Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Ler e escrever é um grande prazer

A gente escreve e curte o que escreve, mesmo sabendo que raramente alguém vai ler. Geralmente o normal é quase ninguém ler, afinal são letras, ou símbolos, que formam palavras, é muito esforço e ainda tem palavras difíceis de entender. Afinal, para que ler? Alguém já me disse: ler não enche barriga de ninguém. Mas a leitura não é para encher a barriga. A função da leitura é informar, trazer conhecimentos, informações e melhorar a auto estima da pessoa. A leitura é fundamental. No meu tempo de primário a gente lia em voz alta na frente da classe e valia ponto.

Estudei no tempo dos governos militares (1964/1985) quando o Brasil teve um grande avanço em todos os sentidos. A maioria das estradas, pontes e ferrovias que temos hoje foram construídas naquele tempo. Vivi naquele tempo e posso dizer isto sem medo de errar. Ler e escrever, além de tudo que nos oferece, é um grande prazer. Tem coisas que a gente não sabe, mas imagina. Muita gente visualiza os textos, mas não os lê. A leitura é um exercício no qual toda a nossa função motora participa. Para uma pessoa ler é preciso ver, se esforçar, às vezes reler, buscar, entender, pesquisar, se cansar e até sorrir ou chorar. É um exercício muitas vezes complicado, cansativo e pode ser muito demorado. Mas, como diz o título: "Ler e escrever é um grande prazer". O processo da leitura é muito antigo, vem de tempos imemoriais das mais diferentes formas, muitas vezes empregando diferentes sistemas e processo. Os livros não eram como são hoje e também não eram tão baratos e comuns como hoje são. Mesmo no meu tempo de adolescente era difícil adquirir um livro, talvez por isto se lia mais a Bíblia do que hoje se lê. Mas, enfim, chegamos até aqui e, além de ler, ainda podemos escrever, que é um aprendizado longo e cansativo. Normalmente eu não tenho muita dificuldade porque, em geral, escrevo o que vem na minha cabeça, costumo misturar os assuntos e depois fazer um paralelo entre eles.

Não fico buscando palavras difíceis, mesmo quando escrevo versos eu não me preocupo com rima e às vezes misturo os temas, como numa salada e geralmente fica bom porque tudo depende do tempero. Se escrever às vezes é complicado, ler é bem mais. Muitos alunos não leem quase nada e não escrevem nada. A educação hoje está muito politizada, muitos aproveitam as escolas, as Universidades tão somente para fazer política, daí a pobreza intelectual que existe hoje. Mas ler e escrever é um exercício muito bom e gratificante. Eu, alguma vezes peguei papel na rua para ler e se eu não pegasse eu obviamente não saberia o que estava nele e depois iria me cobrar muito de mim. Certa vez andando numa das ruas de Belo Horizonte eu fui atraído por uma folha de um livro, me abaixei, peguei e era um poema de Cecília Meireles, o poema "Sugestão". Limpei a folha, dobrei-a e devo tê-la comigo até hoje. Isto já tem mais de 40 anos, eu era bem jovem. Sempre fui assim e não vejo necessidade nenhuma de mudar esse meu jeito. Se tanta gente não lê não será por isto que eu vou deixar de ler, afinal, cada um tem a sua cabeça e o seu entendimento, ou a sua falta de entendimento.

Na Bíblia encontramos vários textos em que pessoas estavam lendo, nem é preciso citar nenhum desses textos. Sabemos que o ato de ler, a necessidade da leitura vem de muito longe. Hoje quem não lê não tem como saber e terá dificuldade até de tomar um ônibus ou de atravessar uma rua. Na verdade, eu tenho pena de quem não lê, pois certamente isto lhe fará falta no seu dia a dia. Fico imaginando uma pessoa que não sabe ler, um analfabeto tanto no sentido total quanto o analfabeto funcional. Pior do que ser um analfabeto é a pessoa saber ler e não se importar com a leitura, não se dedicar à leitura. Este, sim, é o verdadeiro analfabeto. E no Brasil tem muita gente assim. Infelizmente tem.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.