Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Nação santa

"Todos os que pertencem ao povo de Deus são profetas, no sentido de que todos desfrutam do conhecimento de Deus através de Cristo e por meio do Espírito Santo" (John Stott). Este pensamento de Stott é o que denominamos de "mensagem do dia".

E a "mensagem eterna" correlata é: "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (I Pedro 2. 9).

Sim, Nação Santa, mas Deus aqui, através de Pedro, não está se referindo a Israel. A quem se dirige então, como Nação? Ao Brasil, aos Estados Unidos, à Grecia, à Alemanha, etc.? NÃO!

Não se dirige a nenhuma delas, especificamente, e nem a uma eventual união entre elas, como é o caso da União Europeia, do Mercosul, da Nafta, da Liga Árabe entre outras.

Deus, com essa Palavra, está se dirigindo a todas essas nações, e a todas as outras, e não ao "povo politicamente organizado". Ele está se dirigindo, em particular, a pessoas "separadas" em todas elas, para o serviço de Deus. Mas, o que são pessoas "separadas"?

São aquelas que a Bíblia, em seu contexto, chama de "santas", ou explicando melhor, através da ordem direta das palavras: biblicamente, "santas" são as pessoas que "se separam" para dedicar suas vidas ao Senhor Jesus, ao Reino de Deus, é o que se chama "igreja", que é [são], independentemente da instituição cristã a que estão ligadas, vidas que se converteram ao Senhor Jesus [o novo nascimento ao qual o Senhor se referiu em João 3], e se dedicam a trabalhar para levar outras pessoas a Cristo, sendo denominadas o "corpo de Cristo", ou melhor, os membros do Corpo de Cristo, também chamado “igreja”.

A título de esclarecimento, essa “igreja” não é o prédio onde as pessoas se reúnem para celebrar Jesus, nem é uma ou outra denominação [segmento] do cristianismo. Igreja, como definido na Palavra de Deus, a Bíblia, e mencionada no parágrafo anterior, é a união de pessoas de diferentes denominações cristãs e lugares que formam o “Corpo de Cristo”.

Então, neste contexto, somos "nação", não o "povo politicamente organizado", mas o povo "espiritualmente unido, salvo e sob o Senhorio de Jesus".

Essa Palavra de Deus chama-nos de raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus. Assim, uma vez convertidos ao Senhor Jesus, somos, individual e coletivamente, "raça eleita", somos "sacerdotes reais", somos "nação santa", e somos "povo de exclusiva propriedade" de Deus.

Nessas condições, surgidas através da Nova Aliança de Deus com a humanidade, quando somos remidos da escravidão e do exílio, passamos a gozar dessas bênçãos: o privilégio de sermos povo escolhido; passamos a participar do reinado de Cristo, e do seu sacerdócio, e nos constituímos exclusiva propriedade dEle.

Isso nos dá condições [dever] de participar do anúncio das boas novas do evangelho, missão que Jesus nos outorgou no "ide" [aliás “indo”], poucos momentos antes de ascender ao céu, do que já tratamos antes (*).

Somos sacerdotes [profetas], no verdadeiro sentido bíblico da palavra "profeta", que não é quem prediz coisas futuras, mas é quem transmite ao povo o que Deus lhe revelou para ser compartilhado com a humanidade.

Assim, anunciemos as virtudes daquEle que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz.

(*) A referência ao artigo anterior não se refere a este “site”, mas ao nosso blog, abaixo identificado.

www.sefiel.com.br
São Paulo - SP
Textos publicados: 812 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.