Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Guardar não é esconder!

O tema me veio ao coração, à mente nas primeiras horas do dia; acordei com estas porções da Palavra de Deus no pensamento:

"Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti" (Sl. 119.11).

"Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam" (Lc. 11.28b).

Toda vez que leio estes textos penso, digo e decido: "sim guardo a Palavra de Deus, no coração, para não pecar contra Ele, mas também para compartilhá-la com o próximo, pois não devo retê-la apenas para mim".

O que devemos guardar do mal [e do mau] é o nosso coração: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Pv. 4.23).

Divido o tema em cinco itens:

• O que somos
• Porque somos
• Para que somos
• Porque não esconder
• Diz a Palavra de Deus

O que somos
"Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem" (2Co 2.15).

"De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio" (2Co 5.20).

"Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens" (2Co 3.2).

"O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica" (2Co. 3. 6).

Porque somos
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira [tanto] que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16).

"Mas, a todos quantos o receberam [no coração], deu-lhes o poder de serem feitos [serem feitos] filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (Jo 1.12-13).

Para que somos
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2Tm. 3.16-17).

"Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1Pe. 2.9).

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações (...) ensinando-os..." (Mt. 28.19-20).

"Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda longanimidade e doutrina" (2Tm 4.2).

"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16.15).

"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas (...) até aos confins da terra" (At 1.8).

Em 2020, o Pastor Haroldo Torres, meu filho, disse: "Deus não chama pregadores, mas testemunhas!" Francisco de Assis teria dito algo semelhante: "Pregue o evangelho (...) se necessário use palavras!"

Porque não esconder
"Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mt. 5. 14-16).

Temos que reconhecer a realidade, ora bem presente, o mundo não está em Cristo, pelo contrário, é o que nos afirma a Escritura Sagrada:

• "Sabemos que somos de Deus e o mundo inteiro jaz no Maligno" (1Jo 5.19);

• "E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele" (Rm 8.9b).

Muitos anseiam pela segunda vinda do Senhor Jesus, é o que deixa bem claro a Palavra de Deus:

"Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (2Pe 3.9).

Para que todos alcancemos o arrependimento é necessário que ouçamos a Palavra de Deus, recebamos o Senhor Jesus, no coração, como único e suficiente Salvador e Senhor - mas "não há quem pregue" – e a anunciemos "quer seja oportuno, quer não", "a tempo e fora de tempo."

Diz a Palavra de Deus
"Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?" (Rm 10.13-14).

Assim, concluindo, devemos guardar a Palavra de Deus, no coração, para nossa edificação pessoal, para a nossa santificação, mas não podemos retê-la apenas para o nosso conhecimento e salvação pessoal.

Como "não há quem pregue", é necessário que a compartilhemos, que a proclamemos, que a preguemos, que a ensinemos, que a ministremos, que [como cartas vivas] sejamos lidos, que "o perfume de Cristo seja exalado", reitero, pois é vontade de Deus que nenhum pereça senão que todos cheguem ao arrependimento.

Lembremo-nos que "a fé [salvação] vem pela pregação, e a pregação, pela Palavra de Cristo" (Rm 10.17).
São Paulo - SP
Textos publicados: 827 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.