Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Lembrai-vos de João (o evangelista)...

... DEUS o fortaleceu até mesmo no exílio!

João Evangelista ou Apóstolo João, foi um dos doze apóstolos de Jesus.

Pescador de profissão e que consertava redes de pesca, dizem ter sido o mais novo dos doze discípulos. Tinha provavelmente cerca de vinte e quatro anos de idade quando foi chamado por Jesus para o ministério.

Jesus concedeu a João Evangelista e ao seu irmão biológico de nome Tiago (também comissionado por Jesus), o apelido de "filhos do trovão": Marcos 3:13 E subiu ao monte, e (Jesus) chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. v3:14 E nomeou doze ... v3:17 ... a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão".

Este apelido dado por Jesus, dizem os estudiosos, foi em referência à impetuosidade de seus atos, talvez ratificada na passagem bíblica na qual ambos agiram de forma bastante colérica diante de um ato de desprezo dos Samaritanos, em certo momento, para com O Senhor Jesus: Lucas 9:51 "E aconteceu que, completando-se os dias para a sua assunção, (Jesus) manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém. 52 E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada, 53 Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. 54 E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? 55 Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. 56 Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las...".

Os 3 anos de convívio de João com Jesus, representaram o melhor Seminário Teológico de que precisava no processo de crescimento espiritual e do início de mortificação da carne, inclusive no que diz respeito ao domínio das emoções, que inclui a ira.

O vínculo de João Evangelista com Jesus foi muito intenso, e este discípulo esteve presente nos momentos mais importantes do ministério de Jesus, inclusive no Monte da transfiguração: Marcos 9:2 "E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles".

No agonizante dia da crucificação, Jesus, ao vê-lo, deu-lhe a incumbência de zelar pela vida de Maria:

João 19: 26 Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. 27 Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa".

João teve uma vida longeva, e foi uma grande benção para a Igreja do primeiro século, e nos legou um Evangelho que tem o seu nome, bem como as Epístolas 1, 2 e 3 de João, como também o último Livro da Bíblia, O Apocalipse.

O antes colérico João, dos anos iniciais depois da conversão, foi sendo moldado e trabalhado pelo Espírito Santo, naquilo que entendemos ser o processo de santificação.

Isto foi possível ser constatado no conteúdo principalmente de suas 3 Epístolas, com frequentes inserções da palavra "amor" e a expressão afetuosa de "filhinhos" nas mesmas, razão pela qual o mesmo é conhecido como o Apóstolo do Amor.

Por testemunhar do amor de Jesus, João foi perseguido pelo imperador Domiciano e ficou exilado na Ilha de Patmos, onde recebeu a revelação do Livro do Apocalipse. Veio a falecer de causas naturais aos 94 anos, por volta do ano 103 d.C., em Éfeso, na Turquia.

Da história da vida de João Evangelista podemos tirar a seguinte lição: quem vai a Jesus pelas motivações corretas, não permanece do mesmo jeito!

E também aprendemos com a vida de João Evangelista que seguir a Jesus garante-nos, sim, vida eterna, mas não exclui a possibilidade de exílio e outras dificuldades, pois, como sempre digo, Deus não tem filho predileto !
Recife - PE
Textos publicados: 392 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.