Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Nem certo e nem errado

Nem certo e nem errado

‘’Se esperamos, do evangelho, uma cartilha para sermos pessoas cordatas e corriqueiras, creia e creia mesmo, sugiro que não faça sua trilha’’.

Texto de Lucas 16. 01 a 08

As parábolas ou os enredos de uma narrativa, com toque de enigma, discorridas por Jesus, acarretam, em certos momentos, uma sensação de perplexidade. Em outras palavras, o que quis dizer, não faz sentido, parece ter, expressamente, divagado ou viajado na maionese.

Aliás, uma das parábolas proferidas, a do administrador infiel, provoca as mais acirradas polêmicas, porque não se amolda em nada, em nada mesmo, as colocações de um Deus inclinado a justiça, a cumprir com seus compromissos, a ser honesto e verdadeiro, a não se valer de artifícios e de tirar vantagens, por meio de enganos. Então, como encaixar a parábola, aqui, em questão? Atentemos para situação do administrador, porque caso decidisse ir a uma trajetória de esforço, não conseguiria, devido suas condições restritivas e, em contrapartida, não conseguiria pedir esmolas.

Sem sombra de dúvida, observamos uma saudável cutucada de Jesus, com a intenção de romper, de derrubar, de impedir as pessoas de se esconderem nos sistemas, nas caixas, nas gavetas, atrás das portas de onde se encontram os denominados homens e mulheres de bem. Vou adiante, quantos de nós, voltados com o intuito de consertar situações ou compensar escolhas, mergulham num estilo de vida rígido, de fazer, de provar e se esquecem do ser, do coração, da alma, do caminho de ser livre e viver a liberdade das boas novas.

Neste itinerário, podemos retratar pessoas numa busca incessante por, através de uma vida de abstinência, de momentos místicos, de oração, de renunciar a realidade ao redor, como uma maneira de serem agradecidas e merecedoras do acolher e da aceitação. São pessoas movidas vinte e quatro horas para não baixar a guarda, não desistir, não demonstrar nenhum traço de insatisfação e cansaço (ou, como dizem, pau para toda obra).

Noutro lado da moeda, observamos aqueles que se rebaixam, que se diminuem, que se depreciam, que se desfiguram, com a intenção de serem aceitos, porque não compreenderam o quanto se aceitar não significa alienação, mas plena e efetiva libertação promovida pela Graça Jesus Cristo. Quão triste são os cenários de pessoas a procura de sobras da comunhão, de uma paixão doentia, de um relacionamento simbiótico e anulador de sua individualidade, de seu eu, de sua história.

Eis um dos ensinos da parábola do administrador infiel, todos nós, eu e você, estamos no mesmo barco, na mesma caminhada, nas mesmas ladeiras, na mesma vida e realidade, com lágrimas de quem não esperávamos, com não (s), com abandonos, com incertezas, com vazios, com decisões que não foram boas (a profissão, o casamento, as amizades, a família e tantas nuances de situações que nos definem).

De notar, Jesus Cristo nos leva para consideração de estarmos no mesmo patamar, no patamar da humanidade, de seres humanos, com limitações e imperfeições, com receios e traumas, e, logo, a questão não se pauta em adotar uma postura fechada e ativa, como se nada nos atingisse, como também não nos anularmos, não trancarmos nosso eu e nossa liberdade para pedaços de atenção e acolhimento. Digo isso, em virtude de a Cruz se o chamado para todos, com seus altos e baixos.
São Paulo - SP
Textos publicados: 204 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.