Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Jesus, o filho Deus

4 JESUS O FILHO DE DEUS

Christo é uma palavra grega que quer dizer “ungir” ou “untar” o autor do texto Cristologia citando Nogueira lembra que há uma ilustração onde o azeite ao cair no papel se torna um só: papel e azeite (CRISTOLOGIA, 2016).

Jesus é o filho de Deus e o Filho Unigênito do Pai. Soares explica que a expressão Filho Unigênito revela a divindade de Cristo e que Unigênito vem como um adjetivo, que no hebraico é uovóc (monos), que quer dizer único, só, solitário. “O termo unigênito só aparece nove vezes no Novo Testamento” (SOARES, 2008, p. 36) e o autor ressalta que nem sempre é se referindo a Jesus, mas a pessoas como o filho único ou a filha única, mas ao se referir a Jesus, o termo é usado como sendo o “unigênito do Pai” (Jo. 1.18).

Jesus se fez homem e tinha a divindade da Trindade, mas sempre fez questão de ressaltar que embora o Pai e Ele fossem um, Ele era o Filho, como vemos em Jo 14.28, quando afirma que o Pai (Deus) é maior do que Ele. E quando Deus afirma, por meio do Espírito Santo no batismo de Jesus (Mt 3.17) “Este é o meu filho amado”.

Temos também em Jo 5.17, quando Jesus declara ser o Filho de Deus, ao dizer: Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também. No mesmo livro (15.30), Jesus volta a dizer: Eu e o Pai somos um.

Soares (2008, p. 42) aponta que:

As Escrituras ensinam que ‘Filho’ é título, sendo assim, sua existência é desde a eternidade não apenas como o Verbo. Ela já era chamado de Filho mesmo antes da encarnação, na sua manifestação teofânica, na fornalha com os três hebreus, amigos de Daniel (Dn 3.15)

Para Soares (2008) é falsa a Teologia de Ario ou Arianismo, pois defendida pelas Testemunhas de Jeová, que Jesus não é Deus, mas o Filho de Deus, explicando que o conceito de Filho para a filosofia da época era de que filho tinha o mesmo que o pai.
Como é, também, a ideia dos povos árabes que usam a palavra walad para se referir a Jesus, que na tradução quer dizer menino ou criança de Deus, e não usam a palavra ibn, que quer dizer filho. “[...] o Novo Testamento árabe nunca chama Jesus ‘walad Allah’, chama-he ‘Ibn Alla’, que significa: ‘O que provém de Deus’” (SOARES, 2008, p. 42). E Jesus em Jo 10.30-33 afirma que: “Eu e o Pai somos um”.

Soares ressalta, também, que o conceito cristão de Trindade se fundamenta no modelo de credo de Atanásio: “Adoramos um Deus em trindade, e trindade em unidade; não confundimos as Pessoas, nem separamos a sustância” (2008, p. 47). E se tem por Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Soares (2008) aponta alguns atributos a Jesus como Filho de Deus, que são: Eterno, Onipotente, Onipresente, Onisciente, Javé dos Exércitos. A eternidade se vê em Jesus desde a criação como escrito em Jo. 1.1-3. “No princípio era o verbo e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”, e em Jo 8.38: “Disse-lhe Jesus: Em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou”.

O atributo da Onipotência é visto Mt. 28.18: “É me dado tido o poder nos céus e na terra”. “[...] em outras palavras, não há nada nos céus e na terra eu ele não possa fazer, para ele, não há impossível. A Bíblia ensina que Jesus já possuía esse poder, mesmo antes que o mundo existisse (Jo 17.5)” (SOARES, 2008, p. 58).

A Onipresença é apresentada por Soares (2008) em duas passagens bíblicas: em Mt 18.20: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ai estou eu no meio deles” e em Mt 28.20: “Eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém”.

Onisciência que Soares (2008) apresenta que Jesus a confirmou durante o seu ministério, seja quando viu Natanael embaixo de uma árvore ou o lado que tinha peixes. Jesus já sabia de tudo, antes mesmo de revelar, como fez em Samaria. Em Cl 2.2-3 diz: “Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência”.

E, por fim, Soares (2008) faz uma correlação de Jesus como Javé dos Exércitos entre Sl 24.10 e 1 Co 2.8, que chamam Jesus de Rei da Glória, que venceu a morte e ressuscitou e apareceu aos seus discípulos e seguidores conforme dito nas escrituras.

referências

CRISTOLOGIA. Power point. Disponível em: http://www.sementesdoreino.com.br/novo/liturgia/mesc/cristologia.pdf. Acesso em 11 jan. 2016.
SOARES, Esequias. Cristologia. A doutrina de Jesus Cristo. São Paulo: Hagnas, 2008.
Sagrada, Bíblia. Versão Ferreira de Almeida.3ª. ed. São Paulo: 2014
Serra - ES
Textos publicados: 9 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.