Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Inspirados para a missão

Na apresentação do diário de David Brainerd, Jonathan Edwards afirma que "há duas maneiras de mostrar e recomendar a verdadeira religião e a virtude ao homem: 1) mediante a doutrina e o preceito; 2) mediante a ilustração e o exemplo". Desde a primeira vez que li tais palavras, fui tomado de uma profunda admiração.

Em minha própria caminhada cristã, houve situações em que a aridez do ambiente em torno me fez questionar se, afinal de contas, ainda valia a pena ser cristão. E foi em períodos desse tipo que descobri um verdadeiro tesouro, num baú empoeirado.
Refiro-me a todo um gênero da literatura cristã que andou um pouco em baixa no final das décadas de 1990 e início dos anos 2000 – as biografias missionárias. Ao menos essa foi a impressão que tive com base nos meios em que eu circulava.

Não me lembro ao certo como foi que me chegou às mãos o livro “Torturado por amor a Cristo”, do pastor romeno Richard Wurmbrand. Mas sei que, enquanto lia, minha compreensão do que significava a vida cristã era transformada. Nessa leitura, compreendi que servir a Cristo era algo muito mais custoso (mas também mais empolgante) do que a vivência eclesiástica que vinha mantendo. Depois deste livro, por se tratar de assunto afim, li também “O contrabandista de Deus”, do irmão André, fundador da missão Portas Abertas. E, com este, descobri a coleção “Clássicos Betânia”. Irmão André, Lorem Cunningham, Corrie ten Boom, David Wilkerson, Bruce Olson, Don Richardson e vários outros missionários me serviram de inspiração e me mostraram que havia, sim, razões mais do que suficientes para perseverar na fé e que essa perseverança passava por um caminho de abnegação e dedicação aos outros.

Com isso, retomo o que disse Edwards. Entendo que a doutrina e o preceito nos “instruem”; mas o exemplo nos “inspira”. Se você já entendeu que boa parte do que se apresenta hoje como “cultura cristã” não é nem cultura nem cristã, recomendo vivamente que leia as biografias missionárias. Num tempo em que as diferentes perspectivas teológicas se digladiam, faltam-nos exemplos que nos inspirem. E estes podem ser encontrados nesse gênero literário. Leia-os. Inspire-se. E ore incessantemente até que sua vocação aflore. Minha oração é que vocês experimentem a mesma transformação que tive.

Indicações:

BOOM, Corrie ten. O refúgio secreto. Belo Horizonte, MG: Editora Betânia, 2008.
CUNNINGHAN, Loren. Pode falar, Senhor. Belo Horizonte, MG: Editora Betânia, 1988.
DRISCOLL, Mark. Confissões de um pastor de Reformissão. Niterói, RJ: Tempo de Colheita, 2009.
EDWARDS, Jonhatan. A vida de David Brainerd. São Carlos, SP: Editora Fiel, 2005.
IRMÃO ANDRÉ. O Contrabandista de Deus. Belo Horizonte, MG: Editora Betânia, 2008.
RIBEIRO, Bráulia. O Chamado Radical. Viçosa, MG: Ultimato, 2008.
WILKERSON, David. A cruz e o punhal. Belo Horizonte, MG: Editora Betânia, 2008.
WURMBRAND, Richard. Torturado por amor a Cristo. Curitiba, PR: Editora RW, 2005.
_________________. Nos subterrâneos de Deus. Curitiba, PR: Editora RW, 2001.
São Paulo - SP
Textos publicados: 8 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.