Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Nada fácil

Considerando algumas palavras de Jesus, entendemos que nada é fácil na vida cristã.
Ele valorizou a oferta da viúva pobre quando os mais abastados ofereciam quantias muito superiores. “Estando Jesus a observar, viu os ricos lançarem suas ofertas no gazofilácio. Viu também certa viúva pobre lançar ali duas pequenas moedas; e disse: Verdadeiramente, vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque todos estes deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento. Lc 21.1-4. Não temos condições de ler o coração nem a mente de ninguém, mas Jesus distinguiu dois quadros entre os ofertantes: de um lado, os ricos, cuja oferta depositada não lhes faria falta alguma, e, de outro, a viúva que entregava tudo sem se preocupar com o dia seguinte, demonstrando interesse no trabalho do reino e plena confiança no Deus a quem servia, sabendo que no dia seguinte a sua provisão viria do Deus provedor (Não estou aqui aconselhando ninguém a doar tudo).

Ele criticou os escribas e fariseus que eram fiéis dizimistas porque não exerciam misericórdia. “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!” Mt 23.23. Aqui o Senhor Jesus distinguiu dois quadros na mesma pessoa: o exterior, revestido de aparência, hipocrisia e simulação de religiosidade de alto nível, e o subjetivo, o interior, desnutrido de misericórdia, justiça e fé (Não estou aqui aconselhando ninguém a deixar de entregar o dízimo).

Jesus assegurou dificuldades a quem quiser segui-lo. Mc 8.34 “Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”. Esse quadro é bem diferente. A imagem de quem carrega uma cruz deve ser esculpida com diferentes proposições capazes de atrair olhares que visualizam caráter e testemunhos do seguidor de Cristo.

Ele asseverou que o mundo odeia não só ele mas também seus seguidores. João 15.18,19 “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia”. Essa é uma proposta de arrepiar, pois quem se aliena das iguarias do mundo e se une a Jesus vai ter problemas de relacionamentos. Certo dia, vi uma cena de rejeição de amigos e da família, quando disseram a um seguidor de Jesus numa linguagem bem escarnecedora: “Esse aí, agora não é mais dos nossos. Não fuma, não bebe e não participa mais das nossas farras. Passou pra lei de Cristo, que proíbe tudo”. O certo é que muita gente não difere imundícia e santificação.

No serviço pastoral, às vezes a gente encontra alguma repreensão antecipada. Certo dia, fui visitar uma pessoa amiga em um hospital e quando eu disse: Como vai? A resposta foi: “Tudo bem, mas política, futebol e religião não se discutem”.

Nada fácil. A caminhada cristã tem na verdade algumas orientações de Jesus que não são fáceis e para afunilar mais as dificuldades de seus seguidores ele disse em Lc 13.24 “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão”.

Não é fácil, mas encontramos esperança e segurança da nossa salvação quando Jesus afirma em João 6.47 “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna”.
Campo Grande - MS
Textos publicados: 50 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.