Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Não suporto gente arrogante e se for pastor...

Não tenho problemas com gente rica, porque dinheiro não é sinônimo de educação. Com recursos financeiros você procura a educação, mas não são esses recursos por si só que te garantirá um "espírito educado". Com dinheiro você poderá ampliar sua mente através do estudo, do conhecimento cultural, enfim, tratar melhor as outras pessoas de pensamentos diferentes e classes sociais distintas, pois uma boa educação, que envolve não apenas conhecimentos aprendidos nas salas de aula, te faz ser uma pessoa melhor.

O problema é que gente rica muitas vezes é arrogante. E essa arrogância não vem do dinheiro, mas dá má educação da pessoa. O apóstolo Paulo instrui Timóteo a exortar os ricos da seguinte forma: "Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis, que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna" (2a Timóteo 6: 17-19).

Não vejo problemas em um pastor ser rico, ou ser classe média, ou ser pobre. Acredito que tudo depende do nível social das pessoas que ele pastoreia. Não acho justo um pastor que convive com “barões” ganhar pouco, pois o ambiente em que ele está inserido requer dinheiro. Também não acho justo um pastor de igreja em que os membros sejam de classe social mais baixa ter um salário acima da média dos irmãos da igreja. Acredito que tudo está no equilíbrio.

O grande problema é quando os pastores com condições financeiras melhores passam a tratar as outras pessoas e, inclusive, colegas de ministério como se todos fossem inferiores a esses pastores. Gente com espírito arrogante que não aceita opinião de ninguém, que não ouve ninguém fora de seu rebanho, que emburrece apropria alma com tanta soberba, que solta veneno com o olhar e trata seu carro como a coisa mais importante de seu ministério.

Pastores que desejam “bom dia” sem olhar nos olhos, com nariz altivo, que só falam de sua moto/carro de última geração, são pessoas estúpidas e, pasmem, até mesmo para pessoas incrédulas que possuem uma educação melhor, esses são pastores considerados hipócritas e de “pouca inteligência”. Gente instruída e com educação (note a distinção entre instrução e educação) não suporta gente arrogante, porque a arrogância é algo ignorante, feio e patético. Patético porque na vida não existe ninguém melhor do que ninguém, mas ainda tem gente burra que acha que dinheiro faz alguém ser superior.

É por isso que na Bíblia diz que “o amor do dinheiro é a raiz de todos os males” (2ª Timóteo 6:10), diz também que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus. Simplesmente por causa da arrogância desses ricos. O que leva uma pessoa a não agradar a Deus não é o dinheiro, mas o espírito porco da arrogância.

Paulo adverte Timóteo a dizer aos ricos que façam boas obras, que alimentem os necessitados, que ajudem os doentes. Pois isso é sinônimo de amor, sinônimo de conversão genuína a Cristo. E pastores deveriam ser os últimos a serem arrogantes. Aliás, não deveria nem existir pastores arrogantes, porque eles dependem do emprego das ovelhas. Mas sei que tem muito pastor que trabalha na igreja, estão sempre usando seus dons, seja como psicólogo, como médico, dentista, engenheiro, pedreiro, enfim, trabalham mesmo nas suas igrejas. Sei que tem pastores que fazem muitas visitas, evangelizam muito, ocupam as manhãs e as tardes com trabalhos em prol do Reino e que merecem, sim, um salário digno.

Eu queria entender por que tem pastor que não tem tempo para nada, mas para conversar e tomar um cafezinho com os irmãos ricos da igreja tem tempo de sobra. Queria entender por que muitos pastores não ouvem ovelhas que não têm muitas condições financeiras. Gostaria de entender por que tem tanto crente nas igrejas há anos trabalhando para Deus e quando se converte alguém rico esses novos convertidos logo ocupam cargos de confiança. Gostaria de entender por que Paulo diz que os “ricos devem ser comunicáveis” e esses pastores arrogantes são incomunicáveis.

Não suporto gente arrogante e se for pastor, minha raiva é ainda maior. Pastores que não utilizam o porta-malas do carro para não danificar? Esse foi o maior absurdo que já ouvi! Pastores que não levam três pessoas no banco de trás do carro porque vai ficar pesado o carro? Esses carros de última geração já são construídos pensando nisso! Pastores que querem atendimento VIP em Projetos Missionários? Pastores que não deitam no colchão no chão das escolas como todos os projetistas não são dignos de receberem os dízimos que esses mesmos projetistas doam de coração!

Não suporto pastores arrogantes! São todos dignos de irem para o inferno!
- AC
Textos publicados: 13 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.