Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Igreja cristã evangélica e o relativismo

Depois dos anos rebeldes, na década de 60, período de muito sexo, rock'n'roll e grandes revoluções como a chamada revolução sexual, o conceito de verdade absoluta passou a ser rejeitado por grande parte da sociedade para ceder lugar ao relativismo. Daquela época até os dias atuais essa idéia que afirma que as verdades morais, políticas, religiosas, etc, variam conforme a época, cultura de cada indivíduo ou grupo social vem se fortalecendo e ganhando espaço nas discussões nos bancos de escolas, faculdades, universidades e igrejas. Essa filosofia repudia qualquer valor absoluto. Todo ponto de vista é válido até porque o que é bom para um, não pode ser para outro. A massificação dessa idéia tem conseguido adeptos em muitas comunidades e, até mesmo, na igreja cristã evangélica, o que acaba trazendo conseqüências serias, inclusive, de desobediência a Palavra de Deus.

A mentalidade eclética e relativista já permeia boa parte dos cristãos. Até há pouco tempo se fosse feita uma visita a uma igreja presbiteriana, por exemplo, o indivíduo conhecia todas as outras denominações presbiterianas. Hoje, isso não acontece mais. Algumas permitem que em seus cultos sejam tocadas baterias, outras não. Algumas têm ministério de dança e teatro, outras não. Algumas permitem que os seus fiéis batam palmas, outras abominam tal prática. Isso também acontece em outras titulações evangélicas como batistas e assembleianos, etc. Parece que os templos são formados por grupos de pessoas que se unem para discordar acerca de crenças e costumes e que buscam assertivas que venham lhes satisfazer mesmo que negue os ensinamentos das Sagradas Escrituras. Onde estão as afirmações veementes e rotineiras expressadas nos cultos quando afirmam que a Palavra de Deus é a verdade absoluta? Será que a Igreja não está vivendo um relativismo disfarçado? 

Na sociedade pós-moderna um novo conceito de família passa a surgir: o sistema patriarcal, ao que tudo indica e pelo menos no meio secular, chegará ao seu fim. As relações heterossexuais já não são mais mantidas por muitos grupos. Como irá se portar a Igreja de Cristo diante dessa situação? Algumas irão aderir a esse novo movimento?

No mundo secularizado, a ideologia do relativismo tornou-se e torna a sociedade individualista e egoísta, que por sua vez, gerou e gera a solidão. Não é difícil de encontrar pessoas mais “frias” e distantes umas das outras infiltradas em suas verdades relativas. No meio evangélico também, isso não é mais novidade. Será que o evangélico do terceiro milênio pode ser comparado com a mesma pessoa de outrora sendo que hoje, muitos são divinizados em si mesmos com as suas verdades?

A igreja é lavada e remida pelo sangue do Cordeiro. Por isso, precisa se despojar do velho homem e de conceitos não expressados na Bíblia, daquilo que não vem de Deus (Gl 1.8); Necessário se faz renovar no espírito (Ef 4.21-24) e dispor o coração para andar na verdade. (Sl 86.11; Cl 2.8)

O homem pós-moderno e secularizado não busca a coerência da verdade. Para ele o certo é aquilo que satisfaz as suas necessidades imediatas ou não. A igreja cristã pós-moderna, no entanto, precisa saber lidar com a realidade vigente sem refutar os princípios divinos.
Salvador - BA
Textos publicados: 4 [ver]
Site: http://www.lindomarassis.com.br

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.