Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Lembrai-vos do cego Bartimeu!

Há passagens bíblicas nas quais Jesus operou o milagre da cura da cegueira (em duas pessoas).

Houve um cego em Jericó, conforme citado em três dos quatro Evangelhos, que não descreveram a origem da cegueira de um homem chamado Bartimeu, em contraste com o cego em Jerusalém, identificado como portador da moléstia desde o seu nascimento (João 9:1-34).

A passagem abaixo expõe o milagre realizado pelo Senhor no cego em Jericó:

Lucas 18:35 "E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando. 36 E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. 37 E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava. 38 Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. 39 E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! 40 Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe, 41 Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja. 42 E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou. 43 E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus".

O que aprendemos com milagres deste gênero é o quanto O Pai ratificou e legitimou a autoridade concedida ao Seu Filho Unigênito (segunda pessoa da Trindade), que inclusive levou um outro cego (e de nascença) afirmar depois de ter sido curado por Jesus: João 9:32 "Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença. 33 Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer".

A Bíblia não expõe com mais detalhes qual era o nível de conhecimento que o cego Bartimeu possuia acerca de Jesus. Certo é que a sua própria cegueira biológica não o impediu de "enxergar" com os olhos da fé e aproximar-se Daquele (Jesus) que lhe abençoou duplamente (física e espiritualmente) quando lhe disse: Lucas 18:42b "... Vê; a tua fé te salvou. 43 E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus".

Louvo a Deus por ter nascido com saúde visual, entretanto confesso que vivi algumas décadas da minha vida em cegueira espiritual, da qual fui curado pela graça do Senhor Jesus, que veio ao meu encontro quando eu tateava à procura da Verdade. E Dele ouvi: João 14:6 "... Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" ... Mateus 11:28 "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
Recife - PE
Textos publicados: 392 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.