela imagem, pois melhores as outras cousas são da emissora do Marinho – até os informes dos goals que estão acontecendo noutras partidas... - ...

3- Uma questão respectiva:
§ Respondi ao Sampaio, numa missiva de 6 do 2 p.p., assim:
§ 1- A autista era “ALTISTA”, pois se tornou ALTA ARTISTA? / 2- O autor, pois, posou-se, sim como alto cientista?? / 3- A ação dele é surda a técnico ponto-de-vista???
§ O que para o Sampaio antes perguntei, agora ouso afirmar...

Novela é nó (na) vela não só da fé ou convicção da fôrma-e-forma doutrinais bíblicos, mas, também, nó (na) vela dos valores irremovíveis, como – só para dar mais um exemplo! –, nó (na) vela das melhores informações, na verdade como um todo, que são também emocionantes, e, certamente, até de boa audiência!!!

(Tripas/tri-Paz – 410).
Governador Valadares - MG
Textos publicados: 126 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.