Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Nova vida versus velho homem, o grande combate!

"Se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo" (II Co 5:17).

Este versículo é um dos mais complexos da Palavra de Deus, ele está no imperativo, é uma afirmação, existem dois verbos no tempo presente e dois no tempo passado.

O texto diz que se alguém, qualquer pessoa, está agora,neste momento em Cristo,esta pessoa é nova criatura, ela é, e não será, ou foi, mas é. E coloca no passado duas questões, que as coisas velhas já passaram, já se foram, já era, não irão, mas foi, e que tudo, não se fará, mas já se fez, novo, é quase que automático. 

Questiono então o seguinte, se a Bíblia afirma isso, existe uma primeira questão, estamos ou não em Cristo? E se estamos, porque ainda a nova vida não é vivida com intensidade? São muitos os casos de maus testemunhos, aliás mal não, ridículos testemunhos, escândalos e mais escândalos no nosso meio, um número escandaloso de divórcios entre evangélicos, inadimplência, pessoas totalmente presas no passado, carregando fardos que não são delas,crentes que não conversam com outros irmãos, até pastores já tive informação, de estarem de "mal" com outro, etc...

Não estou dizendo que temos que ser perfeitos, e não quero também colocar outro fardo além dos que já existem,a igreja se é que pode ser chamada assim,é um hospital espiritual, Deus conhece muito bem nossas limitações, nossas fraquezas ,nossos escorregões, porém ele deseja que vivamos a nova vida que ele nos deu de presente. É um presente, assim como a salvação,a vida nova faz parte da salvação, é uma extensão dela.

Ninguém quando ganha um presente, fica olhando pra ele, ou guarda no armário. Imagine você ganhando um presente, você vai abri-lo, uns abrem com jeitinho, outros rasgam o papel, (eu particularmente gosto de rasgar), vem aquela sensação gostosa de surpresa enquanto abre, o que será?

Então começamos a olhar para o presente, sentimos o cheiro de coisa nova, aquele cheiro gostoso, aí você vislumbra o presente, então você agradece quem lhe deu aquele presente com abraços e beijos, e muitos, muitos sorrisos, se for algo de comer, uma caixa de bombons por exemplo, você vai saborear, que delícia, se for uma roupa, você vai usa-la na primeira oportunidade, e vai querer que seus amigos vejam,e tudo mais, isso é normal, você pergunta pro seu parente se está bonito, aí sai pra usurfluir do presente,e se for uma carro então, vichi...aí que nos deleitamos mesmo, a verdade é que, seja qual for o presente nós o especulamos, nós o exploramos.

Imagine então uma nova vida, que presente, devemos vive-la, não nos foi dada pra guardarmos e se encher de poeira.

Talvez este seja um dos motivos pelo qual muitos ainda não conseguiram experimentar esta nova vida, não é apenas parar de beber ou fumar, ou jogar ( isto é uma grande libertação), mas a vida nova tem mais, tem mais de Deus pra nós ...Porque se não experimentarmos uma nova vida corremos o grande risco de nos frustrarmos, de nos decepcionarmos, de cansarmos de nós mesmos, e vivermos uma vida monótona e religiosa, que não tem nada a ver com a nova vida.

E há alguns exemplos na Palavra de Deus que demonstram pessoas que imediatamente ao se encontrarem com Cristo, começaram a experimentar a nova vida, um novo falar, novo sentir, novo pensar, novo proceder, etc... é tudo novo, abriram o presente. Muitos ainda não tiveram tais atitudes e outras mais, e estão perdendo a oportunidade de viver o reino de Deus. Andemos em novidade de vida!

Eis alguns deste exemplos:

Zaqueu – Ao se encontrar com Cristo, logo após, imediatamente,ele disse: Darei a metade dos meus bens aos pobres, e se eu tenho defraudado alguém restituirei quatro vezes mais, e disse isso com alegria, ao que Jesus na mesma hora declara: Hoje houve salvação nesta casa! Ou seja, hoje começa uma nova vida nesta casa, realmente houve um fruto, Zaqueu ao perceber o amor de Deus e o presente que Cristo concedeu pra ele indo em sua casa, logo começou a abrir o presente e explora-lo. Logo vivenciou a nova vida, um novo pensar, um novo agir, um novo sentir, um homem defraudador, agora restituindo pessoas, antes avarento, agora distribuindo a metade do que possuía aos pobres, e olha que era um homem de muitos bens.

Ele resolveu suas pendências, tudo que o atrapalharia de viver a nova vida, ele resolveu, ele concertou, observe que esta parte foi com ele, e não com Cristo, resolva as suas pendências, amado/amada, e você sabe quais são elas, resolva todas, as financeiras, as espirituais, as emocionais, peça perdão, perdoe, construa a ponte do perdão, Deus é poderoso pra te ajudar, esta questão é tão séria que a Bíblia chega a dizer que se você vier ao altar trazer uma oferta ao Senhor, e te lembrares, de que alguém tem algo conta você, não é você ter algo contra alguém, mas alguem contra você, vá e reconcilia-te com esta pessoa, mesmo que ela não queira, faça a sua parte, aí sim volte e entrega tua oferta que será aceita diante de Deus.

Artistas mágicos de Éfeso. 

Leia a 2ª parte desse artigo.
São José Da Lapa - MG
Textos publicados: 34 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.