Palavra do leitor
- 17 de outubro de 2009
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Neo-pós-modenidade e o engano acerca da bondade de Deus
Que Deus é bom, não podem haver dúvidas, pois a bondade de Deus é inquestionável, indiscutívél e inegávél, porém não se pode tirar de Deus a sua soberania dando ao diabo ou a quem quer que seja, o poder sobre os ventos, furacões, tufões, terremotos e maremostos ou tsunames, além de guerras localizadas etc. Deus não é um mero observador das chamadas leis naturais ou da força da chamada mãe natureza, é preciso resgatarmos o que diz o salmista no salmo 52: 8 e 9 "Mas eu sou qual oliveira verde na casa de Deus; confio na bondade de Deus para sempre e eternamente".
9- Para sempre te louvarei, porque tu isso fizeste, e proclamarei o teu nome, porque é bom diante de teus santos. Eu vi recentemente um comercial de tv, onde alguém dizia que Deus não se ultiliza de catastofres ou desastres para punir os pecados dos maus e perversos etc, isto é mentira, todos os fenômenos que ocorrem na terra são em certa medida a aplicação da justiça retribuitiva de Deus. A Bíblia nos diz que Deus pune os pecadores tanto com desastres naturais quanto com os 'realizados pelo homem', desde contratempos e inconveniências do dia-a-dia até enchentes, terremotos, pragas, fomes, nevascas, e assim por diante. Todas as coisas ocorrem pelo decreto e poder soberano de Deus. O elemento humano complica o assunto, porém não para quem lê e afirma a Escritura. O que complica o assunto, para alguns, é que as próprias pessoas usadas por Deus para punir pecadores são, não raro, igualmente ímpias. A Escritura trata disso em diversos lugares. Quando Deus usa o ímpio para punir o culpado, ele também planeja punir esse instrumento da providência no futuro. De fato, Deus move-os para realizar atos adicionais de impiedade e cumprir seu decreto: fazê-los incorrer numa ira ainda maior.
Isso foi demonstrado várias vezes na história de Israel. Quando o povo caiu em pecado e idolatria, Deus enviou nações estrangeiras para massacrá-los e escravizá-los. Mas esses invasores também estavam sujeitos à ira de Deus, e precisamente por terem massacrado e escravizado o povo de Deus (movidos pelo poder divino) que o juízo de Deus caiu sobre eles também, não muito tempo depois. Considere Israel no tempo de Cristo. O Filho de Deus veio e os judeus o assassinaram, dizendo: "Que o sangue dele caia sobre nós e sobre nossos filhos!" (Mateus 27:25). Deus fez com que o pedido deles fosse realizado. Dentro de uma geração, os romanos saquearam e queimaram Jerusalém, e a devastaram completamente. Mas Deus também destruiu os romanos. Esse é o padrão da providência. O rapaz do comercial se esforçava para da uma ideia de que Deus não pune os culpados, isto é o que o diabo quer que nós pensemos. Deus é Bom mas é Justo também e toda maldade será castigada isto chama-se justiça de Deus. Talvez você diga: “Isso faz de Deus um tirano”. Será Deus injusto, a menos que ele se conforme à sua teoria política. Essa própria objeção evidencia a depravação humana, e demonstra que os homens merecem os castigos divinos mais severos. E quem disse que Deus não pode ser um “tirano”? A etimologia desse vocábulo não carrega as conotações negativas que lhe são frequentemente associadas; ele significa simplesmente “um governante absoluto, não limitado por leis ou constituição” (Merriam-Webster). Nenhum pecador merece tanto poder, mas o verdadeiro Deus não pode ter menos que isso.
9- Para sempre te louvarei, porque tu isso fizeste, e proclamarei o teu nome, porque é bom diante de teus santos. Eu vi recentemente um comercial de tv, onde alguém dizia que Deus não se ultiliza de catastofres ou desastres para punir os pecados dos maus e perversos etc, isto é mentira, todos os fenômenos que ocorrem na terra são em certa medida a aplicação da justiça retribuitiva de Deus. A Bíblia nos diz que Deus pune os pecadores tanto com desastres naturais quanto com os 'realizados pelo homem', desde contratempos e inconveniências do dia-a-dia até enchentes, terremotos, pragas, fomes, nevascas, e assim por diante. Todas as coisas ocorrem pelo decreto e poder soberano de Deus. O elemento humano complica o assunto, porém não para quem lê e afirma a Escritura. O que complica o assunto, para alguns, é que as próprias pessoas usadas por Deus para punir pecadores são, não raro, igualmente ímpias. A Escritura trata disso em diversos lugares. Quando Deus usa o ímpio para punir o culpado, ele também planeja punir esse instrumento da providência no futuro. De fato, Deus move-os para realizar atos adicionais de impiedade e cumprir seu decreto: fazê-los incorrer numa ira ainda maior.
Isso foi demonstrado várias vezes na história de Israel. Quando o povo caiu em pecado e idolatria, Deus enviou nações estrangeiras para massacrá-los e escravizá-los. Mas esses invasores também estavam sujeitos à ira de Deus, e precisamente por terem massacrado e escravizado o povo de Deus (movidos pelo poder divino) que o juízo de Deus caiu sobre eles também, não muito tempo depois. Considere Israel no tempo de Cristo. O Filho de Deus veio e os judeus o assassinaram, dizendo: "Que o sangue dele caia sobre nós e sobre nossos filhos!" (Mateus 27:25). Deus fez com que o pedido deles fosse realizado. Dentro de uma geração, os romanos saquearam e queimaram Jerusalém, e a devastaram completamente. Mas Deus também destruiu os romanos. Esse é o padrão da providência. O rapaz do comercial se esforçava para da uma ideia de que Deus não pune os culpados, isto é o que o diabo quer que nós pensemos. Deus é Bom mas é Justo também e toda maldade será castigada isto chama-se justiça de Deus. Talvez você diga: “Isso faz de Deus um tirano”. Será Deus injusto, a menos que ele se conforme à sua teoria política. Essa própria objeção evidencia a depravação humana, e demonstra que os homens merecem os castigos divinos mais severos. E quem disse que Deus não pode ser um “tirano”? A etimologia desse vocábulo não carrega as conotações negativas que lhe são frequentemente associadas; ele significa simplesmente “um governante absoluto, não limitado por leis ou constituição” (Merriam-Webster). Nenhum pecador merece tanto poder, mas o verdadeiro Deus não pode ter menos que isso.
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