Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Lembrai-vos de Ester: uma mulher de coragem e fé!

Os dias atuais estão demandando coragem e tenacidade para uma verdadeira demonstração de fé e renúncia por parte dos cristãos.

O curso das coisas está tomando um rumo dificílimo para A Igreja, e disto O Senhor vai realizar um tipo de "ENEM" da fé do qual resultará em aprimoramento de muitos, fato que até me reporta à seguinte passagem do Antigo Testamento, onde naquele contexto Ele, O Senhor, disse: Zacarias 13:9 "E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O SENHOR é o meu Deus".

Foi lá no Antigo Testamento onde o Senhor levantou uma virtuosa e bela jovem como instrumento para libertar o Seu povo. O nome dela era Ester que nasceu quando o povo judeu já estava em exílio sob domínio Persa.

Ela era uma judia órfã que fora criada por seu primo Mardoqueu, e que se tornou Rainha ao se casar com o Rei Assuero, que morava em Susã, uma das três capitais do Império Persa, que se estendia da Índia à Etiópia.

A Bíblia afirma que por sugestão de Mardoqueu, Ester por um tempo não declarou a sua nacionalidade: Ester 2:10 "Ester, porém, não declarou o seu povo e a sua parentela, porque Mardoqueu lhe tinha ordenado que o não declarasse".

Todavia, naquele reino havia um homem maligno de nome Hamã, que era "Primeiro Ministro", o qual fez um plano para matar todos os judeus e chegou a construir uma forca para matar Mardoqueu.

Percebam a malignidade daquele homem: Ester 3:8 "E Hamã disse ao rei Assuero: Existe espalhado e dividido entre os povos em todas as províncias do teu reino um povo, cujas leis são diferentes das leis de todos os povos, e que não cumpre as leis do rei; por isso não convém ao rei deixá-lo ficar".

Sabemos que os planos do Senhor não podem e jamais serão frustrados, e o Redentor teria de vir ao mundo da linhagem de Israel para salvar os seus servos na cruz. Daí vemos O Senhor criando todas as circunstâncias para que seus propósitos eternos se estabelecessem.

Há um versículo do Novo Testamento que sintetiza muito bem o que veio a acontecer com a Rainha Ester: "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2:13).

Num primeiro momento, Ester temeu diante do desafio, ao dizer: Ester 4:11 "Todos os servos do rei, e o povo das províncias do rei, bem sabem que todo o homem ou mulher que chegar ao rei no pátio interior, sem ser chamado, não há senão uma sentença, a de morte, salvo se o rei estender para ele o cetro de ouro, para que viva; e eu nestes trinta dias não tenho sido chamada para ir ao rei".

Certo que Ester estava vivendo em sua área de conforto, mas Mardoqueu suscitou nela o senso de responsabilidade para tomar partido em defesa do Povo de Deus: Ester 4:13 "Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que, por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus. 14 Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino ?"

Belíssima foi a atitude de coragem de Ester, pois sabia até do risco de morrer por ato tão ousado de entrar na presença do Rei sem o devido cumprimento protocolar: Ester 4:15 "Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu: 16 Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci".

Estas palavras corajosas de Ester me remeteram à seguinte fala do Apóstolo Paulo: Atos dos Apóstolos 20:24 "Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus" ... Filipenses 1:21 "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. 22 Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. 23 Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor".

O que disso resultou, por aquele ato de bravura e coragem, todos nós sabemos: Ester alcançou graça diante do Rei, e o inimigo do povo de Deus foi derrotado, tendo Hamã prestado honra a Mardoqueu e sido enforcado na forca que ele tinha preparado para o primo de Ester.

E ainda diz a Bíblia: Ester "8:16 E para os judeus houve luz, e alegria, e gozo, e honra. 17 Também em toda a província, e em toda a cidade, aonde chegava a palavra do rei e a sua ordem, havia entre os judeus alegria e gozo, banquetes e dias de folguedo; e muitos, dos povos da terra, se fizeram judeus, porque o temor dos judeus tinha caído sobre eles".

Que o Senhor tenha misericórdia de nós!
Recife - PE
Textos publicados: 392 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.