Palavra do leitor
- 30 de janeiro de 2024
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Habitar
"…para que Cristo habite vosso coração pela fé…" A carta aos Efésios é uma celebração a Mateus 16:18. Nesta epístola, o apóstolo complementa o tratado iniciado em Gálatas, que irá se perfazer em Filipenses e Colossenses.
Na compreensão do termo "tirados para fora" Efésios já se inicia com: "...para sermos separados perante Ele…" o que dá sentido ao "…nos escolheu Nele". De fato, as portas do hades não prevalecerão contra "Ele".
Tudo começa na redenção, no calvário, mas é preciso avançar. É na ressurreição e ascensão que nosso Senhor se tornou "O Espírito Vivificante (1Co 15:45)" para se soprar nos seus (Jo 20:22) e ser a Vida eterna "neles".
Que outra maneira teria o Senhor para poder "habitar" nosso coração e espírito (Jo 14:17,23; Ef 2:22, 3:17)? Ao vencer a morte e o hades o "primogênito dos filhos na Nova Criação" está acima de tudo (1:22-23) e…
Jesus compartilha com sua Igreja o poder vencedor através da posição em que ela está (2:6): nos céus. Isto exige da cristandade a percepção deste fato glorioso. Céu é uma esfera divina; não é e não será um lugar físico.
O poder não é milagreiro; é para os filhos serem conformados ao Primogênito (Rm 8:16, 28-29) e serem membros do Corpo de Cristo (1:23; 5:30). Igreja é Cristo habitando nos seus crentes. Não é prédio, templo, organização religiosa...
Em 3:17 o radical da palavra Κατοικώ (habitar) é "Κάτω" (para baixo). Cristo habitar é o mesmo que nos estabelecer como moradia. Por isso a expressão "…enraizados e alicerçados em amor…" Isso é orgânico; é vivo; é subjetivo.
Aos gálatas, temos o fato de "Cristo ser formado em nós" (4:19) definindo como orgânica a salvação da alma (Fp 2:12) requer negar viver pelo primeiro Adão, sendo a regeneração do nosso espírito um ato de fé; judicial, objetivo.
Filipenses revela o viver em ressurreição (1:19; 3:10) e Colossenses conclui a edificação do Corpo de Cristo (1:24; 3:10,11). As muitas moradas em João 14:2,23 são os muitos vasos regenerados que formam a "habitação de Deus".
Na compreensão do termo "tirados para fora" Efésios já se inicia com: "...para sermos separados perante Ele…" o que dá sentido ao "…nos escolheu Nele". De fato, as portas do hades não prevalecerão contra "Ele".
Tudo começa na redenção, no calvário, mas é preciso avançar. É na ressurreição e ascensão que nosso Senhor se tornou "O Espírito Vivificante (1Co 15:45)" para se soprar nos seus (Jo 20:22) e ser a Vida eterna "neles".
Que outra maneira teria o Senhor para poder "habitar" nosso coração e espírito (Jo 14:17,23; Ef 2:22, 3:17)? Ao vencer a morte e o hades o "primogênito dos filhos na Nova Criação" está acima de tudo (1:22-23) e…
Jesus compartilha com sua Igreja o poder vencedor através da posição em que ela está (2:6): nos céus. Isto exige da cristandade a percepção deste fato glorioso. Céu é uma esfera divina; não é e não será um lugar físico.
O poder não é milagreiro; é para os filhos serem conformados ao Primogênito (Rm 8:16, 28-29) e serem membros do Corpo de Cristo (1:23; 5:30). Igreja é Cristo habitando nos seus crentes. Não é prédio, templo, organização religiosa...
Em 3:17 o radical da palavra Κατοικώ (habitar) é "Κάτω" (para baixo). Cristo habitar é o mesmo que nos estabelecer como moradia. Por isso a expressão "…enraizados e alicerçados em amor…" Isso é orgânico; é vivo; é subjetivo.
Aos gálatas, temos o fato de "Cristo ser formado em nós" (4:19) definindo como orgânica a salvação da alma (Fp 2:12) requer negar viver pelo primeiro Adão, sendo a regeneração do nosso espírito um ato de fé; judicial, objetivo.
Filipenses revela o viver em ressurreição (1:19; 3:10) e Colossenses conclui a edificação do Corpo de Cristo (1:24; 3:10,11). As muitas moradas em João 14:2,23 são os muitos vasos regenerados que formam a "habitação de Deus".
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