Palavra do leitor
- 05 de outubro de 2015
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Igrejas e franquias.
Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia.
No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade.
Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria
eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos.
2 Coríntios 8.1-4.
Esta carta foi escrita por Paulo para a Igreja de Corinto; e neste trecho ele fala de ofertas, usando como exemplo a generosidade dos membros das igrejas da Macedônia.
Vejamos agora como se comportavam as igrejas daquela época, usando como base o versículo 4 apenas, de onde podemos tirar alguns ensinamentos de como eram as igrejas:
eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos.
2 Coríntios 8.4.
O desejo dos crentes macedônios de participar das ofertas era tão grande que eles por iniciativa pediram a Paulo para participar, e neste versículo no original vemos estas palavras gregas que dão a noção da intensidade deste desejo:
Polles é adjetivo e quer dizer muitas vezes ou insistentemente, para especificar a voluntariedade deles em ofertar.
Paraklesis é substantivo feminino e quer dizer súplica (eles suplicaram participar das ofertas), exortação, incentivo, conforto, consolo. É bom lembrar que o Espírito Santo é chamado de Paracleto.
Koinonya é substantivo feminino e quer dizer partilha, participação, comunhão. Eles queriam partilhar, participar da assistência aos santos; as ofertas que Paulo estava pedindo tinha esta finalidade, assistir (ajudar) aos santos.
Diaconya é substantivo feminino e quer dizer serviço, ministério, como um escravo, um mordomo que serve uma mesa, alguém que doa. Essa é assistência aos santos que Paulo falou acima.
Hagios é adjetivo e quer dizer santos, separados, sagrados, diferentes, contrários ao mundo e seu sistema.
As ofertas que Paulo estava pedindo tinha endereço certo; aos crentes das igrejas de Jerusalém que estavam necessitados. Como diz a nota de Pulpit Comentaries (Joseph Exell and Henry Donald Maurice Spence-Jones), a igreja de Jerusalém sofria de pobreza crônica:
Um deles, Ágabo, levantou-se e pelo Espírito predisse que uma grande fome sobreviria a todo o mundo romano, o que aconteceu durante o reinado de Cláudio.
Os discípulos, cada um segundo as suas possibilidades, decidiram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judéia.
E o fizeram, enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo.
Atos 11.28-30
Agora, porém, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos.
Pois a Macedônia e a Acaia tiveram a alegria de contribuir para os pobres dentre os santos de Jerusalém.
Romanos 15.25,26.
Quanto à coleta para o povo de Deus, façam como ordenei às igrejas da Galácia.
No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar.
Então, quando eu chegar, entregarei cartas de recomendação aos homens que vocês aprovarem e os mandarei para Jerusalém com a oferta de vocês.
Se me parecer conveniente ir também, eles me acompanharão.
1 Coríntios 16.1-4.
Acima notamos que a situação dos pobres cristãos de Jerusalém era conhecida por todas as igrejas, e que existia uma certa participação democrática nas igrejas (todos os membros participavam na tomada de decisões), eles escolhiam e aprovavam homens para levarem a oferta para Jerusalém. Cabe ressaltar também que na época que a carta aos Hebreus foi escrita, os crentes da igreja de Jerusalém eram perseguidos pelos judeus das sinagogas, eram isolados da panelinha deles e tinham os bens confiscados.
Não lhes estou dando uma ordem, mas quero verificar a sinceridade do amor de vocês, comparando-o com a dedicação dos outros.
Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.
2 Coríntios 8.8,9.
As contribuições eram voluntárias e não ordenadas; o exemplo é Jesus Cristo que se fez pobre para que sejamos ricos da presença de Deus.
Tais versículos deste lindo capítulo não podem ser deturpados isoladamente para apoiar a teologia da prosperidade nos dias de hoje.
Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.
2 Coríntios 9.6
Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus.
2 Coríntios 9.11
Lamentavelmente os teólogos da prosperidade usam estes versos isolados para iludirem pessoas dizendo que quem ofertar vai se tornar rico financeiramente, porém temos que lembrar que a Igreja de Coríntio era uma igreja rica e a de Jerusalém uma igreja pobre e sem dúvida as duas eram generosas. Deus nunca prometeu tornar todos os crentes ricos.
Assim, achei necessário recomendar que os irmãos os visitem antes e concluam os preparativos para a contribuição que vocês prometeram. Então ela estará pronta como oferta generosa, e não como algo dado com avareza.
2 Coríntios 9:5
O verso acima ensina como devemos ofertar; sem avareza, no grego é pleonexia (substantivo feminino) e significa desejo de vantagem. Devemos ofertar sem desejo de vantagem.
No presente momento, a fartura de vocês suprirá a necessidade deles, para que, por sua vez, a fartura deles supra a necessidade de vocês. Então haverá igualdade,
como está escrito: "Quem tinha recolhido muito não teve demais, e não faltou a quem tinha recolhido pouco".
Agradeço a Deus, que pôs no coração de Tito o mesmo cuidado que tenho por vocês,
pois Tito não apenas aceitou o nosso pedido, mas está indo até vocês, com muito entusiasmo e por iniciativa própria.
Com ele estamos enviando o irmão que é recomendado por todas as igrejas por seu serviço no evangelho.
Não só por isso, mas ele também foi escolhido pelas igrejas para nos acompanhar quando formos ministrar esta doação, o que fazemos para honrar o próprio Senhor e mostrar a nossa disposição.
Queremos evitar que alguém nos critique quanto ao nosso modo de ministrar essa generosa oferta,
pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens.
2 Coríntios 8.14-22.
Notamos aí uma participação de todas as igrejas em escolher cargos ou tarefas; estas cartas que Paulo escrevia não eram para a "Nata" de uma liderança, mas para todos nas igrejas. Existia uma clareza financeira, uma prestação de conta parecido com balancetes bimestrais ou trimestrais de orçamento para toa a igreja ver. As ofertas não eram para construir prédios ou comprar horários em TV e Rádio, mas para ajudar GENTE POBRE.
Assim era aquelas igrejas.
O que é uma franquia comercial?
"Termo usado para se referir a um sistema de vendas de licença na qual o detentor de uma marca cede aofranquiado o direito da mesma e do uso da patente e infraestrutura com o direito de distribuição dos produtos.
Economicamente falando, hoje colocar uma franquia é um ótimo negócio. (Site dicionario informal).
Existem denominações que cobram 10 por cento das suas franquias ao mês e o pior é que estas catedrais são localizadas em bairros de classe alta onde os membros em sua maioria são ricos; e ao invés de cobrarem a sã doutrina e estipularem tetos salariais para os pastores, cobram o dízimo das ofertas de igrejas de bairros mais pobres.
Outra denominação que prosperou muito foi uma que comprou parte de uma emissora de Televisão no RJ com dinheiro das ofertas. A emissora era pra ser usada no mínimo para expansão do Evangelho, porém vemos comerciais curtos promovendo a marca da denominação que prospera seus membros, orações na hora do almoço com duração de alguns minutos e exibição de programas ou cultos pelas madrugadas. Novelas, tele-jornais e minisséries com profissionais que não são cristãos como jornalistas, atores e diretores que escrevem novelas, algumas supostamente bíblicas mas cheias de coisas que não tem na Bíblia; além de cenas eróticas e de sensualidade.
Nós que somos verdadeiros cristãos temos mais é que estudarmos a Bíblia, orar e julgar tudo que esses homens religiosos falam.
Voltemos a ser Igreja.
Entendamos que Deus não é obrigado a nos prosperar, creiamos que Deus vai nos sustentar, e compartilhemos nossos bens com os pobres.
Em nome de Jesus, amém.
Marcos servo de Cristo.
(Fonte: 1-Bíblia com ajuda do Espírito Santo após oração. 2-Concordância Bíblica exaustiva do grego (Strong). 3-Pulpit Comentaries (Joseph Exell and Henry Donald Maurice Spence-Jones). 4-Site: BibleHub.)
No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade.
Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria
eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos.
2 Coríntios 8.1-4.
Esta carta foi escrita por Paulo para a Igreja de Corinto; e neste trecho ele fala de ofertas, usando como exemplo a generosidade dos membros das igrejas da Macedônia.
Vejamos agora como se comportavam as igrejas daquela época, usando como base o versículo 4 apenas, de onde podemos tirar alguns ensinamentos de como eram as igrejas:
eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos.
2 Coríntios 8.4.
O desejo dos crentes macedônios de participar das ofertas era tão grande que eles por iniciativa pediram a Paulo para participar, e neste versículo no original vemos estas palavras gregas que dão a noção da intensidade deste desejo:
Polles é adjetivo e quer dizer muitas vezes ou insistentemente, para especificar a voluntariedade deles em ofertar.
Paraklesis é substantivo feminino e quer dizer súplica (eles suplicaram participar das ofertas), exortação, incentivo, conforto, consolo. É bom lembrar que o Espírito Santo é chamado de Paracleto.
Koinonya é substantivo feminino e quer dizer partilha, participação, comunhão. Eles queriam partilhar, participar da assistência aos santos; as ofertas que Paulo estava pedindo tinha esta finalidade, assistir (ajudar) aos santos.
Diaconya é substantivo feminino e quer dizer serviço, ministério, como um escravo, um mordomo que serve uma mesa, alguém que doa. Essa é assistência aos santos que Paulo falou acima.
Hagios é adjetivo e quer dizer santos, separados, sagrados, diferentes, contrários ao mundo e seu sistema.
As ofertas que Paulo estava pedindo tinha endereço certo; aos crentes das igrejas de Jerusalém que estavam necessitados. Como diz a nota de Pulpit Comentaries (Joseph Exell and Henry Donald Maurice Spence-Jones), a igreja de Jerusalém sofria de pobreza crônica:
Um deles, Ágabo, levantou-se e pelo Espírito predisse que uma grande fome sobreviria a todo o mundo romano, o que aconteceu durante o reinado de Cláudio.
Os discípulos, cada um segundo as suas possibilidades, decidiram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judéia.
E o fizeram, enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo.
Atos 11.28-30
Agora, porém, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos.
Pois a Macedônia e a Acaia tiveram a alegria de contribuir para os pobres dentre os santos de Jerusalém.
Romanos 15.25,26.
Quanto à coleta para o povo de Deus, façam como ordenei às igrejas da Galácia.
No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar.
Então, quando eu chegar, entregarei cartas de recomendação aos homens que vocês aprovarem e os mandarei para Jerusalém com a oferta de vocês.
Se me parecer conveniente ir também, eles me acompanharão.
1 Coríntios 16.1-4.
Acima notamos que a situação dos pobres cristãos de Jerusalém era conhecida por todas as igrejas, e que existia uma certa participação democrática nas igrejas (todos os membros participavam na tomada de decisões), eles escolhiam e aprovavam homens para levarem a oferta para Jerusalém. Cabe ressaltar também que na época que a carta aos Hebreus foi escrita, os crentes da igreja de Jerusalém eram perseguidos pelos judeus das sinagogas, eram isolados da panelinha deles e tinham os bens confiscados.
Não lhes estou dando uma ordem, mas quero verificar a sinceridade do amor de vocês, comparando-o com a dedicação dos outros.
Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.
2 Coríntios 8.8,9.
As contribuições eram voluntárias e não ordenadas; o exemplo é Jesus Cristo que se fez pobre para que sejamos ricos da presença de Deus.
Tais versículos deste lindo capítulo não podem ser deturpados isoladamente para apoiar a teologia da prosperidade nos dias de hoje.
Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.
2 Coríntios 9.6
Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus.
2 Coríntios 9.11
Lamentavelmente os teólogos da prosperidade usam estes versos isolados para iludirem pessoas dizendo que quem ofertar vai se tornar rico financeiramente, porém temos que lembrar que a Igreja de Coríntio era uma igreja rica e a de Jerusalém uma igreja pobre e sem dúvida as duas eram generosas. Deus nunca prometeu tornar todos os crentes ricos.
Assim, achei necessário recomendar que os irmãos os visitem antes e concluam os preparativos para a contribuição que vocês prometeram. Então ela estará pronta como oferta generosa, e não como algo dado com avareza.
2 Coríntios 9:5
O verso acima ensina como devemos ofertar; sem avareza, no grego é pleonexia (substantivo feminino) e significa desejo de vantagem. Devemos ofertar sem desejo de vantagem.
No presente momento, a fartura de vocês suprirá a necessidade deles, para que, por sua vez, a fartura deles supra a necessidade de vocês. Então haverá igualdade,
como está escrito: "Quem tinha recolhido muito não teve demais, e não faltou a quem tinha recolhido pouco".
Agradeço a Deus, que pôs no coração de Tito o mesmo cuidado que tenho por vocês,
pois Tito não apenas aceitou o nosso pedido, mas está indo até vocês, com muito entusiasmo e por iniciativa própria.
Com ele estamos enviando o irmão que é recomendado por todas as igrejas por seu serviço no evangelho.
Não só por isso, mas ele também foi escolhido pelas igrejas para nos acompanhar quando formos ministrar esta doação, o que fazemos para honrar o próprio Senhor e mostrar a nossa disposição.
Queremos evitar que alguém nos critique quanto ao nosso modo de ministrar essa generosa oferta,
pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens.
2 Coríntios 8.14-22.
Notamos aí uma participação de todas as igrejas em escolher cargos ou tarefas; estas cartas que Paulo escrevia não eram para a "Nata" de uma liderança, mas para todos nas igrejas. Existia uma clareza financeira, uma prestação de conta parecido com balancetes bimestrais ou trimestrais de orçamento para toa a igreja ver. As ofertas não eram para construir prédios ou comprar horários em TV e Rádio, mas para ajudar GENTE POBRE.
Assim era aquelas igrejas.
O que é uma franquia comercial?
"Termo usado para se referir a um sistema de vendas de licença na qual o detentor de uma marca cede aofranquiado o direito da mesma e do uso da patente e infraestrutura com o direito de distribuição dos produtos.
Economicamente falando, hoje colocar uma franquia é um ótimo negócio. (Site dicionario informal).
Existem denominações que cobram 10 por cento das suas franquias ao mês e o pior é que estas catedrais são localizadas em bairros de classe alta onde os membros em sua maioria são ricos; e ao invés de cobrarem a sã doutrina e estipularem tetos salariais para os pastores, cobram o dízimo das ofertas de igrejas de bairros mais pobres.
Outra denominação que prosperou muito foi uma que comprou parte de uma emissora de Televisão no RJ com dinheiro das ofertas. A emissora era pra ser usada no mínimo para expansão do Evangelho, porém vemos comerciais curtos promovendo a marca da denominação que prospera seus membros, orações na hora do almoço com duração de alguns minutos e exibição de programas ou cultos pelas madrugadas. Novelas, tele-jornais e minisséries com profissionais que não são cristãos como jornalistas, atores e diretores que escrevem novelas, algumas supostamente bíblicas mas cheias de coisas que não tem na Bíblia; além de cenas eróticas e de sensualidade.
Nós que somos verdadeiros cristãos temos mais é que estudarmos a Bíblia, orar e julgar tudo que esses homens religiosos falam.
Voltemos a ser Igreja.
Entendamos que Deus não é obrigado a nos prosperar, creiamos que Deus vai nos sustentar, e compartilhemos nossos bens com os pobres.
Em nome de Jesus, amém.
Marcos servo de Cristo.
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dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.
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