Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Início, transcorrer e término do culto - quando?

Se perguntados "quando" é o culto a Deus, muitos responderemos que é no domingo, de 10 às 12 horas; outros dirão que é de 19 às 21 horas.

Todavia, nossas vidas devem ser um permanente culto de adoração e louvor ao nosso Deus, o qual busca adoradores que o adorem em espírito e em verdade:

"Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores" (João 4. 23).

Outrora o Salmista já abençoava quem vivia em "espírito de culto" permanente:

"Abençoado com felicidade é o homem que não segue o conselho dos ímpios, não se deixa influenciar pela conduta dos pecadores, nem se assenta na reunião dos zombadores. Ao contrário: sua plena satisfação está na lei do SENHOR, e na sua lei medita, dia e noite! Ele é como a árvore plantada à margem de águas correntes: dá fruto no tempo apropriado e suas folhas não murcham; tudo quanto realiza prospera!" (Salmo 1. 1-3 Bíblia King James).

Em uma igreja que visitei, há anos, terminada a celebração pública, o pastor se dirigiu à porta para despedir os membros da igreja e os visitantes, aos quais recomendava: "bom culto!" – referia-se ele ao culto que deveria se iniciar ali, na saída do templo, e transcorrer durante todos os dias da semana, sem término.

Eu já dizia, na época, que vida cristã deve ser praticada 24 horas por dia, de segunda a segunda; e já havia sido contestado com a expressão "como? Isso é impossível!".

A Palavra de Deus nos indica o tal "como?", e é nela, exclusivamente, que entendo que devemos buscar inspiração, fé e orientação para todos os nossos atos.

"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (1 Coríntios 10.31) – penso e decido: se algo não glorifica a Deus, é melhor não fazer.

Diz a Palavra de Deus que "o fruto" do Espírito [em nós] é: "amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio" (Gálatas 5.22-23).

Isso nos conduz a crer que quem está em Cristo ama a Deus sobre todas as coisas; ama ao próximo como a si mesmo e ama até aos inimigos, conforme orientação dada pelo próprio Senhor Jesus; é alegre; vive em paz com todos; suporta com longanimidade [firmeza] contrariedades em benefício de outros; é misericordioso com o próximo; é bom para com terceiros; é fiel não só a Deus, mas, também, aos seus semelhantes; age com brandura e tem controle/equilíbrio emocional [não vive brigando].

Diz, ainda, a Palavra de Deus: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento" (Filipenses 4.8).

Dá para perceber que é abundante a Palavra de Deus na definição do "como" deve ser a vida cristã [nosso culto] no nosso dia a dia, no nosso momento a momento, em quaisquer lugares, em todas as circunstâncias, sem interromper as rotinas profissionais, estudantis etc.

Define, ainda, a Palavra de Deus o que é o culto racional [espiritual na tradução King James]; impossível dissociar os procedimentos recomendados nos capítulos 12 e 13 da carta aos Romanos, sob a égide do "Culto Racional", das 24 horas do nosso dia; melhor dizendo, impossível associá-los a apenas 2 a 3 horas do primeiro dia da semana.

Esse culto é sim o que deve ocorrer, diariamente, fora das portas do templo, mesmo que estejamos em nossas atividades seculares.

"Portanto, caros irmãos, rogo-vos pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto espiritual. E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12. 1-2).

"Amai-vos dedicadamente uns aos outros com amor fraternal. Preferindo dar honra a outras pessoas, mais do que a si próprios. Não sejais descuidados do zelo; sede fervorosos no espírito. Servi ao Senhor. Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração. Cooperai com os santos nas suas necessidades. Praticai a hospitalidade. Abençoai os que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que pranteiam. Vivei em concórdia entre vós. Não sejais arrogantes, mas adotai um comportamento humilde para com todos. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos (versos 10 a 16).

Há, no texto citado, extensa lista de outros conselhos aceitos como procedimentos do culto racional (espiritual) que devemos observar em nossa vida diária; como o espaço que me resta não é suficiente para listá-los, por obséquio, leia os referidos capítulos [12 e 13 da carta aos Romanos] para sua própria constatação da necessidade de assim procedermos.

Pense nisto!
São Paulo - SP
Textos publicados: 829 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.