Palavra do leitor
- 28 de julho de 2014
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Igreja e partidos
(Comentário de um texto lido ha poucos minutos: )
Concordo que temos nossa participação política na sociedade como diz o início de seu texto.
Porém acho que cada um deve exerce-la por si sem "forcinha" de alguns intelectuais que acham que são melhores que os outros e que podem dizer em quem devemos votar;
isso eu chamo de pratica facciosa:
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
Tiago 3:16
De acordo com o Strong grego, sentimento faccioso no texto bíblico citado vem de:
eritheia; e significa: ambição, rivalidade; A busca de seguidores e adeptos por meio de presentes, a busca de seguidores, portanto) ambição, rivalidade, egoísmo; uma contenda, facção.
Os apóstolo Paulo queria pregar para governantes se converterem, não queria se envolver, votar, ou indicar os "bons" políticos "ungidos".
Jesus em outras palavras disse que não queria nem saber de partido; Deus é Deus, o que é de César é de César.
Participar e até se candidatar não é pecado, porém misturar o cristianismo a isso para formar uma panela facciosa é;
os Saduceus na época de Jesus tinham se misturado com política Romana, e chegaram a ponto de não crer na Ressurreição.
Constantino, Hitler e outros exemplos nos mostram que essa história de usar a religião como pretexto para entrar na política não dá certo.
Embora o Sr. tenha citado o dicionário eletrônico Michaelis para definir política com belas definições; por favor doutor,
vivemos no Brasil e sabemos que política é muito mais sujo que isso; veja a definição carioquês:
Política; em alguns casos é:
Injustiça, hipocrisia, manipulação, descaso, lavagem de dinheiro, e em muitos casos o uso de máscara religiosa de grandes denominações.
Embora tenha citado quantas vezes apareça a palavra grega politéia, polis e politês no N.T; peço que não seja evasivo e mostre se há algum texto que haja um mandamento para envolver-nos ou incentivarmos a política brasileira como igreja?
Contestações:
Jeremias 29.7 não manda envolver-nos com política como o sr. disse;
o contexto fala para o povo se acostumar porque ficaria mais tempo no cativeiro babilônico do que os falsos profetas positivistas estavam profetizando ao dizer que sairiam dali rapidinho. Irmão, não use textos isolados, explique o contexto.
Os textos que citou falam por si: 1 Timóteo 2.1-3; Salmo 122.6 manda orar e não fazer ou incentivar facções políticas. Cuidado, não diga o que a Bíblia não diz.
Pv 11.14 diz que é bom ter muitos conselheiros, mas que nos aconselhe com a Palavra do partido de cima, não com idéias éticas do partido de baixo.
Gideão seu exemplo o sr. que usou foi levantado como instrumento de Deus para lutar contra idolatria, pois derrubou os ídolos de seu próprio pai e liderou o povo para lutar contra os midianitas.
Porém o sr. usou ele como exemplo de que a igreja deve se envolver com política, logo ele, o sr. deve estar de brincadeira; veja como Gideão recusou se envolver com política:
"Não reinarei sobre vocês", respondeu-lhes Gideão, "nem meu filho reinará sobre vocês. O Senhor reinará sobre vocês. " Juízes 8:23
E não só Gideão, mas Moisés recusou de ser chamado de filho da filha de Faraó (político) para enfrentar perigos e dificuldades para fazer a missão que Deus tinha lhe dado por amor ao povo.
Hoje em dia lamentavelmente muitos líderes crentes e crentes estão sendo Moisés ao avesso, Neemias e Zoirobabel não buscaram política, estavam ou por genealogia ou por decisão superior do imperador Persa.
Também não esqueçamos que um deles, não lembro agora recusou salários exorbitantes, tendo em vista que sua missão era somente liderar uma ação que Deus queria.
No ponto 3 de seu texto diz o que "não pode fazer"; legal, um mandamento novo, para mim o "não pode" é o texto que o sr. escreveu do início ao fim.
Seu ponto 4 cita DT 28.13, "cabeça e não cauda"; mas isso não era para se Israel obedecesse, coisa que ele não fez e virou cauda no cativeiro?
Segunto o texto de Mateus somos sal do mundo e luz para pregar o Evangelho e como corpo de Cristo e igreja apontar pra cima e não para interesses desta terra.
Ponto 5: Só pode ser de brincadeira; agora fazer o bem pros da família da fé é votar neles?
Defino isso literalmente como Saduceus modernos; esse texto fala de ajuda aos pobres, é só ler a Bíblia! (Ler Gálatas 6).
DT 17.15 É uma recomendação para Israel como nação da época; a não ser que sejamos de lá.
Final do ponto 5 diz cuidado para não colocar "um ímpio no poder"; mas quem é mais ímpio, o que não conhece Deus ou os que conhecem e se envolvem com facções políticas?
O ponto 6 diz como deeve ser o irmão candidatado?
Não creio que seja sério.
Estes textos não são para usarmos para escolher políticos, mas sim para cada um de nós praticar.
Desculpa irmão, não concordei com o texto, e na minha opinião na aplicou a Bíblia de forma correta. Esta é minha opinião.
Graça e paz de Cristo, o líder do PCNT (Partido celeste não terreno).
E isso não é citação de partido existente, se inventarem não usem minhas palavras escritas por favor.
Concordo que temos nossa participação política na sociedade como diz o início de seu texto.
Porém acho que cada um deve exerce-la por si sem "forcinha" de alguns intelectuais que acham que são melhores que os outros e que podem dizer em quem devemos votar;
isso eu chamo de pratica facciosa:
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
Tiago 3:16
De acordo com o Strong grego, sentimento faccioso no texto bíblico citado vem de:
eritheia; e significa: ambição, rivalidade; A busca de seguidores e adeptos por meio de presentes, a busca de seguidores, portanto) ambição, rivalidade, egoísmo; uma contenda, facção.
Os apóstolo Paulo queria pregar para governantes se converterem, não queria se envolver, votar, ou indicar os "bons" políticos "ungidos".
Jesus em outras palavras disse que não queria nem saber de partido; Deus é Deus, o que é de César é de César.
Participar e até se candidatar não é pecado, porém misturar o cristianismo a isso para formar uma panela facciosa é;
os Saduceus na época de Jesus tinham se misturado com política Romana, e chegaram a ponto de não crer na Ressurreição.
Constantino, Hitler e outros exemplos nos mostram que essa história de usar a religião como pretexto para entrar na política não dá certo.
Embora o Sr. tenha citado o dicionário eletrônico Michaelis para definir política com belas definições; por favor doutor,
vivemos no Brasil e sabemos que política é muito mais sujo que isso; veja a definição carioquês:
Política; em alguns casos é:
Injustiça, hipocrisia, manipulação, descaso, lavagem de dinheiro, e em muitos casos o uso de máscara religiosa de grandes denominações.
Embora tenha citado quantas vezes apareça a palavra grega politéia, polis e politês no N.T; peço que não seja evasivo e mostre se há algum texto que haja um mandamento para envolver-nos ou incentivarmos a política brasileira como igreja?
Contestações:
Jeremias 29.7 não manda envolver-nos com política como o sr. disse;
o contexto fala para o povo se acostumar porque ficaria mais tempo no cativeiro babilônico do que os falsos profetas positivistas estavam profetizando ao dizer que sairiam dali rapidinho. Irmão, não use textos isolados, explique o contexto.
Os textos que citou falam por si: 1 Timóteo 2.1-3; Salmo 122.6 manda orar e não fazer ou incentivar facções políticas. Cuidado, não diga o que a Bíblia não diz.
Pv 11.14 diz que é bom ter muitos conselheiros, mas que nos aconselhe com a Palavra do partido de cima, não com idéias éticas do partido de baixo.
Gideão seu exemplo o sr. que usou foi levantado como instrumento de Deus para lutar contra idolatria, pois derrubou os ídolos de seu próprio pai e liderou o povo para lutar contra os midianitas.
Porém o sr. usou ele como exemplo de que a igreja deve se envolver com política, logo ele, o sr. deve estar de brincadeira; veja como Gideão recusou se envolver com política:
"Não reinarei sobre vocês", respondeu-lhes Gideão, "nem meu filho reinará sobre vocês. O Senhor reinará sobre vocês. " Juízes 8:23
E não só Gideão, mas Moisés recusou de ser chamado de filho da filha de Faraó (político) para enfrentar perigos e dificuldades para fazer a missão que Deus tinha lhe dado por amor ao povo.
Hoje em dia lamentavelmente muitos líderes crentes e crentes estão sendo Moisés ao avesso, Neemias e Zoirobabel não buscaram política, estavam ou por genealogia ou por decisão superior do imperador Persa.
Também não esqueçamos que um deles, não lembro agora recusou salários exorbitantes, tendo em vista que sua missão era somente liderar uma ação que Deus queria.
No ponto 3 de seu texto diz o que "não pode fazer"; legal, um mandamento novo, para mim o "não pode" é o texto que o sr. escreveu do início ao fim.
Seu ponto 4 cita DT 28.13, "cabeça e não cauda"; mas isso não era para se Israel obedecesse, coisa que ele não fez e virou cauda no cativeiro?
Segunto o texto de Mateus somos sal do mundo e luz para pregar o Evangelho e como corpo de Cristo e igreja apontar pra cima e não para interesses desta terra.
Ponto 5: Só pode ser de brincadeira; agora fazer o bem pros da família da fé é votar neles?
Defino isso literalmente como Saduceus modernos; esse texto fala de ajuda aos pobres, é só ler a Bíblia! (Ler Gálatas 6).
DT 17.15 É uma recomendação para Israel como nação da época; a não ser que sejamos de lá.
Final do ponto 5 diz cuidado para não colocar "um ímpio no poder"; mas quem é mais ímpio, o que não conhece Deus ou os que conhecem e se envolvem com facções políticas?
O ponto 6 diz como deeve ser o irmão candidatado?
Não creio que seja sério.
Estes textos não são para usarmos para escolher políticos, mas sim para cada um de nós praticar.
Desculpa irmão, não concordei com o texto, e na minha opinião na aplicou a Bíblia de forma correta. Esta é minha opinião.
Graça e paz de Cristo, o líder do PCNT (Partido celeste não terreno).
E isso não é citação de partido existente, se inventarem não usem minhas palavras escritas por favor.
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