Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Mistura explosiva I

O tema adoração, sem dúvida alguma, é um dos mais lidos, falados, estudados, e por que não dizer, cantados hoje em dia. E por sinal é bem isso mesmo. Somos a conseqüência do que adoramos e por toda a Bíblia vemos nitidamente este fato: no Antigo Testamento, o povo tornava-se forte e próspero quando se voltava em adoração para Deus e, ao contrário, ficava vulnerável, pobre e escravo quando virava as costas para o Senhor e adorava outros deuses.

Quando penso em adoração, não penso num gênero musical, pois a cada nação Deus tem dado uma forma musical, ainda que o inferno tenha distorcido muita coisa. Entretanto, na essência, foi o próprio Criador que agraciou as culturas com um colorido musical. Todavia,  penso numa prática de vida, em ações que vão muito, muito além do cantar e dançar.

Ao olharmos para a Palavra de Deus, encontramos muitas atitudes humanas de grande valia para nossa vida, como fé, obediência, temor, alegria, atitudes repletas de virtudes, e por outro lado temos outras, como medo, incredulidade, desobediência, etc., cheias de nocividade. E se juntarmos estas práticas com a adoração? Que mistura teremos? Creio que uma mistura bem explosiva!

Um bom exemplo disso é uma situação em que o rei Davi esteve envolvido, onde a arca era conduzida para Jerusalém (II Sm. 6). Aqui vemos bem esta fusão de adoração com outra atitude, e também no que resulta esta mistura. A arca é encontrada, Davi reúne uns trinta mil, e resolvem trazer a arca novamente; até aí tudo bem. Colocam a arca sobre um carro novo, e Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o Senhor, com cânticos e toda a instrumentalidade musical da época. O problema não estava na arca, nos cânticos, nos instrumentos, mas em não obedecer ao Senhor, pois a arca deveria ser carregada nos lombos dos levitas, e nunca sobre um carro, mesmo que ainda fosse "zero quilômetro".

Note que a adoração somada à falta de temor (desobediência) resultou na morte de Uzá, pois se a arca não estivesse sobre o carro, ele não morreria. Adorar o Senhor sem temor, obediência, fazendo do nosso jeito, certamente acabará em morte. "Bem, é adoração, vamos cantar, dançar, é para o Senhor mesmo!". Não! Não é dessa forma! Não misture adoração com falta de temor, pois os danos serão irreparáveis.

A arca ficou na casa de Obede-Edom, pois Davi se contristou (vs. 8), e logo veio o temor do Senhor sobre Davi (vs. 9). Passado algum tempo, o rei segundo o coração de Deus, Davi, resolve fazer da maneira do Senhor. Bois e carneiros são sacrificados e agora a arca é conduzida nos ombros dos levitas e o povo, juntamente com o seu rei, adoravam ao Senhor ao ponto do próprio Davi não conter-se por tamanha alegria, juntar-se ao povo e sair dançando em meio a multidão. Note que agora a mistura de adoração e temor resultou numa mistura muito mais explosiva. Adoração com temor traz alegria.

Com isso aprendemos que adoração com desobediência produz morte, mas adoração com temor produz alegria, pois alegria não é um início e sim um resultado. A alegria foi tanta que o próprio rei distribuiu ao povo pão, carne e um pouco de vinho.

Estas misturas não param por aqui, em toda a Bíblia as encontramos, mas isso já é assunto para outro dia. Adore ao Senhor com temor e obediência, pois certamente esta mistura produzirá alegria do Senhor dentro de você.
Araranguá - SC
Textos publicados: 40 [ver]
Site: http://www.prmoisesbrasil.blogspot.com.br
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.