Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Indígenas pelo infanticídio

Um notícia veiculada pelo portal Cristianismo Hoje, em 21 de abril, mostra que a luta contra o infanticídio traz novos questionamentos. Sob o título "Indigenas acusam organizações evangélicas" a redação informa que lideranças indígenas do Mato Grosso e Pará (respectivamente as nações Yawalapiti e Kayapó) foram à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados acusar a Atni e a Jocum de sequestrarem crianças indígenas. Este se daria através de adoções ilegais, contrárias à cultura desses povos. O projeto de lei do deputado Henrique Afonso, que busca cercear a liberdade da prática do infanticídio também foi por eles criticado e solicitada sua retirada de tramitação.

A Atni e a Jocum rechaçaram a acusação, informando que as crianças atualmente hospedadas por elas em Brasília estão acompanhadas pelas mães.

A notícia trouxe-me a seguinte questão: pode a comunidade obrigar um dos seus membros a praticar algo contrário a sua consciência? Seus membros são obrigados a acatar a decisão da maioria em questões pessoais?

Parece que o debate sobre o infanticídio indígena saiu definitivamente da discussão bioética para a luta política entre grupos distintos, todos envolvidos com a comunidade indígena, buscando sua proteção segundo pontos de vista distintos e antagônicos.

Mas a questão não se cala porque transferida para a arena política: pode a comunidade obrigar seus membros a eliminarem crianças doentes para as quais há tratamento (assassinato?), ou doentes para as quais não há cura (eutanásia?), ou a filhos de mães solteiras ou adúlteras, ou a crianças "amaldiçoadas"?
Belo Horizonte - MG
Textos publicados: 83 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.