Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Marca [ou mácula] olímpica?

Está em curso, na França [02.08.24, quando escrevo esse texto] mais uma Olimpíada; são jogos, práticas esportivas individuais ou coletivas disputadas, quadrienalmente, desde a Grécia antiga, por delegações de todos os países.

Nesses jogos são estabelecidos recordes [marcas] que representam as melhores performances durante toda a história desse evento; é praxe que cada atleta ou equipe busque conseguir ultrapassar essas marcas, esses recordes fazendo jus a premiações/medalhas.

O evento é iniciado com um desfile das equipes mostrando, homenageando símbolos nacionais de cada delegação: trajes, dança, música, contos, ritmos etc.

Esse evento tem simbolizado valores/princípios culturais, éticos, morais e espirituais vigentes em todo o mundo civilizado; valores esses que se contrapõem à violência, ao deboche, ao escárnio.

No evento, ora em marcha ocorreu um triste episódio que contrariou os princípios não só olímpicos, mas também maculou o devido respeito que tem que ser dado ao nosso Deus.

O mundo todo assistiu a uma exibição sarcástica, exibição essa querendo representar a "Última Ceia" do Senhor Jesus com os discípulos – não convém entrar em detalhes, não é cabível descrever a triste ocorrência.

Esse horrendo episódio me remete à Palavra de Deus, que, pela pena de Paulo, diz claramente ao seu discípulo, Timóteo, que detestáveis tipos de procedimentos, como esse, ocorreriam no tempo do fim, como de fato estão ocorrendo, Palavra ora transcrita:

* "Os males e as corrupções dos últimos dias

1Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,2 pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes,3 desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem,4 traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus,5 tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.6 Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões,7 que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade.8 E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé;9 eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles.

* Paulo elogia a Timóteo por sua firmeza e o exorta a permanecer leal à verdade

10 Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança,11 as minhas perseguições e os meus sofrimentos, os quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, — que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor.12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.13 Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados" (II Timóteo 3. 1-13).

Que o nosso Deus e Pai, que "renova as suas misericórdias a cada manhã" (Lamentações 3. 22-23) estenda suas misericórdias a esse povo incréu; quanto a nós, cristãos, permita Ele que sigamos o conselho dado, por Paulo, a Timóteo nos versículos 14 a 17 e nos versos 1 a 5 do capítulo 4, abaixo transcritos:

* A inspiração, valor e utilidade das Santas Escrituras

14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste15 e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."

* Capítulo 4. 1-5:

"1 Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino:2 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.5 Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério".

Concluindo, apelo a todos que dobremos os joelhos, em oração, no sentido de nos dispormos a cumprir a Missão que o Senhor Jesus ordenou a cada um de nós e a todos, do IDE:

• Ensinar/fazer discípulos (Mateus 28.19);

• pregar a toda criatura (Marcos 16. 15);

• testemunhar até os confins da terra (Atos 1. 8), o que já é possível face ao atual avanço tecnológico.

Cabe-nos repetir: Eis-me aqui Senhor, envia-me a mim (Isaias 6. 8).
São Paulo - SP
Textos publicados: 817 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.