Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Manual da Fé Cristã

Li em uma guarita uma expressão composta apenas de duas palavras: ‘Pense Positivo’! Conservei por muito tempo em minha mente estas palavras, sobre cujo significado tenho refletido. Tal reflexão não significa que concordo com a teoria do pensamento positivo, a lei da atração ou, esteja concordando com a mente doentia dos pregadores da teologia da prosperidade. Tal pensamento é mostrar a diferença entre o joio (frases de efeito), que tem proliferado o trigo, ‘fé’ cristã.

Se caminharmos pela linha que alguns chamam de pensamento lógico; as palavras “pense positivo”, leva-nos ao estado de otimismo (tudo vai bem, nada de mal vai acontecer). Realmente, se há alguém que deva pensar positivamente, encarando a vida sob o ponto vista otimista, essa pessoa é o cristão. Mas o otimismo do crente deve ser consciente, fundamentado nas Escrituras, e, é bem aqui, que o crente precisa diferenciar o trigo do joio, por sinal, bem parecidos; há muitos que comparam as frases de efeitos técnicas, como se elas fossem fé. Não são poucos os textos escriturísticos que são usados como pensamentos positivos ou frases de efeitos: ‘posso tudo’ – Deus te colocou como cabeça – Deus é fiel – foi Deus quem me deu – você nasceu pra vencer e por ai vai. Mas essas frases vão caindo em desusos até aparecer outra. Mas por quê? Porque são usadas tecnicamente, e ditas por impulsos, e o elemento fé, não é inserido no discurso.

A nossa mente é diuturnamente bombardeada com frases de alta estima e isso é muito bom, mas o cuidado que precisamos é não perder o foco da Palavra de Cristo, ‘pois é a palavra da fé que pregamos’. O sistema que gera fé é a Palavra Viva, ela não cai em desuso. Devemos começar por nós mesmos a interagir-mo-nos com a Palavra, de fé em fé, como está escrito: o justo vive por fé e não por vista. Li alguma coisa de William James um dos primeiros psicólogos americano, ele disse: “O inferno que a teologia ensina que muito vão enfrentar na outra vida, não é pior do que o inferno que criamos para nós mesmos neste mundo, de moldarmos a nossa personalidade à pessoalidade alheia”. Cristo declarou: ‘Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século’ Mt 28. 20. Ele sim é o modelador de caráter.

Nossa fé, portanto, não pode ser vaga, nem deve firmar-se no poder da vontade, como pretendem alguns ditos populares: Um dia eu chego lá – hei de vencer – querer é poder – toca no altar – 100% Jesus; isso não passa de pensamentos vago e poder da vontade; mas deve sim, basear-se na certeza da presença divina em todos os momentos de nossa existência, companhia essa que nos assegura a vitória de problemas mais difíceis com os quais nos confrontamos. Precisamos ter fé em meios as interpérias várias, a situações aparentemente insolúveis que veem ao encontro do crente, pois só assim podemos afirmar, que em ‘todas essas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou’ Rm 8. 37.

Na verdade, o crente tem tudo para viver uma vida fundamentada na fé, possui o Deus que o ama e que é detentor de imutabilidade e atributos (o que é próprio de um ser), os onis da divindade, atributos naturais e atributos morais, que O credencia a garantir-nos, vitórias cada vez maiores nas interpérias da vida e até mesmo nos confrontos direto com o inimigo de nossas almas, tornando-nos possível, com ousadia, dar o grito de conquista: ‘Tudo posso naquele que me fortalece’ Fl 4.13; ‘Lançando sobre Ele toda a nossa ansiedade’ 1 Pe 5. 7; e as entrelinhas de 2 Co 2. 4 diz: ‘Deus em Cristo, sempre nos conduz em triunfo’. A nossa macha é Triunfal. Ai eu tenho que dar glória!

A Escritura, além de ser a mensagem salvadora para o pecador, é, também, o manual da fé do verdadeiro cristão no mais amplo sentido da palavra e, estímulo por excelência a uma vida alegre e bem sucedida. Acredito não ser preciso ao cristão, ficar folheando livros de alta estima à procura de frases de efeitos para aplicação no seu cotidiano e nem consultando horóscopos como se o tal cristão fosse um cartomante, se as Escrituras, possuem todos os ingredientes satisfatórios para uma vida espiritual e material saudável.

Deus que nos criou, cuida e zela por nós, Ele cuida da natureza, dos animais e toda criatura inferior, não cuidaria dos humanos que são mais importantes; crente de pequena fé? Ele pode transformar situações não muito boas que estejamos porventura vivendo, fazendo até mesmo que uma aparente derrota redunde em estrondosa vitória. Pode manter-nos confiantes na paz e no êxito total, por mais negro que seja o nosso caminho. ‘É nas noites mais escuras que as estrelas brilham mais’. Nos momentos agudos do meu ministério, a minha esposa sempre me confortava e encorajava-me dizendo: ‘Reconheça o inimigo ao entrar na batalha, mesmo que as vezes te sintas vencido, mas pela fé conquistarás a guerra, estejas seguro naquilo que que você crê: pregue e viva isso, nunca jamais espere que Satanás diga amém.
São José De Ribamar - MA
Textos publicados: 80 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.