Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Harpa Cristã (1922-2022) - Uma singela homenagem

"Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. Salmos 150:1,2"

Aqui vai minha singela homenagem ao centenário do Harpa Cristã (1922-2022), hinário oficial da Igreja Assembléia de Deus e de várias igrejas no Brasil. Desde minha tenra idade, minhas melhores lembranças da igreja está relacionado aos louvores da harpa cristã. A gente cantava nos cultos dominicais, de ceia do Senhor, batismo, casamento, apresentação de criança e até mesmo funeral, com ou sem acompanhamento musical. Como era de praxe à época, tínhamos sempre à mão o pequeno livreto para as diversas ocasiões dos culto. Com índice por assunto, sempre tinha um hino específico ligado à pregação. Naquele tempo era o "Vad Mecum" do crente pentecostal. E ai de quem esquecesse o opúsculo em casa! Brincadeiras à parte, sabe o que eu acho mais interessante, é que alguns hinos da harpa impactaram profundamente minha vida cristã, muito mais até que muitas mensagens compartilhadas na igreja. O hino "Rude Cruz" , por exemplo, foi um desses cânticos a acompanhar o meu imaginário religioso o tempo todo. Não houve um tempo, em que eu deixasse de pensar na morte de Jesus na cruz e não lembrar da letra desse hino.

Muitas da letras dos hinos da Harpa Cristã edificaram a fé de muitos crentes evangélicos. Já outras músicas do hinário, dizem de origem "mundana", não vem agora ao caso, também elevaram a espiritualidade a um nível onde só as melhores canções chegam. Alvo mais que a neve, por exemplo, é uma linda música dessas que vai passar para a história do cancioneiro cristão em todo o mundo. Esse é o tipo de louvor que deve acompanhar o cristão por todos os dias da sua vida. A hinologia cristã é uma fonte profunda de inspiração a todos os que trabalham na seara do Senhor. Portanto, "ao que está sentado sobre o trono, e ao cordeiro, seja o louvor e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos".

Ah! Já ia me esquecendo: quantas almas não foram salvas tocadas pela vitalidade das letras e músicas dos escritores do hinário cristão. Como fazia H. M. Wright que "era possuidor de uma bela voz, pelo que não hesitava em cantar solo nas suas reuniões evangelísticas. Aqui, lembro também, do hino "É o tempo de Segar," de autoria de Paulo Leivas Macalão, cantado inúmeras vezes nos cultos evangelísticos e no despertamento dos jovens pentecostais na missão de alcançar as almas para a salvação. E por fim, nos cultos ao ar livre (praças, ruas, coretos, etc.) como meios estratégicos de se anunciar o evangelho a um grande número de pessoas.

Parabéns a todos que contribuíram para a criação, compilação e divulgação da Harpa Cristã nas igrejas brasileiras. Há cem anos cooperando na edificação do corpo de Cristo em muitas denominações. Deus seja louvado!
Sao Paulo - SP
Textos publicados: 101 [ver]
Site: http://www.facebook.com/projejum
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.